sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Educação: Lugar comum?

Centro de Filosofia
Educação para o Pensar

EDUCAÇÃO: LUGAR COMUM?
Paulo César Carbonari

Nos acostumamos tanto ao "lugar comum" que nem mais o notamos. A tendência é ficarmos indiferente ao que é comum. Afinal, se está no lugar e este lugar é comum, por que se preocupar? Talvez a educação, a tarefa de ensinar, o trabalho de ser professor/a, o ser aprendente, ser educando, tenham se tornado "lugar comum". Daí ser tamanha a indiferença com que a sociedade os/as trata.. Pena, pois quando isto acontece é a morte do ensinar e do aprender.

É próprio dos seres humanos estabelecer relações, qualificá-las, saber os seus porquês. Os seres humanos nascemos relação e nos fazemos na relação. Fora dela não existe vida humana. Relação existe quando o outro aparece na relação como outro, não como o mesmo, como qualquer um, como um comum, um "lugar comum". É da diferença que brota a possibilidade de relação. É do reconhecimento que brota a qualidade da relação.

Ora, aprender e ensinar só podem ser entendidos em relação; constituem-se na relação e constituem relações. Por isso é que a educação é essencial à vida humana e acontece o tempo todo, em todo lugar e ao longo de toda a vida.

A educação escolar é uma forma específica de estabelecer a relação de ensino-aprendizagem. É instituída pela sociedade como mediação para a vida social. Nela, a relação entre o sujeito professor/as e o sujeito estudante/educando/a forma o núcleo central. Os conhecimentos, as linguagens, as técnicas, os conteúdos, muitas vezes assumem o lugar central na educação escolar. Mas, é na relação entre os sujeitos que está o núcleo forte da educação. Daí que, imaginar que um dos sujeitos seja transformado em "lugar comum", ou transformar a própria educação num "lugar comum", é inviabilizar qualquer mediação, é não fazer educação.

Por isso, a educação é, acima de tudo, uma mediação para a humanização das pessoas através das relações educativas. Afinal, a educação é, acima de tudo, a construção da diferença, é fazer a diferença. Nela não há lugar para a mesmice, a repetição, o "lugar comum".

PAULO CÉSAR CARBONARI, professor de filosofia no Instituto Berthier, Passo Fundo, RS.

PENSAMENTOS
"...educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que sabem que pouco sabem - por isto sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais."
(Paulo Freire)

"As coisas estão no mundo, só que eu preciso aprender."
(Paulinho da Viola)

"Conte-me, e eu vou esquecer. Mostre-me, e eu vou lembrar. Envolva-me, e eu vou entender."
(Confúcio)

Agradeço ao Centro de Educação para o Pensar que contribue cada dia para uma educação verdadeira que passa pela valorização dos profissionais, pelo material produzido através do seu Boletim eletrônico que nos serve agora para homenagear os nossos insequecíveis mestres, postada aqui uma parte da homenagem.

Atenciosamente,

Gildázio Santos

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