quarta-feira, 7 de abril de 2010

Distribuição gratuita Kit Cineastas Indígenas

ONG oferece documentários de cineastas indígenas à escolas de ensino médio

Série de filmes feitos pelos Kuikuro, Huni Kui, Panará, Xavante e Ashaninka vem acompanhada de guia com informações referenciais sobre cada etnia; para receber o kit gratuitamente, escolas só precisam se cadastrar no site da ONG

"Estes são, sem dúvida, os mais belos filmes sobre os índios da América do Sul 
que já vi. Eles nos dão a sensação de poder ver o mundo indígena de dentro."


Claude Lévi-Strauss, 2008

A ONG Vídeo nas Aldeias está distribuindo gratuitamente para escolas de ensino médio 3.000 exemplares da coleção Cineastas Indígenas: um outro olhar. A coleção reúne 20 documentários em DVD sobre cinco etnias brasileiras – Kuikuro, Huni Kui, Panará, Xavante e Ashaninka – concebidos e realizados pelos próprios índios. Também inclui um Guia para professores e alunos com sugestões de usos em sala de aula e farto material de referência sobre os povos retratados.


Patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural, o kit oferece às escolas, sem custo, uma alternativa exclusiva de material didático no campo de Histórias e Culturas Indígenas, disciplina que foi incluída no currículo oficial escolar pelas leis 11.645 e 10.639. Os filmes oferecem uma variedade de abordagens da temática indígena, que pode ser tratada nas aulas de História, Geografia, Meio-Ambiente, Cidadania, Ciências-Sociais, Filosofia e Artes.

Para receber o kit, as escolas precisam apenas preencher um cadastro no site da ONG (www.videonasaldeias .org.br). A única contrapartida é o envio de relatos sobre o impacto e as discussões geradas pelos filmes em sala de aula. 



Vídeo nas Aldeias: escola de cinema e produtora premiada



Criada em 1987, a Vídeo nas Aldeias é uma escola de cinema para índios. Com patrocínio do Ministério da Cultura e da Embaixada da Noruega, ela equipa e treina comunidades indígenas para realizar seus próprios documentários. A série de filmes incluída na coleção

Cineastas Indígenas: um outro olhar, com títulos premiados nacional e internacionalmente, é resultado de oficinas com comunidades indígenas do Mato Grosso e do Acre realizadas nos últimos doze anos. A coordenação da VNA é do indigenista e cineasta Vincent Carelli, que venceu o festival de Gramado 2009 com o documentário Corumbiara.

 Os DVDs da série Cineastas Indígenas começaram a ser lançados no mercado comercial em 2008; além dos documentários principais, incluem extras que oferecem informações complementares sobre o povo, sua história, lutas e singularidades. O antropólogo Claude Levi Strauss, que assistiu parte dos filmes realizados pela Vídeo nas Aldeias entre 2006 e 2008, escreveu sobre eles a Carelli: “Esses são os mais belos filmes sobre índios da América do Sul que eu já vi”. 
 



Guia para professores e alunos: informação referencial para desfazer mitos



O Guia para professores e alunos, que integra o kit Cineastas Indígenas: um outro olhar, é uma parceria com o Instituto Sócio-Ambiental, cujo site mantém o maior banco de dados sobre índios no Brasil. Cada uma das etnias auto-retratadas nos filmes está representada no livro por um extensivo material referencial, que inclui da localização e da população das tribos à sua cosmologia, atividades econômicas e ritos. O guia também desfaz mitos correntes sobre os povos indígenas brasileiros – como a idéia de um índio genérico, atrasado e em extinção – e propõe aos professores e alunos temas para debate.

 Uma versão em pdf do Guia está disponível para download no site da VNA. Dos 20 filmes da coleção, 7 podem ser vistos no mesmo endereço, ou na página da VNA no Youtube, alguns em versão reduzida e outros integrais. Em breve, poderão ser vistos também no Portal Curta na Escola. 

Os filmes estão disponíveis para os sites que quiserem colocar no ar trechos ou a íntegra nos seguintes endereços: 



Os kuikuro se apresentam
www.youtube.com/watch?v=RsymYzBdck8&feature=related


Priarâ Jõ, depois da guerra o ovo
www.youtube.com/watch?v=UpQ5vHdzB5w



A gente luta mas come fruta
www.videonasaldeias.org.br/2009/video.php?c=26

O dia em que a lua menstruou
www.videonasaldeias.org.br/2009/video.php?c=35

Milene Migliano
Vídeo nas Aldeias
Rua de São Francisco, 162, Carmo
53120-070 - Olinda - PE
Fone: 55 81 3493-3063 / 55 31 8744-8739
olinda@videonasaldeias.org.br
www.videonasaldeias.org.br
www.filmesdequintal.org.br
www.flickr.com/photos/milenemigliano

0 Comments: