sábado, 2 de maio de 2009

Oficinas - Inscrição

Midialivrista,

As inscrições nas oficinas do Fórum vão ocorrer na manhã deste domingo, a partir das 8h00. A abrangência temática das propostas de oficina é ampla e rica. Aconselhamos a você que chegue o mais cedo que puder para tomar o seu lugar nas principais oficinas.

Relembramos, abaixo, as oficinas. Mais abaixo, um resumo das atividades.

Oficinas

Oficina 1 – Como Implementar Rádio Escolar

Oficina 2 – Mídia: criação do espaço cidadão e formação de identidades

Oficina 3 – Confecção artesanal de livros sem frescura

Oficina 4 – Reportagem alternativa em redes

Oficina 5 – Produção de Conteúdo Técnico-Científico livre: A Experiência do Dicionário Livre de Geociências

Oficina 6 – Mostra de filmes do FELCO - Comunicação e América Latina Livres!!

Oficina 7 – Controle Social da Mídia

Oficina 8 – Aplicativos Interativos para TV Digital em Ginga-NCL pelo Composer

Oficina 9 – Conscientização Ambiental, Coleta Seletiva e Reciclagem Artística

Oficina 10 – O Sem Fim... é assim

Oficina 11 – Videoclipe: cultura, interação, juventude

Oficina 12 – Criação de ambientes colaborativos na Internet: serviços gratuitos e possibilidades de hibridação midiática

Oficina 13 – Direito à comunicação: exercício, defesa e garantias

Oficina 14 – Mente Livre, Mídia Livre

Oficina 15 – Revista Fórum, jornalismo fora dos grandes meios

Oficina 16 – Estúdio Garganta

Oficina 17 – Mídia, Poder e Sociedade

Oficina 18 – Central Pública de Audiovisual

Oficina 19 – Brinquedos óticos e clips em celular

Oficina 20 – Revista Viração, e seu trabalho de mídia contra-hegemônica

Resumo das Atividades

Oficina 1 – A proposta é trazer informações sobre como implementar, gerir o projeto, utilizar recursos tecnológicos e criar interfaces pedagógicas no espaço escolar com várias áreas do conhecimento. Durante a oficina será apresentado as ferramentas Audacity e Zara Radio onde será demonstrada técnicas de utilização e possibilidades de trabalhos de produção radiofônica.

Oficina 2 – Apresentação da experiência do projeto "Mídia: criação do espaço cidadão e formação de identidades" e do plano de aula gerado dela para basear um debate sobre aplicação do trabalho com possíveis adequações.

Oficina 3 – Confecção artesanal de livros de uma maneira descomplicada, com ótimo acabamento e baixo custo.

Oficina 4 – Uso contra-hegemônico das novas tecnologias para apuração a distância. A cobertura internacional fora da pauta da grande mídia e das agências de notícias transnacionais. Inclusão de atores sociais marginalizados por meio da reportagem em redes.

Oficina 5 – Discutir, à luz de minha experiência, um projeto em andamento que visa a produção de uma enciclopédia técnico-científica em Geociências. Este Dicionário Enciclopédico já está em seu terceiro ano e contém cerca de 1000 verbetes.

Oficina 6 – Exibição em mídia DVD de filmes do acervo internacional do FELCO que tratam de temas acerca da comunicação livre e dos monopólios midiáticos em países da América Latina (Brasil, Argentina, México).

Oficina 7 – apresentação de vídeos com as primeiras manifestações de tevês livres seguidos de explanação e debates sobre a necessidade e as formas de criação de TV alternativa nas diversas comunidades.

Oficina 8 – Nesta oficina, o participante vai aprender a desenvolver aplicativos interativos para TV Digital de forma simples, através de programa de código-aberto Composer.

Oficina 9 – Conscientização Ambiental, Coleta Seletiva e Reciclagem Artística.

Oficina 10 – A brincadeira História Sem Fim origina o broadcasting composto por site, podcast e canal no youtube. Todos os espa,os ocupados são gratuitos e interligados, publicando textos, fotos, vídeos,áudio e o outros tipos de mídia.

Oficina 11 – Falar sobre linguagem de videoclipe, música popular, blogs, vídeos e o trabalho do projeto Clipestesia, o primeiro site de debate de videoclipe do Brasil.

Oficina 12 – Esta oficina irá desenvolver atividades voltadas à criação de ambientes colaborativos na internet (Ambientes Interativos), visando reunir, em um só local, as atuais ferramentas da plataforma web 2.0 (como wikis, blogs, fórum, chat, upload e download de áudio e vídeo etc). Além da abordagem conceitual de tais recursos, discutiremos e demonstraremos a criação e hospedagem de web pages interativas, utilizando de forma elementar a linguagem de programação HTML mesclada com ferramentas PHP..

Oficina 13 – Oficina teórico-prática acerca do direito humano à comunicação. Serão abordados os seguintes aspectos: conceito; garantias já existentes legal e juridicamente; relação das violações mais constantes; formas de defesa do direito à comunicação (políticas e jurídicas).

Oficina 14 – não enviou resumo.

Oficina 15 – não enviou resumo.

Oficina 16 – O estúdio Garganta é um estúdio móvel de gravação, edição, masterização e publicação de material em áudio.

Oficina 17 – Esta oficina tem por alvo levantar algumas questões sobre as implicações entre mídia, poder e sociedade na contemporaneidade. Para tanto, serão utilizados algumas das contribuições das obras de autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Marilene Chauí entre outros autores para discutir os seguintes pontos: a) as relações entre mídia e produção de subjetividade: os grandes meios de comunicação como uns dos principais dispositivos produtores de subjetividades capitalísticas na atualidade, isto é, subjetividades submissas e dóceis; b) as relações entre mídia e poder: os discursos vinculados na grande mídia não são neutros, pelo contrario, são dispositivos de poder que obedecem a regras determinadas e produzem efeitos concretos; c) as relações entre mídia e capitalismo: o papel dos grandes meios de comunicação na legitimação do capital financeiro; d) a construção de linhas de fuga e novas estratégias de ação no que concerne a invenção de outros modos de utilização dos meios de comunicação em favor da produção de outras subjetividades singulares e da transformação da atual ordem social desigual.

Oficina 18 – Os oficineiros terão a oportunidade de fazer matérias em todos os formatos possíveis e editar nas ilhas de edição da Central Pública, podendo disponibilizar através de uma conexão com internet as conferências.

Oficina 19 – Atividades didáticas com brinquedos óticos que comprovam a persistência da retina. Elaboração de clips em celulares registrando o cotidiano de cada cineasta podendo ser postado no youtube

Oficina 20 – Explicaremos o que é a Revista Viração e o seu trabalho de mídia contra-hegemônica.

0 Comments: