sexta-feira, 23 de abril de 2010

ECT - Encontro de Twitteiros Culturais

3º ETC BH e 5º ETC Brasil serão realizados em Belo Horizonte neste sábado (24/4)

A potencialidade das redes sociais como importantes ferramentas de comunicação, divulgação, mobilização, interação entre pessoas, organizações e entidades é cada vez mais representativa no Brasil e no mundo. O mundo virtual é uma excelente via para as ações de marketing e provedor de idéias para as mesmas.

Exatamente para ampliar essa discussão é que “Twittando e Educação” será tema do “3º Encontro de Twiteiros Culturais de Belo Horizonte – 3º ETC_BH”, realizado simultaneamente com o “5º Encontro de Twitteiros Culturais do Brasil – 5º ETC Brasil”.

O encontro, com realização da Estação do Saber, patrocínio do Uni-BH e apoio do Shopping Pátio Savassi, será realizado no dia 24 de abril (sábado), a partir das 16h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi).

O Twitter, atualmente, é a grande sensação entre as redes sociais no Brasil. Lançado em 2006, o microblog é um serviço gratuito que pode ser utilizado por qualquer usuário da Internet. Não exige convite e permite publicar textos de até 140 caracteres no máximo.

No inicio de abril, o Twitter chegou à marca de mais de 105 milhões de usuários cadastrados. Cerca de 300 mil novos perfis são criados diariamente e o site recebe 180 milhões de visitantes únicos por mês. O Brasil ocupa a segunda posição em número de usuários no mundo, o que corresponde a 8,8% do mercado da rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Diante da grandeza e dos resultados dessa rede de interação, várias possibilidades de uso para o microblog já estão sendo estudadas e testadas. Uma delas é a utilização para a educação, com foco na ampliação das discussões ocorridas nas salas de aulas e como um meio rápido de interação entre alunos e professores.

“Como as novas tecnologias mudam o processo educacional?”. Essa será a pergunta que norteará a discussão. Para conduzir os debates, que serão mediados por Júlia Ramalho Pinto, diretora da Estação do Saber e coordenadora do ETC-BH, foram convidados o Mestre em Educação Tecnológica, Anderson Pimentel Borges; o professor universitário, Flávio Augusto Wanderley; o blogueiro e estudante de psicologia, Lucas Castro, e o gerente de marketing do Uni-BH, Luiz Gonzaga Neto.

Ainda haverá a participação virtual de Sônia Bertocchi, Gestora de comunidades virtuais de aprendizagem do portal “EducaRede Brasil”. Para abrir o encontro, ao som de violão e voz, o músico mineiro, Eugênio de Castro, apresentará um pouco da produção musical mineira.

Intervenção cultural urbana

Simultaneamente aos Encontros do ETC BH e Brasil haverá uma intervenção cultural urbana em Belo Horizonte (MG), com o tema “a palavra na cidade”.

Internautas e Twiteiros poderão enviar, através do twitter (http://www.twitter.com/@arpjulia e www.twitter.com/@ETC_BH) ou do site (http://www.estacaodosaber.art.br/), uma mensagem (até 140 caracteres), sempre com o código “#pegueTT”, com um desejo ou idéia de incentivo que toque as pessoas.

“A idéia surgiu de um misto de coisas que estão rolando no Twitter, como o Twitfestival de Barcelona e #doepalavras do Hospital da Baleia. A idéia é recolher estas frases e colocá-las em pássaros de origami azul (alusão ao símbolo do Twitter) e deixá-las em um ponto estratégico de Belo Horizonte. O objetivo é surpreender as pessoas que passam pela rua e chamar a atenção para a potencialidade que os 140 caracteres têm de mobilizar e sensibilizar as pessoas para as ações coletivas”, destaca Júlia.

Sobre o ETC

O evento é uma iniciativa da Poiesis do Publishnews com parceria da Estação do Saber. O encontro vem tomando proporções cada vez maiores, ao todo são 12 cidades participantes e 11 Estados mobilizados.

O principal foco é reunir os usuários virtuais do Twitter em um relacionamento ao vivo, numa conversa descontraída e sobre assuntos variados. É pensar a relação do Twitter com a cultura, forma de utilização e como o Twitter pode auxiliar na difusão de informações para públicos não interessados na área. A platéia poderá interagir com perguntas e colocações.

O debate poderá ser acompanhado através do Twitter (www.twitter.com/@ETC_BH) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações e haverá transmissão via ustream no site da Estação do Saber (http://www.estacaodosaber.art.br/).

Agenda: “ECT (Encontro de Twitteiros Culturais)”
Datas: 24 de abril de 2010, sábado
Horário: 16h00.
Local: Anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi)
Entrada Franca
Informações: (31)2551-7663

Informações para a imprensa:
Estação do Saber: Ampla Soluções em Comunicação
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3225-1116/3221-9241/8822-0858
ampla@amplacomunicacao.com.br
www.twitter.com/amplacom

Pátio Savassi: Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa
Tel: 31.3227.4566 / 3223.5137 / 9404.0123
Jornalista responsável:
Flávia Rodrigues Nunes
flavia@hipertextoweb.com.br
www.twitter.com/hipertextoweb

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação Ltda
Rua dos Otoni, 22/ sala 603 - Santa Efigênia
Belo Horizonte - MG - 30150-270
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8822-0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: