segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Rede Coep lança 3ª edição do Prêmio Betinho


16 de agosto de 2010

Rede Coep lança 3ª edição do Prêmio Betinho

Atitude Cidadã valoriza as pessoas que no dia a dia lutam contra a fome e pela promoção dos direitos de cidadania. A iniciativa é uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do Coep - Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida.

O Comitê de Entidades no Combate à Fome (Coep) e a Rede Mobilizadores lançaram na última segunda-feira (9) a terceira edição do "Prêmio Betinho - Atitude Cidadã". O prêmio é promovido desde 2008 e valoriza ações sociais realizadas por pessoas de todo o país, gente que se mobiliza de diversas formas para melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda ou das localidades onde vivem.

"Em 1993, o Betinho criou o Coep. Hoje, após 17 anos, temos muitas histórias de mobilização para contar e é com esse espírito de colaboração e de exemplo de atitude cidadã que lançamos a terceira edição do Prêmio", conta André Spitz, presidente do Coep Nacional.

As ações realizadas pelos candidatos têm diversos focos, desde ações de assistência, capacitações para geração de renda, até a promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades e a preservação do meio ambiente. Histórias como a de casais que tiveram filhos com deficiê ncia e criaram associações voltadas para esse público, de ex-dependentes químicos que agora dão palestras sobre prevenção de drogas, de mulheres que criaram cooperativas com o objetivo de ajudar as famílias locais e hoje já atingem outras comunidades em diversos estados são exemplos de algumas iniciativas.

"A divulgação nacional de ações na área social, que muitas vezes ficariam conhecidas somente em suas próprias cidades, estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, mobilizando outras pessoas para encontrarem sua forma de participação social", explica Amélia Medeiros, secretária executiva adjunta do Coep Nacional e coordenadora da premiação.

Os candidatos são indicados pelos integrantes da Rede Coep, formada por organizações de 27 estados e 29 municípios, escolhidos pelas ações sociais que desenvolvem diretamente ou por meio de organizações parceiras.

Novidades - Como nos outros anos, a votação será feita no site do prêmio www.coepbrasil.org.br/premiobetinho, até o dia 3 de novembro. Nesta terceira edição, há duas novidades: a primeira é a seção "Minha Participação", que vai reconhecer aqueles que mais se empenharem em divulgar e aumentar a votação no prêmio. Ao votar, a pessoa receberá automaticamente em sua caixa postal um e-mail com um link personalizado gerado pelo site. Para atrair novos votos, basta reencaminhar esse link para sua rede de amigos. Depois, poderá verificar o impacto da sua mobilização, acompanhando a seção no site do prêmio. Ao final da votação será reconhecida a pessoa que se destacou como "Mobilizador".

A segunda novidade é o lançamento do "Mapa de Atitudes Cidadãs", um banco de informações com todas as ações realizadas pelos candidatos das edições anteriores. Novas ações também podem ser cadastradas por pessoas ou organizações que queiram destacar iniciativas desenvolvidas em comunidades de baixa renda. "A descrição da atuação de cada candidato possibilita a criação de um acervo de ideias que podem inspirar outros atores a encontrar seu caminho para participar da construção de um Brasil melhor para todos", conclui Amélia.

Informações
www.coepbrasil.org.br/premiobetinho

Fonte: Comitê de Entidades no Combate à Fome (Coep)

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747
www.presidencia.gov.br/consea
ascom@consea.planalto.gov.br

0 Comments: