Por José Carlos Freire – Professor Zeca.
Sistema de Ensino Reflexivo – S.E.R.
"Não basta ter nascido humano, temos também que chegar a sê-lo" (...)
"Entenda-se aqui o Humano como uma espécie ideal, não uma classe animal."
(SAVATER, Fernando, O Valor de educar, p.26)
Educamos para a Humanidade: nascemos entre humanos, somos instruídos por humanos para uma humanidade, que inicialmente é uma imposição dos humanos adultos. (Prof. Zeca)
A verdadeira educação é a que forma seres livres. Uma educação reflexiva representa um diferencial, na medida em que desenvolverá a educação para o pensar como uma estratégia intencionalmente planejada para aperfeiçoar o potencial do pensamento, sendo também uma ação emancipadora. Em uma metodologia emancipatória, o conhecimento não é apenas transmitido, mas é objeto de reflexão no seio de uma Comunidade de Aprendizagem Investigativa. O conhecimento não é dado, é construído numa experiência de investigação. O educador reflexivo, que não necessariamente precisa ser um professor de Filosofia é convidado a construir uma prática investigativa em sua escola. Numa sala de aula de História, Geografia, Ciências ou Matemática, o conhecimento é conquista de todos os membros da Comunidade de Aprendizagem Investigativa, formada com objetivos comuns mediados pela reflexão.
"Numa comunidade investigativa, a reflexão significa desenvolver as habilidades cognitivas como medir, observar, escrever, estimar, explicar, prever e verificar (...) e competências de descrição, explanação, formulação de problemas, formação de hipóteses e medição" LIPMAN (2005, p.35), sendo que é necessário o diálogo investigativo para que uma investigação se torne Filosofia. Promover a educação reflexiva significa desenvolver as habilidades de compreender o sentido das próprias ações, contextualizá-las dentro do objetivo da comunidade, com capacidade de influir no rumo do pensamento, construindo conhecimento e desenvolvendo competências. Não há Filosofia sem o exercício das habilidades reflexivas como não tem sentido simplesmente transmitir conhecimentos, sem que os envolvidos neste ato possam ser os sujeitos da construção e reconstrução deste conhecimento. José Carlos Libâneo, citando M. Eduarda dos Santos (2005, p. 60) nos diz que as ações reflexivas serão aquelas que planejadas, "ajudem o aluno a utilizar de forma consciente, produtiva e racional o seu potencial de pensamento e que permitam torná-lo consciente das estratégias de aprendizagem a que recorre para construir e reconstruir os seus conceitos, atitudes e valores".
Os líderes reflexivos, e principalmente os professores de Filosofia, além de uma prática pedagógica que leve à autonomia, são convidados a exercer sua liderança na comunidade escolar na qual estão inseridos. Não se concebe um líder que vai a escola tão somente para dar sua aula e ir embora. Tampouco se pede que "se meta" em tudo que acontece na escola, mas que pense além de sua sala de aula e o faça como um projeto pedagógico em consonância com o projeto político pedagógico da comunidade escolar.
_O que se espera de um líder reflexivo? Espera-se que:
Desenvolva habilidades cognitivas,
Tenha capacidade de dialogar, de desenvolver com o grupo o diálogo investigativo,
Compreenda e leve a compreender que o pensar precisa ser desenvolvido,
Realize a construção cooperativa do conhecimento,
Desenvolva competências reflexivas em si e nos outros,
Oportunize o conhecimento e não a mera transmissão de conteúdos,
Compreenda que a sala de aula é um ambiente de reflexão, mas que a verdadeira Comunidade de Aprendizagem Investigativa está para além da porta de sua sala, pois não deixamos de pensar quando o sinal toca,
Desenvolva a cultura do pensar, compreendendo que o pensar reflexivo deve ser uma atividade constante no ambiente escolar e para além dele,
Napsterize * o conhecimento: produza conhecimento a ser compartilhado através de artigos e-mails, blogs, orkut, páginas na internet, varal filosófico, jornalzinho, murais e estabelecer o "buxixo" *
Crie uma Rede de Relacionamentos de Pessoas multiplicadoras do conhecimento.
Na criação da cultura do pensar a Liderança e a Reflexão serão parceiras inseparáveis e todos são convidados a assumir a educação enquanto a construção da humanidade de nós mesmos sujeitos de nosso próprio pensamento.
* Napsterizar é agir como o Napster – distribuir por meio de peers (pares, pessoas com algo em comum).
* Buxixo é multiplicar por meio do marketing boca a boca.
Referências Bibliográficas
LIBÂNEO, José Carlos. In PIMENTA; GHEDIN (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2005.
LIPMAN, Mattew. In WONSOVICZ, Silvio. Crianças, Adolescentes e Jovens Filosofam.Florianópolis: Editora Sophos, 2005. vol. II
Sistema de Ensino Reflexivo – S.E.R.
"Não basta ter nascido humano, temos também que chegar a sê-lo" (...)
"Entenda-se aqui o Humano como uma espécie ideal, não uma classe animal."
(SAVATER, Fernando, O Valor de educar, p.26)
Educamos para a Humanidade: nascemos entre humanos, somos instruídos por humanos para uma humanidade, que inicialmente é uma imposição dos humanos adultos. (Prof. Zeca)
A verdadeira educação é a que forma seres livres. Uma educação reflexiva representa um diferencial, na medida em que desenvolverá a educação para o pensar como uma estratégia intencionalmente planejada para aperfeiçoar o potencial do pensamento, sendo também uma ação emancipadora. Em uma metodologia emancipatória, o conhecimento não é apenas transmitido, mas é objeto de reflexão no seio de uma Comunidade de Aprendizagem Investigativa. O conhecimento não é dado, é construído numa experiência de investigação. O educador reflexivo, que não necessariamente precisa ser um professor de Filosofia é convidado a construir uma prática investigativa em sua escola. Numa sala de aula de História, Geografia, Ciências ou Matemática, o conhecimento é conquista de todos os membros da Comunidade de Aprendizagem Investigativa, formada com objetivos comuns mediados pela reflexão.
"Numa comunidade investigativa, a reflexão significa desenvolver as habilidades cognitivas como medir, observar, escrever, estimar, explicar, prever e verificar (...) e competências de descrição, explanação, formulação de problemas, formação de hipóteses e medição" LIPMAN (2005, p.35), sendo que é necessário o diálogo investigativo para que uma investigação se torne Filosofia. Promover a educação reflexiva significa desenvolver as habilidades de compreender o sentido das próprias ações, contextualizá-las dentro do objetivo da comunidade, com capacidade de influir no rumo do pensamento, construindo conhecimento e desenvolvendo competências. Não há Filosofia sem o exercício das habilidades reflexivas como não tem sentido simplesmente transmitir conhecimentos, sem que os envolvidos neste ato possam ser os sujeitos da construção e reconstrução deste conhecimento. José Carlos Libâneo, citando M. Eduarda dos Santos (2005, p. 60) nos diz que as ações reflexivas serão aquelas que planejadas, "ajudem o aluno a utilizar de forma consciente, produtiva e racional o seu potencial de pensamento e que permitam torná-lo consciente das estratégias de aprendizagem a que recorre para construir e reconstruir os seus conceitos, atitudes e valores".
Os líderes reflexivos, e principalmente os professores de Filosofia, além de uma prática pedagógica que leve à autonomia, são convidados a exercer sua liderança na comunidade escolar na qual estão inseridos. Não se concebe um líder que vai a escola tão somente para dar sua aula e ir embora. Tampouco se pede que "se meta" em tudo que acontece na escola, mas que pense além de sua sala de aula e o faça como um projeto pedagógico em consonância com o projeto político pedagógico da comunidade escolar.
_O que se espera de um líder reflexivo? Espera-se que:
Desenvolva habilidades cognitivas,
Tenha capacidade de dialogar, de desenvolver com o grupo o diálogo investigativo,
Compreenda e leve a compreender que o pensar precisa ser desenvolvido,
Realize a construção cooperativa do conhecimento,
Desenvolva competências reflexivas em si e nos outros,
Oportunize o conhecimento e não a mera transmissão de conteúdos,
Compreenda que a sala de aula é um ambiente de reflexão, mas que a verdadeira Comunidade de Aprendizagem Investigativa está para além da porta de sua sala, pois não deixamos de pensar quando o sinal toca,
Desenvolva a cultura do pensar, compreendendo que o pensar reflexivo deve ser uma atividade constante no ambiente escolar e para além dele,
Napsterize * o conhecimento: produza conhecimento a ser compartilhado através de artigos e-mails, blogs, orkut, páginas na internet, varal filosófico, jornalzinho, murais e estabelecer o "buxixo" *
Crie uma Rede de Relacionamentos de Pessoas multiplicadoras do conhecimento.
Na criação da cultura do pensar a Liderança e a Reflexão serão parceiras inseparáveis e todos são convidados a assumir a educação enquanto a construção da humanidade de nós mesmos sujeitos de nosso próprio pensamento.
* Napsterizar é agir como o Napster – distribuir por meio de peers (pares, pessoas com algo em comum).
* Buxixo é multiplicar por meio do marketing boca a boca.
Referências Bibliográficas
LIBÂNEO, José Carlos. In PIMENTA; GHEDIN (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2005.
LIPMAN, Mattew. In WONSOVICZ, Silvio. Crianças, Adolescentes e Jovens Filosofam.Florianópolis: Editora Sophos, 2005. vol. II
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