quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Comunidade dos Arturos recebe integrantes do bloco baiano Ilê Aiyê

Comunidade dos Arturos recebe integrantes do bloco baiano Ilê Aiyê

Um grupo de dirigentes e pesquisadores do Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê (Salvador/BA) visitou Contagem, dia 12 de Agosto, com o objetivo de conhecer de perto a história e tradição cultural e religiosa da Comunidade dos Arturos que, junto a outras comunidades negras mineiras serão retratadas no enredo do carnaval baiano em 2011.
Durante a visita à Comunidade dos Arturos, foram coletados documentos e informações que irão contribuir não só para o trabalho de artistas, designers, músicos e especialistas responsáveis pelos preparativos do Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, como também serão utilizados nos projetos de extensão pedagógica, através de Cadernos Educativos.
A escolha da Comunidade dos Arturos na retratação de Minas Gerais no carnaval do Ilê Aiyê destaca a importância e o valor histórico, cultural e religioso da afro-mineiridade tão presente em Contagem. Os membros do Ilê Aiyê estavam acompanhados pela equipe da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Contagem e pelo diretor da Fundação Centro de Referência da Cultura Negra de Minas Gerais, professor Marcos Cardoso.
O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro da Bahia, tem como objetivos preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira, difundindo a cultura negra na sociedade, visando agregar todos os afro-brasileiros na luta contra as mais diversas formas de discriminações raciais, desenvolvendo projetos carnavalescos, culturais e educacionais que resgatam a auto estima e elevam o nível de consciência crítica, através do lúdico.
Desde a sua fundação em 1974, o bloco vem homenageando países, nações, estados brasileiros e culturas africanas que contribuíram fortemente para o processo de fortalecimento da identidade étnica, tornando populares os temas da história africana.

Fonte: Secretaria de Direitos e Cidadania
Publicação: 2010-08-24 15:09:46

0 Comments: