segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Projeto Sócio-Cultural Toda Quinta

Projeto sócio-cultural Toda Quinta visa inclusão de crianças carentes do Aglomerado da Serra

Na próxima sexta-feira dia 18 e, no 21 de dezembro, em Belo Horizonte , 15 crianças, de 7 a 13 anos, que fazem parte do projeto vão entrar em um teatro pela primeira vez e apresentar a peça "A Máquina"

Belo Horizonte, dezembro de 2009 – O "Toda Quinta" é um projeto sem fins lucrativos que tem como objetivos promover a inclusão social, despertar a imaginação, a sensibilidade, a originalidade, a participação e a cidadania de crianças carentes do Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Através de aulas de teatro, as crianças assistidas pela Creche das Rosinhas na unidade da Casa da Soledade, na Vila Nossa Senhora da Conceição, situada no próprio aglomerado, expressam suas emoções e se preparam para uma apresentação da peça "A Máquina", de Adriana Falcão e João Falcão.

A apresentação de estreia na próxima sexta-feira, dia 18 de dezembro, às 20h, será no teatro do colégio Monte Calvário, Avenida do Contorno, 9.384, bairro Prado; e, no dia 21 de dezembro, as crianças vão se apresentar na Comunidade da Serra, rua Délio Tavares, 20, Igreja Evangélica Quadrangular, também às 20h.

Segundo a diretora do espetáculo, a atriz e apresentadora Danielle Braga, este ano, o projeto conta com 15 crianças das quase 200 assistidas pela Creche das Rosinhas. Mas, em 2010, o objetivo é expandir esse número. "Toda Quinta é um projeto que veio para ficar, com data para estrear, mas sem data de validade para vencer", comenta.

Danielle conta que o projeto surgiu da necessidade de as crianças da Casa da Soledade terem acesso à cultura e à arte. “A ideia de encenar uma peça teatral foi desenvolvida por três voluntárias e os ensaios com as crianças começaram em 24 de setembro, numa quinta-feira”, explica.

Projeto na vida das crianças

O projeto Toda Quinta já ganhou espaço e reconhecimento na vida das crianças da Soledade, além de envolver toda a família. "Elas vibram com os ensaios e estão numa expectativa enorme para a estreia da peça. Para a maioria da garotada, será a primeira vez que vão pisar em um teatro e já vão chegar lá como “atores”. As mães também estão emocionadas’", comenta Maria de Fátima Ribeiro, coordenadora da Casa da Soledade.

"Tia Fátima", como é conhecida na comunidade, trabalha há 20 anos na creche. Ela afirma que o Toda Quinta também já despertou interesse de outras crianças que ainda não participam do projeto. "Para o ano que vem, a lista está grande", brinca a coordenadora.

Já para as crianças o projeto representa uma alternativa para o futuro, além de trazer alegria aos participantes. “Muitas pessoas que vão ao teatro podem descobrir novos talentos entre a gente e acho que o Toda Quinta vai trazer mais visibilidade para a Soledade, que é fundamental em nossas vidas”, declara a “atriz” e estudante, Ana Karine Lopes Freire, de13 anos.

Rafael Rodrigues Costa da Silva, de 12 anos, é enfático. “O projeto me trouxe felicidade e vontade de fazer coisas novas”. Para a pequena Ingrid Xavier, de 10 anos, o sentimento de solidariedade fala mais alto. “Estamos aprendendo muitas coisas e, quando eu crescer, vou poder ensinar isso a outras pessoas”.

Serviço:
Projeto Toda Quinta
Apresentações da peça: A Máquina
Entrada Gratuita

18/12/09 (Estréia)
Horário: 20h
Endereço – Avenida do Contorno, 9.384, bairro Prado (Teatro do colégio Monte Calvário)

21/12/09
Horário: 20h
Endereço: Rua Délio Tavares, 20, Aglomerado da Serra (Igreja Evangélica Quadrangular)

(Ps: Temos fotos de divulgação).

Assessoria de imprensa
Rosilene Leoni – 3267-5597, 9130-7219

0 Comments: