terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projeto Mural abre inscrições para formação de correspondentes comunitários

Projeto Mural abre inscrições para formação de correspondentes comunitários

O “Mural” é um projeto multimídia que abrigará textos e vídeos produzidos por “correspondentes comunitários”: alunos de jornalismo, blogueiros, jovens com alguma experiência em jornalismo e outros interessados egressos de comunidades de periferia e de regiões pobres. Em sua etapa atual, o plano é ofecer uma formação básica para que estes repórteres se tornem colaboradores fixos do “Mural”, postando conteúdos jornalísticos ligados à própria vivência. O projeto visa fazer com que esses “correspondentes comunitários” possam oferecer, por meio da produção colaborativa de conteúdos multimídia, uma “visão de dentro” que acaba não entrando na pauta da grande mídia.

Além de conteúdos noticiosos, esses novos repórteres serão incentivados a relatar o passo a passo que levou à produção de cada reportagem, como as fontes foram encontradas, como as histórias foram construídas. Nesse caso, o “Mural” amplia seu objetivo e torna-se um “laboratório digital” de jornalismo, ferramenta importante na formação de outros “correspondentes”.

Os repórteres serão também motivados a divulgar seus emails e contatos em redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook, a fim de causar um efeito viral capaz de estimular novos usuários do “Mural” – tanto do ponto de vista do “consumo” da notícia, como da produção colaborativa dela. Dessa maneira, o projeto visa formar multiplicadores e impulsionar a criação de núcleos geradores de notícias nas periferias de São Paulo e em outras capitais brasileiras.

O treinamento deverá se dar em dois finais de semana, com aulas aos sábados e domingos, na sede da Folha de São Paulo (alameda Barão de Limeira, 425, Quinto Andar, Sala de Treinamento). O primeiro final de semana será o dos dias 11 e 12 de setembro, seguido dos dias 18 e 19 de setembro. As aulas serão das 10h às 18h.

Os interessados devem entrar em contato pelos e-mails
muralbrasil@gmail.com e bgarcez@gmail.com ou através do twitter: @muralbrasil ou @brunogarcez, enviando currículo, um breve texto de até 1500 caracteres explicando o porquê de seu interesse em participar do curso e um texto ou vídeo de sua autoria, que esteja entre seus favoritos.

0 Comments: