sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Movimento Nacionald de Direitos Humanos

Movimento Nacionald de Direitos Humanos
Evento - 11, 12 E 13 Dezembro

Seminário - Capacitação e Descentralização Institucional - MNDH - Regional Minas

O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), é um movimento da sociedade civil, organizado em forma de rede, sem fins lucrativos, democrático, ecumênico, supra-partidário e atua em todo o território brasileiro, através de suas entidades filiadas e de suas instâncias, foi fundado em 1982, constituindo-se hoje numa das principais articulações nacionais de luta pela promoção e garantia dos direitos humanos no Brasil.

Em Minas Gerais, através de sua instância organizada - Regional Minas Gerais, este Movimento vem atuando na consecução de seus objetivos visando uma articulação em rede com muitas instituições.

Cumprindo suas funções de mobilização e ação coletiva o MNDH – Minas Gerais convida para o I Seminário – Capacitação e Descentralização Institucional do MNDH - Regional Minas Gerais, a realizar-se nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2009, na sede da instituição Irmãs do Sagrado Coração de Maria (Colégio São Pascoal), no endereço: Rua Cananéia, N.º 387 – Bairro Caiçara – Belo Horizonte– MG.

O acesso por transporte público se dá por ônibus 9403 – linha Paraíso/Caiçara (ponto em frente a Av. Áfono Pena, 367. Descer na rua Cananéia em frente ao n.ª 380.

Já o acesso por automóveis particulares se dá seguindo a Av. Pedro II na altura no nº 3.070 até a Rua Manhumirim. A Rua Cananéia é a 3ª Rua que cruza com a Rua Manhumirim.

Na oportunidade trataremos de temas que perpassam as lutas pelos direitos humanos, sobretudo, atualizando com as dimensões dos desafios dos órgãos e instituições estatais que tem atribuições legais ante as garantias dos direitos humanos, assim como as possibilidades e responsabilidades da sociedade civil na consecução dos direitos humanos.

A programação deste evento inicia-se na sexta-feira (11/12), às 18h30 com palestra de abertura que trata dos direitos humanos no contexto da democracia, perpassando todas as condicionantes como a atuação e criminalização dos movimentos sociais, o modelo de desenvolvimento vigente, com o Prof. William Rosa (UFMG).

No sábado (12/12), às 8h30 teremos apresentação do Prof. Robson Sávio (PUC/UFMG) que tratará da responsabilidade dos órgãos e instituições do Estado que têm papel no cumprimento dos direitos humanos e as possibilidades de ação dos movimentos e da sociedade civil. Ainda, teremos a apresentação do Relatório de Impacto de Direitos Humanos em Minas Gerais– RIDH, a ser apresentado pelo Frei Rodrigo Perét (AFES – Ação Franciscana Ecologia e Solidariedade – Uberlândia-MG). No período da tarde realizaremos painéis temáticos que tratam das Conferências de Segurança Pública, Comunicação, Criança e Adolescentes, Educação, além de outras agendas importantes na luta pelos direitos humanos.

No domingo (13/12), dedicaremos à avaliação do MNDH – Minas Gerais, planejando a ação institucional através de suas 6 (seis) Subregionais, reordenando as entidades filiadas e parceiras, ainda preparando para a próxima assembléia geral da entidade.

Então, contamos com sua presença neste espaço de construção.

Para confirmação e maiores informações, gentileza fazer contatos com a Secretaria Executiva do MNDH-MG:

Dinacarla Gonzaga
Conselho Regional de Psicologia MG
Comissão de Direitos Humanos
(31) 2138 6767 /2138-6754 / 2138-6763- CRP MG
(31) 9668 4753 - celular pessoal

comissões@crp04.org.br

Atenciosamente,

Movimento Nacional de Direitos Humanos – Regional Minas Gerais
Gestão 2008/2010
Coordenação Estadual do MNDH

0 Comments: