terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Dom Mauro Morelli recebe prêmio de parceiro da Paz e da Sustentabilidade

Dom Mauro Morelli recebe prêmio de parceiro da Paz e da Sustentabilidade

Dom Mauro Morelli, 72 fundador-presidente do Instituto Harpia Harpyia (INHAH) receberá da International Global Water Coalition (IGWC), edição 2007-2008, o prêmio de parceiro da Paz e Sustentabilidade, juntamente com mais três outros escolhidos, entre centenas de candidatos em todo país que passaram pela avaliação de organismos credenciados pelas entidades ligadas ao Movimento GRITO DAS ÁGUAS.

Segundo a organização do processo, a escolha do bispo para o premio ocorreu devido sua militância em defesa do direito humano ao alimento e á nutrição, e por suas ações concretas que levaram à criação do modelo exemplar no contexto da segurança alimentar nutricional sustentável no município de Indaiatuba-SP.

O Comitê Internacional do processo de Certificação Sócio Ambiental, coordenado pela IGWC realizou sua 3ª. Conferência Internacional, no final de novembro, em Nova York, homologando as certificações dos PARCEIROS DA PAZ E DA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL. Foram selecionados 18 premiados (personalidades, instituições, empresas e cidades).

Trata-se do resultado de um amplo processo participativo de consulta popular que começou pelo Brasil e se expandirá a outros países até 2008, visando reconhecimento internacionalmente quem – entre personalidades, instituições, empresas e cidades – contribui efetivamente para a preservação das águas como direito universal inalienável à promoção da vida no planeta para as presentes e futuras gerações, nas comemorações dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Na categoria instituição, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Indaiatuba, recebeu o prêmio por seu suporte à implantação do sistema municipal de segurança alimentar nutricional saudável, associando a preservação da água à sustentabilidade nutricional. Já na categoria cidade, Indaiatuba foi premiada por ter implantado, além de inúmeros projetos sociais sustentáveis, um verdadeiro sistema de proteção aos seres humanos a partir do conceito nutricional sustentável.

A solenidade de premiação dos Parceiros da Paz e da Sustentabilidade 2007 - 2008 acontece no próximo dia 10 de dezembro, a partir das 13 horas, no Auditório Franco Montoro na Assembléia Legislativa de São Paulo, e contará com o representante da IGWC de Milão - Itália.

Breve histórico de Dom Mauro Morelli

Dom Mauro é bispo fundador da diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, na baixada fluminense, RJ e por 24 anos, desenvolveu naquela região diversos projetos junto à sociedade civil para combater a pobreza e os males da fome.

O "Mutirão Contra a Desnutrição Materno Infantil" é um dos projetos que durante vários anos combateu a mortalidade infantil na região metropolitana e se tornou referencia nacional, inclusive oferecendo base importante para o "Mutirão contra a miséria e a fome" da CNBB em 2002.

Para se dedicar integralmente à causa do direito humano ao alimento e à nutrição apresentou a renúncia e foi dispensado do governo pastoral da Diocese de Duque de Caxias pelo Papa João Paulo II em março de 2005. Integrou no período de (2003-2006), o Comitê Permanente de Nutrição da ONU (SCN-UN), pelo qual foi designado promotor de nutrição. Assim comissionado, empenha-se na implantação em todo o país da Política Nacional de Alimentação e Nutrição para que nenhuma criança morra criança e possa viver na terra pelo menos cem anos (cfr. Isaías, 65).

Para consolidar sua caminhada na luta pelo direito humano ao alimento e à nutrição, em 16 de outubro de 2004, dia Mundial da Alimentação Dom Mauro fundou o INHAH – Agência de Defesa e Promoção do Direito Humano ao Alimento e à Nutrição, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que hoje atua com projetos e articulações da Política de Segurança Alimentar nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

Mais informações sobre a premiação: www.gwio.net ou www.defesadavida,org.br

Marcelo Lucas - MTB 29.615
19. 7804-8279/ 9747-2920
ID 7*29237

0 Comments: