Justiça e Areté como horizonte ético no pensamento de Aristóteles
Elaborado em 10.2006.
Kleber Eduardo Barbosa Dias
especialista "lato sensu" em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), professor de Filosofia, Sociologia Geral e da Religião e Antropologia Cultural
1. O Conceito de Areté e sua Evolução a Partir da Nobreza Grega (agathós)
O conceito de areté, bem como a sua evolução, está relacionado à própria concepção que os gregos faziam do homem na Paidéia.
A Paidéia é uma construção consciente do homem para que nele se forme o Homem, um ideal de excelência (areté), um ideal de formação do espírito humano, não tendo relação nenhuma com a idéia de adestramento. O homem é o centro do pensamento da Paidéia. A evolução do pensamento filosófico é a evolução da preocupação do cosmos ao problema antropológico, que irá culminar na filosofia de Sócrates, Platão e Aristóteles. A filosofia para estes se torna um exercício de educar o homem para a excelência. A essência do Estado grego, também, só pode ser compreendida sob o ponto de vista da formação do homem e de sua vida inteira.
Leia o texto completo aqui.
Elaborado em 10.2006.
Kleber Eduardo Barbosa Dias
especialista "lato sensu" em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), professor de Filosofia, Sociologia Geral e da Religião e Antropologia Cultural
1. O Conceito de Areté e sua Evolução a Partir da Nobreza Grega (agathós)
O conceito de areté, bem como a sua evolução, está relacionado à própria concepção que os gregos faziam do homem na Paidéia.
A Paidéia é uma construção consciente do homem para que nele se forme o Homem, um ideal de excelência (areté), um ideal de formação do espírito humano, não tendo relação nenhuma com a idéia de adestramento. O homem é o centro do pensamento da Paidéia. A evolução do pensamento filosófico é a evolução da preocupação do cosmos ao problema antropológico, que irá culminar na filosofia de Sócrates, Platão e Aristóteles. A filosofia para estes se torna um exercício de educar o homem para a excelência. A essência do Estado grego, também, só pode ser compreendida sob o ponto de vista da formação do homem e de sua vida inteira.
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