quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Debate - Direitos humanos e Interdisciplinaridade

Debate - Direitos humanos e Interdisciplinaridade

27/09 - 19 horas - BH

A Organização Não-Governamental RECIMAM (Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros), o Curso de Graduação em Psicologia da UNA-BH e o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Intervenção Psicossocial no Contexto das Políticas Públicas, da UNA-BH convidam para um debate sobre Direitos Humanos e Interdisciplinaridade.

O evento é gratuito e aberto ao público. Será realizado no dia 27/09/2010, às 19horas, no auditório do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), à Rua da Bahia 1723, Bairro Lourdes, Belo Horizonte. Pede-se que os interessados confirmem a sua inscrição pelo email rederecimam@yahoo.com.br, até o dia 24/09, 6ª feira.

A mesa será composta pelas professoras Elza Maria Miranda Afonso (Filosofia do Direito, UFMG); Eloísa Helena Santos (Serviço Social – UNA-BH) e Marlise de Matos Almeida (Ciências Políticas - UFMG). A coordenação será da professora Carolina Marra Simões Coelho (Coordenadora da Graduação em Psicologia da UNA-BH). Veja abaixo os currículos resumidos das debatedoras.

O dia 27 de setembro é a data escolhida pela RECIMAM para realizar eventos especiais de discussão sobre direitos humanos por ser o aniversário de nascimento de Mateus Afonso Medeiros, advogado, militante de direitos humanos, falecido em 2005, em cuja atuação a RECIMAM se inspira.

Dai 27 de Setembro - Dia de Debater Direitos

Professora Doutora Elza Maria Miranda Afonso: É advogada e doutora em Direito, tendo atuado na área da Filosofia do Direito, na graduação e na pós-graduação da UFMG, orientando diversos trabalhos de doutorado, mestrado e iniciação científica. Seus livros e artigos têm servido de base para diversos autores na área do Direito, aprofundando a discussão sobre direitos humanos, ética e valores. Publicou, dentre outros, trabalhos, o livro “O positivismo na Epistemologia jurídica de Hans Kelsen” (Belo Horizonte: FDUFMG, 1984) e os artigos: “O direito fundado na dignidade do homem” (Revista da Faculdade Mineira de Direito da PUC/Minas, n.3 e 4, v.2, 1999) e “O Direito e Os Valores (Reflexões inspiradas em Franz Bretano, Max Scheler e Hans Kelsen)” (Revista do CAAP. Ano IV, n. 7. Belo Horizonte: Centro Acadêmico Afonso Pena – Faculdade de Direito da UFMG). Atualmente, é da Diretoria da Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros (RECIMAM) e atua na área do Direito do Trabalho além de participar de debates e eventos na área de Direitos Humanos.

Professora Doutora Marlise Miriam de Matos Almeida: É psicóloga (UFMG), Mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e Doutora em Sociologia (IUPERJ). Tem formação complementar em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidad de La Republica (2005) e Universidad de Buenos Aires (2009), com apoio das Nações Unidas (ACNUR e ACNUDH). Foi professora no Departamento de Sociologia e Política da PUC-RIO de 1996 a 2005. Atualmente, leciona e orienta dissertações e teses no Departamento de Ciência Política da UFMG, onde coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher - NEPEM e o Centro do Interesse Feminista e de Gênero. Desenvolve pesquisas e publica sobre relações de gênero, direito humanos, cidadania, políticas públicas, participação políticas, movimentos sociais e minorias e comportamento político de mulheres. Dentre seus trabalhos, citam-se, SIMOES & MATOS. Modern Ideas, Traditional Behaviors, and the Persistence of Gender Inequality in Brazil, International Journal of Sociology (2008). Trabalhou na elaboração dos Planos Decenal e Plurianual da Assistência Social do estado de Minas Gerais, na revisão do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes de MG, na elaboração do Sistema de Informação e Monitoramento da Assistência Social do Estado de Minas Gerais (2008) e o Índice de Elegibilidade dos Municípios Brasileiros ao Programa Sentinela (Programa Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes).

Professora Doutora Eloísa Helena Santos: É graduada em Serviço Social, Mestre em Educação, Doutora em Educação e Pós-Doutora em Sociologia do Trabalho e Ergologia. É professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UMA-BH. Membro da Rede Franco-lusófona Ergologia, Trabalho e Desenvolvimento e de seu Comitê Científico. Foi professora convidada da Universidade de Paris X. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG onde trabalhou até 2003. É membro fundador do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação do qual foi coordenadora. Participa de conselhos editoriais e orienta trabalhos em nível de mestrado e doutorado. Áreas de atuação: educação, organização e gestão do trabalho, saberes do trabalho, relação do sujeito com o saber, qualificação de trabalhadores, educação de jovens e adultos, formação inicial e continuada de professores, políticas sociais, desenvolvimento social, inclusão social, teoria e prática interdisciplinar, democratização da educação e da escola, currículo integrado, metodologia de pesquisa e práticas de intervenção. Publicou diversos livros, capítulos de livros e artigos nessas temáticas.

Professora Mestre Carolina Marra Simões Coelho: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é doutoranda do Curso de Ciências Sociais da UFMG, professora do Centro Universitário UNA-BH e coordenadora do curso de graduação em Psicologia da UNA-BH. É consultora da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal. Tem experiência profissonal e acadêmica na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: violência contra as mulheres, gênero, cidadania e grupos. Escreveu e publicou diversos trabalhos, destacando-se sua dissertação Cidadania em políticas públicas voltadas para mulheres em situação de violência de gênero (PUC-SP, 2005) e o artigo Metodologias de trabalho em grupos no enfrentamento à violência contra a mulher.

0 Comments: