sábado, 12 de abril de 2008

Educação Inclusiva no Diálogos no Conselho

Educação Inclusiva no Diálogos no Conselho

15/04/2008

Para debater o tema da Educação Inclusiva e apontar perspectivas para os profissionais dessa área, o CRP-MG promove nesta terça-feira, dia 15 de abril, às 19h, a mesa "Educação Inclusiva: formação, atuação profissional e vivências", que será realizada no no auditório Ruy Flores Lopes, que fica na sede da Entidade. A palestra faz parte do projeto Diálogos no Conselho e será ministrada por Ana Heloísa Senra - mestre em Psicologia Social e integrante da Equipe de Coordenação da Política Pública de Educação Inclusiva de Nova Lima - e Marcos Antônio de Souza Júnior - psicólogo, professor da Puc-MG e professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Faculdade de Medicina da UFMG. A mediação será da conselheira do CRP-MG, Dinacarla Gonzaga.

O evento, que faz parte das comemorações do "Dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva", instituído pelo Sistema Conselhos de Psicologia em dezembro de 2004, contará ainda com o lançamento do livro "Inclusão e Singularidade: um convite aos professores da escola regular", que tem participação da palestrante Ana Heloísa Senra. Para mais informaçãoes, o telefone do conselho é o (31) 2138-6767. A entrada é gratuita, mas as vagas estão sujeitas à lotação do auditório.

Para saber mais:

Em Minas Gerais, há mais de 450 mil jovens de 0 a 24 anos com algum tipo de deficiência. Some-se a estes aqueles que estão, por diversas razões, excluídos do sistema escolar. O desafio posto para aqueles que lidam com a Educação é incluí-los em uma escola que seja para todos, sem discriminação. No entendimento do Sistema Conselhos de Psicologia, a Educação Inclusiva - prática que fortalece a luta por uma educação que cumpra seu caráter público, universal e de qualidade para todos - não diz respeito apenas aos portadores de deficiências, mas, também, e sobretudo, àqueles que têm sido reiteradamente excluídos dos sistemas de ensino, quais sejam: negros, meninas, homossexuais, índios, populações em situação de rua, populações em áreas rurais, adolescentes autores de ato infracional, crianças e jovens com dificuldades no processo de escolarização (vinculadas ou não a causas orgânicas) e superdotados. Esse conceito está em consonância com a "Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" e com os demais projetos do Ministério da Educação voltados para a diversidade e inclusão educacional

ASCOM 10/04/2008

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