segunda-feira, 5 de abril de 2010

Evento - Mídias, Consumo Ética, Educação e Comportamento

Evento
Local : Auditório Padres do Trabalho – UNILESTE MG – Coronel Fabriciano

Data : 6 de março – Sábado

Público : Profissionais de saúde, graduandos em medicina, serviço social, direito, psicologia, direito, jornalismo, filosofia e administração.

Horário : 9hs às 12hs. e 13hs. 30min. às 18hs. 30min.

Iniciativa : GRIEPEX em conjunto com a Coordenação dos Curso de Filosofia e História do UNILESTE MG

Custo : O GRIEPEX não tem fins lucrativos em suas atividades. Entretanto, estas são cobradas em forma de taxas reduzidas para cobrir despesas com o momento de confraternização dos participantes, a emissão de certificados, os fastos com divulgação e a geração de fundos para a compra de equipamentos próprios e o financiamento de pesquisas, visitas técnicas, capacitações internas, mapeamentos sociais e intervenções psicossociais, atividades estas que estão sendo planejadas para 2010. O objetivo destas atividades sociais é abrir campo de estudo e trabalho na perspectiva interdisciplinar a partir do protaonismo da psicologia, de onde nasceu o GRIEPEX em 2005.

Divulgação : Este evento será divulgado em instituições como Faculdade Pitágoras – Vale do Aço, UNIPAC – Vale do Aço, UNIPAC – Goernador Valadares, UNILESTE MG, FADIPA, UNIVAÇO, UNEC – caratinga, UNEC – Santana do Paraíso, UNIUBE (Timóteo, Governador Valadares e Caratinga), FADIVALE- Governador Valadares, FADIPA – Ipatinga, UNIVALE, FIC – Caratinga, UNOPAR – Ipatinga.

Composição de Mesas de Debates (sujeita a alterações)

Temas Geral: “Mídias, Consumo Ética, Educação e Comportamento – Da Imagem que Consumo à Idéia que me consome. Reflexões e Possibilidades entre a Alienação e Escolhas”.

9hs. às 12hs.
Módulo 1 – Consumo, Ética e Comportamento

Tema: “Consumo e o Vazio do Ser – Do Consumo pra Viver ao Viver Para Consumir na Era do Ter Para Ser”.

Integrantes da mesa de debates:

- Psicologia – Professora Márcia Souza – Psicóloga (abordagem psicanalítica) e ex-professora do curso de psicologia da UNIPAC, das disciplinas Aspectos Ludicos e Psicomotores, Psicologia da Personalidade, Teorias e Técnicas Psicoterápicas. Também atua como Supervisora do Estágio de Psicologia Escolar. (confirmado)

- Comunicação - Professor Rodrigo Vieira Ribeiro

Designer, Professor de cybercultura e teorias da comunicação nos cursos de publicidade e Jornalismo. Mestrando em Educação com pesquisa que associa educação e comunicação. (confirmado)

Dr. Gilberto Pereria Santos

Advogadp, com 25 anos de experiência, especializado em direito público e diretor do Procon de Ipatinga. (confirmado)

- Dom Lelis Lara – Bispo Emérito da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano em Minas Gerais. (confirmado)

- Biomedicina - Professor Jorgino Julio Cesar - Biomédico e Coordenador do Curso de Biomedicina, pós graduado em Análises Clínicas e Gerenciamento de Resíduos; Mestre em Bioquímica e Doutorando em Bioquímica – Diagnóstico Laboratorial pela UFMG. (confirmado)

- Sociologia – Orcione Aparecida Vieira – Socióloga e Professora de Antropologia – UNILESTE MG – (confirmado)

- Professor Manoel Aparecido Caldeira Hemétrio – Graduado em Filosofia pelo UNILESTE-MG, pós graduado em Didática e Tecnologia do Ensino Superior pela Faculdade Pitágoras, Mestrando em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Gerente de Gestão e Controle Social da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Coronel Fabriciano e Professor de Filosofia da Faculdade Pitágoras – Vale do Aço - (confirmado)

Mediação – Hudson Miranda de Oliveira – Educador, Consultor, Psicólogo e Coordenador geral do GRIEPEX

Aspectos a serem colocados prioritariamente durante o debate livre ligado ao tema, lembrando que não se trata de uma mesa redonda nem de apresentações seqüenciais de teses ou posicionamentos, mas de um debate intenso de acordo co soa aspectos abaixo relacionados e que servirão de referência para o mesmo e que poderá sofrer pequenas alterações nos próximos dias visando ampliar os horizontes do debate em questão:

- A publicidade de Alimentos e Bebidas na TV;
- A propaganda de veículos e o impacto na vida das pessoas;
- O consumo de álcool;
- O poder da propaganda na consolidação da imagem de produtos;
- O consumo de remédios;
- O consumo de cigarro;
- Propaganda, beleza, status e imagem corporal;
- Propaganda, desejo, fantasia e comportamento humano;
- O consumo como compensação emocional;
- Propaganda ética, a lei e o consumo;
- Propaganda e o público infanrtil;
- É possível ser educado para o consumo?
- A infância, a imagem e o trabalho infantil na mídia;
- Consumo consciente e consumo sustentável;
- O preparo e o despreparo ético dos profissionais ligados ao universo do consumo;

13hs. às 18hs. 30min
Módulo 2 – Mídia, Sociedade e Comportamento

Tema: “Da Imagem Que Eu Consumo à Mídia que me Consome – Mitos, Riscos e Possibilidades da Era Midiática”.

Psicologia - Kely Prata Silva – CRP 14.894 - Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/ES. Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE/MG. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/MG. Experiência profissional em Atendimento Clínico Psicológico e Psicopedagógico (crianças, adolescentes e adultos); em Gestão de Recursos Humanos (recrutamento, seleção e treinamento). Docente na Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE (Governador Valadares/MG) e na Faculdade Pitágoras (Ipatinga/MG). (confirmado)

- História – Professor Moisés Arimatéia Matos – Bacharel e Mestre em História, professor da UNIPAC – Vale do Aço – (confirmado)

- Filosofia – Professor Mauro Machado – Coordenador dos Cursos de Filosofia e História do Unileste MG, filósofo, Mestrando em Ética e Filosofia do Dieito pela Universidade gama Filho – RJ. (confirmado)

- Comunicação - Professor Rodrigo Vieira Ribeiro

Designer, Professor de cybercultura e teorias da comunicação nos cursos de publicidade e Jornalismo. Mesrtrando em Educação com pesquisa que associa educação e comunicação. (confirmado)

Dr. Sandro Serra – Advogado, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB – Ipatinga (em processo de confirmação)

Economista , Ex-Secretário Municipal de Educação de Ipatinga (1991-1992 e 200-2004), Ex-Secretário Municipal de Planejamento (1989-1991), Ex-Secretário Municipal de Educação de Timóteo (2007-2008), Ex-Secretário Municipal de Planejamento e Articulação Política (2005). (em processo de confirmação)

- Sociologia – Professor Abdou Samé - Sociólogo, ex-professor do curso de sociologia e filosofia do UNILESTE MG, Ex-Professor substituto de sociologia do CEFET – Timóteo, professor no Seminário em Caratinga onde leciona Lógica. Mestre em sociologia política na Universidade Federal de Santa Catarina. (em processo de confirmação)

- Jornalismo – Professor Wagner Alexandre Arcioni -Graduado em Comunicação, MBA em marketing e Mestre em administração.Professor de planejamento de comunicação, introdução À comunicação e Marketing do Curso de Comunicação Social e Engenharia d Produção do UNILESTE MG. (em processo de confirmação)

- Márcio Freitas – Radialista – Grupo Vanguarda - (em processo de confirmação)

- Roberto Nogueira – Radialista – Rádio Educadora AM

Mediação – Hudson Miranda de Oliveira – Educador, Consultor, Psicólogo e Coordenador geral do GRIEPEX

Aspectos a serem colocados prioritariamente durante o debate livre ligado ao tema, lembrando que não se trata de uma mesa redonda nem de apresentações seqüenciais de teses ou posicionamentos, mas de um debate intenso de acordo co soa aspectos abaixo relacionados e que servirão de referência para o mesmo e que poderá sofrer pequenas alterações nos próximos dias visando ampliar os horizontes do debate em questão:

- A televisão e os direitos humanos;
- O padrão dos telejornais – Da Informação ao espetáculo;
- Televisão e turismo;
- A TV e o poder da internet;
- O Negro e a Cultura Negra e TV;
- Música e televisão;
- Televisão e cultura estrangeira;
- Qualidade dos programas da TV aberta;
- O Youtube e a TV;
- O índio na TV;
- Infância e Velhice na televisão;
- A televisão e os estereótipos;
- Televisão, Violência, Tragédias e Conflitos Armados;
- Televisão e Documentários;
- Televisão e programas médicos;
- Carnaval e televisão;
- Natal e televisão;
- Televisão e assuntos econômicos;
- A baixaria na TV;
- Infância e Adolescência na TV;
- O jogo na TV;
- A televisão e as pessoas com deficiência;
- A TV aos domingos;
- Sexualidade na TV;
- A televisão e a diversidade sexual;
- TV e celebridade;
- As telenovelas;
- Os Reality Show´s
- Mulheres e Mídia;
- A TV Paga;
- Maio ambiente e a Amazônia na TV;
- O esporte e a TV;
- Desenho animado nacional e a TV;
- A ciência e a mídia;
- TV e campanhas educativas;
- A TV pública e a audiência;
- A TV, a vida Alheia e a invasão de privacidade;
- A mídia e as coberturas internacionais;
- Televisão e Saúde;
- Mídia e Política;
- As Tv´s Legislativas;
- Televisão e a produção independente;
- Cultura e memória na TV brasileira;
- Mídia, comportamento humano e ouvidoria;
- Patrocínio, ética e Mídia;
- A globalização, a cultura e a TV;
- A televisão e o Humor;
- A mídia e as particularidades regionais;
- Televisão e a programação religiosa;
- A TV e a programação policial;
- As emissoras de rádio e as transformações no processo de comunicação e interação com o público. As alterações no perfil dos ouvintes;
- As emissoras de ´radio e Tv on line e o consumo da produção audiovisual na internet;
- A vida real em paralelo com as vidas virtuais. As repercussões da vida virtual no cotidiano de cada um de nós;
- Os blogs e as redes sociais na internet;
- O second Life;
- Os jgoos e o impacto no comportamento e desenvolvimento das pessoas;
- Internet e Educação: uma aliança possível?
- O espaço de ensino como inimigo da mídia e as consequências deste posicionamento;
- É possível educar para a mídia?
- Saídas e possibilidades para uma educação crítica e reflexiva sobre a mídia;
- Os livros virtuais;
- A mídia impressa na internet. Qual será o futuro de revistas e jornais impressos?
- Em que medida, acesso à tecnologia seduz e altera o comportamento das pessoas?
- O preparo e o despreparo ético dos profissionais de mídia;

(os valores ficaram assim: 15.00 para os alunos da Unileste, e demais 20.00 reais, tendo o lanche da tarde por conta, e o certificado cendo entregue no dia 15 de Março para os que nessecitarem do mesmo.)

0 Comments: