quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Gestão do Século XXI

Gestão do século XXI

Paulo Isnard e Sérgio Viegas orientam como gerir informação e atenção em livro que será lançado na Livraria Leitura Pátio Megastore.

Vivemos na era da tecnologia da informação. A princípio eram os computadores, hoje, além desses, os celulares com internet 2.0, banda larga e modem possibilitam que em qualquer lugar e hora os indivíduos tenham acesso à informação. A partir de portais de notícias, sites, blogs, twitter, Youtube etc os internautas têm contato com diversos dados, imagens e vídeos. Nessa teia de informação, o leitor seleciona, ou melhor, clica nos links que mais chamam a atenção e lê as informações que mais interessam.

Diante desse universo infinito de conhecimento será que estamos gerenciando ao nosso favor todos os dados colhidos no dia? Será que focamos nossa atenção para o que realmente é relevante? Para o Mestre em Tecnologia, Paulo Isnard, e para o Presidente do Instituto de Pesquisas, Ciências Cognitivas e Informações (ICCI), Sérgio Viegas, a informação e a atenção são bases para a sociedade atual e futura.

Exatamente por essa crença, os profissionais reuniram-se para escrever o livro “Gestão da Informação e Atenção”, que será lançado dia 9 de setembro (quinta-feira), 19h, na Livraria Leitura Pátio Megastore (Av. Contorno, 6061, 3º andar - Savassi).

O livro é dividido em duas partes. A primeira trata da informação, dos nômades ao intelecto. Paulo Isnard explica que desde os registros históricos a tecnologia e o desenvolvimento da informação têm diferenciado povos e organizações. “A história da utilização da informação é repassada desde os povos nômades à atualidade onde, apesar da forte influência da tecnologia da informação, dá-se mais valor à informação do que à tecnologia em si”, afirma o Mestre em Tecnologia.

A segunda parte aborda a importância da atenção que, segundo os dicionários, é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos estabelecendo relação entre eles. Para Sérgio Viegas, pela escassez, este é atualmente algo a que o mercado está dando relevância. “No livro foco sobre a visão da nova economia da atenção, onde o tempo, a própria informação e outros aspectos descritos são superados pela importância e valor da nossa atenção, um recurso escasso que se transforma na real moeda atual”, explica o Presidente do ICCI.

Sobre os atores

Sérgio Viegas é Presidente do Instituto de Pesquisas, Ciências Cognitivas e Informações (ICCI). Mestre em Administração e em Gestão de Negócios. Especialista em Gestão Empresarial e bacharel em Ciência da Computação. Consultor, pesquisador e palestrante na área de Gestão da Atenção, Administração e TI. Paulo Isnard é Mestre em Tecnologia e Administrador de Empresas. Especialista em Administração em pequenas e médias empresas e Análise de Sistemas.

Agenda:
Lançamento: “Gestão da Informação” de Paulo Isnard (organização) e Sérgio Viegas
Data: 9 de setembro (quinta-feira) // Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Terraço Leitura (Leitura Pátio Megastore – Av. do Contorno, 6061 - 3 º andar – Savassi) // Entrada Franca

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8788-0043
ampla@amplacomunicacao.com.br
Agosto/2010

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua Visconde de Taunay, 61A - São Lucas
Belo Horizonte - MG - 30240-300
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8822-0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: