sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Circulação - Festival Estudantil de Teatro - FETO


A circulação do FETO - Festival Estudantil de Teatro começa no mês de março. As cidades de Belo Horizonte, Itabira, João Monlevade e Uberlândia receberão 4 espetáculos e duas oficinas durante esta circulação. Os espetáculos que fazem parte da circulação foram indicados pelos jurados do FETO 2010. As reapresentações têm como objetivo dar continuidade aos trabalhos e contribuir com o processo de formação desses novos atores, diretores, produtores e técnicos.

Itabira recebe a programação da circulação, com a oficina Arte- Educadores, realizada do dia 24 à 26 de março na Casa de Drummond. Os interessados já podem se inscrever gratuitamente para as oficinas da circulação do FETO até o dia 14 de março pelo site (
www.fetobh.art.br).

Inscrições abertas para oficina da circulação do FETO em Itabira

O Programa Cultural Vivo Encena apresenta a circulação do FETO – 2010 que passa por Belo Horizonte, Itabira, João Monlevade e Uberlândia com quatro espetáculos e duas oficinas

O FETO – Festival Estudantil de Teatro começou sua circulação. Quatro espetáculos da décima edição do festival serão realizados em Belo Horizonte, João Monlevade, Itabira e Uberlândia, além de duas oficinas que acontecerão no mês de março. A cidade de Itabira receberá a oficina de Arte educadores do dia 24 a 26 de março, ministrada pela educadora e atriz Gláucia Vandeveld. Esta oficina pretende instrumentalizar o professor que tenha interesse no teatro como elemento de atuação em sala de aula, possibilitando por meio da prática e teoria o seu enriquecimento pedagógico. Os interessados já podem se inscrever gratuitamente para as oficinas da circulação do FETO até o dia 14 de março pelo site (www.fetobh.art.br).
Neste ano, a circulação integra o Programa Cultural Vivo EnCena, que, assim como o FETO, tem como objetivo contribuir com a arte-educação, o desenvolvimento cultural, a formação de público e a inclusão sociocultural nas artes cênicas, por meio da construção de redes colaborativas.
Os espetáculos que fazem parte da circulação foram indicados pelos jurados do FETO 2010. As reapresentações têm como objetivo dar continuidade aos trabalhos e contribuir com o processo de formação desses novos atores, diretores, produtores e técnicos. Além disso, promove a troca de idéias e linguagens entre os jovens, leva essas produções para cidades do interior de Minas Gerais a preços populares e motiva a mobilização cultural nesses locais. A oficina de Arte educadores, que será realizada em Itabira, pretende promover a reflexão e a prática do ensino de artes entre educadores de Itabira e região. Além da oficina, a cidade de Itabira receberá o espetáculo “A comédia da Esposa Muda (Que falava mais do que pobre na chuva!), que será apresentado às 16 horas no dia 27 de março na Praça Dr. Acrísio.
O Festival Estudantil de Teatro acontece em Belo Horizonte desde 1999. O FETO oferece a possibilidade de trocas e vivências entre estudantes de diferentes níveis de formação, além de espaço para apresentação, diálogos e integração com outros grupos. “A circulação do FETO chega ao interior de Minas Gerais, dando continuidade às nossas ações formativas, desse modo descentralizando e ampliando o festival para outras cidades”, comenta Bárbara Bof, idealizadora e coordenadora geral do Festival Estudantil de Teatro.
A circulação do FETO é uma realização da Associação No Ato Cultural, focado no trabalho com educação e cultura. O programa Cultural Vivo EnCena apresenta esta circulação, que conta ainda com os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Vivo.

Programa Vivo EnCena
O Programa Cultural Vivo EnCena atua nas artes cênicas, promovendo a formação de público, desenvolvimento humano e profissional de jovens artistas e técnicos por meio de iniciativas como as do FETO. A intenção do Programa ao compor esta REDE de pessoas e iniciativas diversas é criar um ambiente fértil para a experimentação e compartilhamento de conhecimento, estimulando o desenvolvimento profissional e a inovação no teatro brasileiro. O Vivo EnCena também acredita que com usos culturais e sociais dos serviços de comunicação, as pessoas vivem melhor e podem ter mais acesso à cultura, para que esse intercâmbio traga resultados positivos sobre a carreira de todos.

Serviçoes e Datas Importantes

Oficina – Arte Educadores

A oficina pretende instrumentalizar o educador que tenha o teatro como elemento na sua atuação em sala de aula. A partir de aulas práticas, reflexões sobre o trabalho realizado e discussões de textos teóricos sobre teatro educação; o educador terá a possibilidade de ampliar e enriquecer sua prática pedagógica, considerando a particularidade e especificidade do exercício teatral, e reconhecendo o teatro como um saber, sem perder de vista seu caráter artístico.

Gláucia Vandeveld é atriz, formada pela Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – EAD. ECA. USP, com especialização em arte–educação pela Fundação Clóvis Salgado/ CEFAR – Palácio das Artes. Foi professora de teatro do Ensino Fundamental e Médio das Escolas: Albert Einstein, Escola da Serra e Colégio Loyola. Atualmente integra o elenco do Grupo Espanca! no espetáculo Congresso Internacional do Medo.

Local: Casa de Drummond - Praça do Centenário, 137, Penha. Itabira.
Data: 24 a 26 de março (quinta a sábado)
Horário: quinta e sexta (de 8:00h às 13:00h), sábado (de 9:00h às 12:00h e 13:00h às 16:00h)
Público-alvo: Educadores, professores, monitores, alunos de pedagogia e áreas afins, da rede pública e particular.
Vagas: 20
Inscrições pelo site
www.fetobh.art.br até 14 de março

Outras Informações:
No Ato Cultural: (31) 2555-8575
Sosti Reis: (31) 8433-4719
Site:
www.fetobh.art.br

0 Comments: