terça-feira, 31 de agosto de 2010

Comunidades Tradicionais de Terreiros no Encontro da Diversidade Cultural Brasileira

Makota Kizandembu / Monabantu participará do Encontro da Diversidade Cultural Brasileira

Encontro da Diversidade Cultural Brasileira, que será realizado de 04 a 06 de setembro, na Fundição Progresso, Rio de Janeiro.

Makota Kizandembu/Mestra em Indumentária Africana e Educadora-social foi convidado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade do Ministério da Cultura e fará sua intervenção na Roda de Conversa: "Economia da Diversidade Cultural" ,representando o segmento de Comunidades Tradicionais de Terreiros

Makota Kizandembu aceitou o convite com satisfação,pois representa a valorização do seu trabalho e do MONABANTU/MG no conhecimento da diversidade e identidade cultural brasileira,incluindo, particularmente, a questão étnico cultural e as ações de combate ao racismo ,a intolerância religiosa e no resgate da influencia BANTU no território nacional .

Monabantu/MG

Coordenação de Comunicação

Encontro da Diversidade

I Reunião da Diversidade do MERCOSUL Cultural


O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, realizará, entre os dias 04 e 06 de Setembro de 2010, nos Arcos da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, o Encontro da Diversidade Cultural – A Independência da Cultura.

Um dos objetivos do Encontro é realizar a 1ª Reunião da Diversidade do MERCOSUL Cultural, no dia 4 de setembro. O Brasil representa, atualmente, a América do Sul no Comitê Intergovernamental da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO, e na última reunião dos ministros de cultura do MERCOSUL, foi decidido que o Brasil realizará uma reunião para definir as diretrizes, ações e estratégias de implementação da Convenção na América do Sul.

O segundo objetivo do evento é celebrar e dar visibilidade para a diversidade cultural de nosso país, dando à sociedade brasileira a oportunidade de vislumbrar, num só espaço, um recorte da nossa diversidade cultural. As muitas e variadas expressões em nosso país, que dificilmente têm a oportunidade de se encontrar com o público, poderão celebrar e refletir sobre a importância desta riqueza. O Encontro promoverá a convivência dos segmentos socioculturais formadores dessa diversidade, num total de 1.500 representantes de grupos e mestres das culturas populares, indígenas, ciganos, representantes do movimento LGBT, idosos, pessoas com deficiência, representantes das comunidades tradicionais de terreiro, imigrantes, produtores da cultura da infância, jovens do movimento hip hop, pessoas com transtorno mental, mulheres e trabalhadores formais e informais da cidade e do campo.

Serão realizadas rodas de convivência com temas transversais a todos os segmentos, como preconceito, cultura de paz, espiritualidade, economia da cultura, saúde, tradição e memória, meios de comunicação, participação das mulheres na cultura e transmissão dos saberes tradicionais.

Haverá, ainda, apresentações artísticas, feira de produtos culturais, cortejos e debates, com a oportunidade para a troca de experiências e reflexão sobre a convivência com a diferença, o respeito aos direitos humanos e o exercício da cidadania cultural.

http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/08/cataventomontado-small.jpgDiversos grupos artísticos se apresentarão durante os três dias de evento. Um grande cortejo nas ruas da Lapa está marcado para abrir o evento. Dentre os grupos convidados já estão confirmados: o Frevo de Olinda, o Mamulengo Só Riso e o Maracatu Piaba de Ouro, ambos de Pernambuco; os blocos Tá Pirando Pirado Pirou, Treme Terra e LGBT, do Rio de Janeiro; Bumba Meu Boi de Maracanã, do Maranhão; Grupo de Fandango Mandicuera, do Paraná; Nelson Triunfo e Jongo de Piquete, de São Paulo; Os Quentes da Madrugada, grupo de carimbó do Pará; e a Banda Caxiri na Cuia, que traz o forró indígena de Roraima, e outros.

O evento é aberto ao público e toda a programação é gratuita.

Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural
Ministério da Cultura

A covardia coloca a questão: 'É seguro?'
O comodismo coloca a questão: 'É popular?'
A etiqueta coloca a questão: 'É elegante?'
Mas a consciência coloca a questão: 'É correto?'
E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta.

Martin Luther King

Makota Kizandembu Kiamaza/T.C.
Mestra em Indumentária Africana
Estilista-Afro/Artesã -Educadora Social
Tarologa/Numerologa
Coordenação Executiva-Monabantu/MG
(31)96865777
www.vibeflog.com/tcrisarte

0 Comments: