sábado, 18 de setembro de 2010

Padrões, por que seguimos?

Padrões, por que seguimos?

Embasado em argumentações científicas, Estação Pátio Savassi debate as razões que nos levam a adotarmos certos padrões impostos pela sociedade (18/9).

Quem nunca tentou seguir as tendências da moda, o padrão de beleza, comprar aquele celular que todo mundo tem igual ou, simplesmente, mudar as atitudes e opiniões para não ir contra a maioria? Estes são alguns dos padrões que um grande número de pessoas adota como certo e o seguem.

De acordo com os dicionários, padrão significa aquilo que serve de referência; modelo. Na sociedade em que vivemos, padrões são adotados e propagados a todos. Moda, estética, comportamento e até mesmo nossos hábitos de consumo sofrem influências do senso comum.

Mas, “por que seguimos um padrão?”. Para tentar responder essa pergunta, o Estação Pátio Savassi deste sábado, 18 de setembro, convidou o médico e Doutor em Genética, Romeu Guimarães. O encontro acontece no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi), é gratuito e aberto ao público.

Embasado em argumentações científicas, Romeu explicará o porquê dos seres humanos adotarem e seguirem os modelos impostos pela sociedade. Para o médico, a sociedade é um sistema do qual somos uma parte. Para que funcione com sucesso, algumas normas e processos devem ser seguidos.

“Quando estamos inseridos dentro de um sistema, uma parte importante de nossos comportamentos é ditada por ele. Fala-se em causação de cima para baixo; do conjunto integrado sobre cada um dos componentes e, até mesmo, do todo sobre as partes. Então fica a questão: o quanto restaria de liberdade aos indivíduos?”, reflete o palestrante.

Romeu Guimarães
Médico e Doutor em Genética. Trabalha atualmente na área de Origem da Vida.

Estação Pátio Savassi

O projeto é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. Em seu quinto ano de existência, conta com patrocínio do Ministério da Cultura e Lei Rouanet. As palestras são sempre aos sábados e gratuitas, onde se discutem temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados, numa agradável conversa nas manhãs de sábado.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter (Julia Ramalho Pinto
www.twitter.com/arpjulia) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. Ainda em fase de teste, o evento está sendo transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br.

Agenda: “Estação Pátio Savassi”
Datas: 18 de setembro (sábado) // Horário: 11h
Local: Anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi)
Entrada Franca
Informações: Pátio Savassi: (31) 4003-4172
www.estacaodosaber.art.br
www.patiosavassi.com

Informações para a imprensa:
Estação do Saber: Ampla Soluções em Comunicação
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3225-1116/3221-9241/8822-0858
ampla@amplacomunicacao.com.br
www.twitter.com/amplacom

Pátio Savassi: Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa
Tel: 31.3227.4566 / 3223.5137 / 9404.0123
Jornalista responsável: Flávia Rodrigues Nunes
flavia@hipertextoweb.com.br
www.twitter.com/hipertextoweb

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua Visconde de Taunay, 61A - São Lucas
Belo Horizonte - MG - 30240-300
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8822-0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: