quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Portal Sobre Educação Integral

Novo Portal Sobre Educação Integral lançado na Internet por Fundo Juntos Pela Educação

Está no ar, pela Internet, desde o início de novembro, o mais novo portal sobre educação integral no Brasil. É o site remodelado do Fundo Juntos pela Educação, que desde 2005 desenvolve o Programa pela Educação em tempo Integral, com projetos apoiados em Campinas (SP) e em municípios da Paraíba.

O portal (
www.juntospelaeducacao.com.br) apresenta um histórico completo e situação atual do Fundo Juntos pela Educação e de sua primeira iniciativa, o Programa pela Educação em Tempo Integral. O Fundo foi constituído em 2004, como resultado da comunhão de concepções educacionais do Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e VITAE.

A primeira ação do Fundo, o Programa pela Educação em Tempo Integral, visa apoiar a estruturação de redes locais de aprendizagem, em determinados territórios de algumas cidades, no caso, Campinas, no interior de São Paulo, mais João Pessoa, Lucena e Santa Rita, na Paraíba. O propósito é formar redes compostas de escolas públicas, organizações governamentais e não-governamentais, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros, de modo que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social possam ter educação o tempo todo, o dia inteiro.

Em sua Terceira Edição o Programa dá apoio a quatro projetos em Campinas e seis nos três municípios da Paraíba. Cada projeto aponta para o fortalecimento de uma rede local de aprendizagem nesses municípios. O portal do Fundo Juntos pela Educação mostra a constituição e evolução de todos esses projetos. Desde o início o Programa pela Educação em Tempo Integral tem apoio da Fundação FEAC, de Campinas.

Concebido para ser interativo, o portal também reúne seções (como “Você Repórter”, e “Quero te Ver”), que estarão abertas para produtos confeccionados pelas crianças e adolescentes envolvidos nos projetos. Outras seções são a “Galeria”, com a reprodução de trabalhos artísticos produzidos pelos jovens, e “Destaque do Mês”, com a apresentação de um fato em destaque no mês no âmbito dos dez projetos.

Uma “Agenda da Educação” reúne os principais fatos e eventos de interesse da educação integral, e a seção “Conhecimento Compartilhado” mostra a contribuição acadêmica e as experiências em educação integral desenvolvidas em várias partes do Brasil. O portal também dá acesso ao boletim eletrônico produzido mensalmente pelo Fundo Juntos pela Educação.

Mais informações:
Fundo Juntos pela Educação
www.juntospelaeducacao.com.br
José Pedro Soares Martins
Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867 –
josepmartins@uol.com.br

0 Comments: