terça-feira, 31 de agosto de 2010

31 de agosto – Dia do Nutricionista

31 de agosto – Dia do Nutricionista
Márcia Lopes
Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

A segurança alimentar e nutricional está diretamente vinculada à qualidade do consumo alimentar da população. O consumo de frutas, hortaliças, grãos integrais e leguminosas, com redução na ingestão de açúcar, sal e gorduras, são recomendações do governo brasileiro, pautadas em políticas públicas de segurança alimentar e nutricional que incentivem a produção, a comercialização e o consumo de alimentos para a adoção de práticas de vida mais saudáveis.

A partir da promulgação da lei n.º 11.346, a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), de 15 de setembro de 2006, o governo brasileiro estabeleceu como prioridade na agenda política a questão da alimentação e nutrição, a partir de conceito ampliado de segurança alimentar e nutricional.

A partir dos artigos 2º e 3º contidos na Losan, observa-se que os conceitos de segurança alimentar e nutricional e de direito humano à alimentação adequada são articulados e complementares, ou seja, os programas e políticas de segurança alimentar e nutricional concretizam o direito humano à alimentação adequada em seus princípios e diretrizes.

O direito humano à alimentação é um direito básico, reconhecido pelo Pacto Internacional de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais e Culturais, ratificado por 153 países, inclusive o Brasil. A Emenda Constitucional nº 64 incluiu a alimentação entre os direitos sociais, fixados no artigo 6º da Constituição Federal de 1988.

As políticas nacionais relativas a alimentos e agricultura relacionam-se com a proteção e a promoção da saúde pública. Fazendo frente à situação complexa observada, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome tem atuado de maneira integrada e articulada com outras instâncias, por meio de programas e ações de educação alimentar e nutricional, rede de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, produção agroecológica integrada e sustentável, programa de aquisição de alimentos, agricultura urbana e periurbana.

Desta forma, destaca-se a importância da atuação do profissional nutricionista na qualificação das ações de segurança alimentar e nutricional. Por sua especificidade de conhecimentos, gera maior abrangência dos objetivos de integrar indivíduo na promoção da alimentação adequada e saudável, buscando o prazer cotidiano, o estímulo à autonomia e à mobilização social, valorização e respeito as especificidades culturais e regionais dos diferentes grupos sociais e etnias.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, protagonista dos marcos legais de segurança alimentar e nutricional, parabeniza os profissionais nutricionistas que ocupam relevante espaço nessa área, assim como aos que atuam em atendimento clínico, controle de qualidade de alimentos, produção de refeições coletivas, saúde pública, ensino, pesquisa e outras áreas de atuação.

Comunidades Tradicionais de Terreiros no Encontro da Diversidade Cultural Brasileira

Makota Kizandembu / Monabantu participará do Encontro da Diversidade Cultural Brasileira

Encontro da Diversidade Cultural Brasileira, que será realizado de 04 a 06 de setembro, na Fundição Progresso, Rio de Janeiro.

Makota Kizandembu/Mestra em Indumentária Africana e Educadora-social foi convidado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade do Ministério da Cultura e fará sua intervenção na Roda de Conversa: "Economia da Diversidade Cultural" ,representando o segmento de Comunidades Tradicionais de Terreiros

Makota Kizandembu aceitou o convite com satisfação,pois representa a valorização do seu trabalho e do MONABANTU/MG no conhecimento da diversidade e identidade cultural brasileira,incluindo, particularmente, a questão étnico cultural e as ações de combate ao racismo ,a intolerância religiosa e no resgate da influencia BANTU no território nacional .

Monabantu/MG

Coordenação de Comunicação

Encontro da Diversidade

I Reunião da Diversidade do MERCOSUL Cultural


O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, realizará, entre os dias 04 e 06 de Setembro de 2010, nos Arcos da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, o Encontro da Diversidade Cultural – A Independência da Cultura.

Um dos objetivos do Encontro é realizar a 1ª Reunião da Diversidade do MERCOSUL Cultural, no dia 4 de setembro. O Brasil representa, atualmente, a América do Sul no Comitê Intergovernamental da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO, e na última reunião dos ministros de cultura do MERCOSUL, foi decidido que o Brasil realizará uma reunião para definir as diretrizes, ações e estratégias de implementação da Convenção na América do Sul.

O segundo objetivo do evento é celebrar e dar visibilidade para a diversidade cultural de nosso país, dando à sociedade brasileira a oportunidade de vislumbrar, num só espaço, um recorte da nossa diversidade cultural. As muitas e variadas expressões em nosso país, que dificilmente têm a oportunidade de se encontrar com o público, poderão celebrar e refletir sobre a importância desta riqueza. O Encontro promoverá a convivência dos segmentos socioculturais formadores dessa diversidade, num total de 1.500 representantes de grupos e mestres das culturas populares, indígenas, ciganos, representantes do movimento LGBT, idosos, pessoas com deficiência, representantes das comunidades tradicionais de terreiro, imigrantes, produtores da cultura da infância, jovens do movimento hip hop, pessoas com transtorno mental, mulheres e trabalhadores formais e informais da cidade e do campo.

Serão realizadas rodas de convivência com temas transversais a todos os segmentos, como preconceito, cultura de paz, espiritualidade, economia da cultura, saúde, tradição e memória, meios de comunicação, participação das mulheres na cultura e transmissão dos saberes tradicionais.

Haverá, ainda, apresentações artísticas, feira de produtos culturais, cortejos e debates, com a oportunidade para a troca de experiências e reflexão sobre a convivência com a diferença, o respeito aos direitos humanos e o exercício da cidadania cultural.

http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/08/cataventomontado-small.jpgDiversos grupos artísticos se apresentarão durante os três dias de evento. Um grande cortejo nas ruas da Lapa está marcado para abrir o evento. Dentre os grupos convidados já estão confirmados: o Frevo de Olinda, o Mamulengo Só Riso e o Maracatu Piaba de Ouro, ambos de Pernambuco; os blocos Tá Pirando Pirado Pirou, Treme Terra e LGBT, do Rio de Janeiro; Bumba Meu Boi de Maracanã, do Maranhão; Grupo de Fandango Mandicuera, do Paraná; Nelson Triunfo e Jongo de Piquete, de São Paulo; Os Quentes da Madrugada, grupo de carimbó do Pará; e a Banda Caxiri na Cuia, que traz o forró indígena de Roraima, e outros.

O evento é aberto ao público e toda a programação é gratuita.

Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural
Ministério da Cultura

A covardia coloca a questão: 'É seguro?'
O comodismo coloca a questão: 'É popular?'
A etiqueta coloca a questão: 'É elegante?'
Mas a consciência coloca a questão: 'É correto?'
E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta.

Martin Luther King

Makota Kizandembu Kiamaza/T.C.
Mestra em Indumentária Africana
Estilista-Afro/Artesã -Educadora Social
Tarologa/Numerologa
Coordenação Executiva-Monabantu/MG
(31)96865777
www.vibeflog.com/tcrisarte

Obesidade atinge seis milhões de jovens brasileiros'

'Obesidade atinge seis milhões de jovens brasileiros'

Vera Lúcia Perino Barbosa é especialista em nutrição materno-infantil pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP/EPM], mestre em Ciência na Saúde pela mesma universidade e autora do livro Obesidade na Infância e na Adolescência - Exercício, Nutrição e Psicologia. Vera Lúcia é também idealizadora e presidente do Instituto Movere, criado em 2004 com o objetivo de prevenir e tratar crianças e adolescentes de baixa-renda, de 6 a 17 anos, com obesidade ou sobrepeso.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, em abril de 2009 (veja enlaces ao final desta entrevista), 43,3% dos brasileiros adultos estão com excesso de peso. Desses, 13% são obesos. Os dados são referentes a 2008 e revelam o crescimento da obesidade no Brasil. Em 2007, o índice era de 12,9% e, em 2006, 11,4%.

A obesidade atinge seis milhões de crianças e jovens brasileiros. Para Vera Lúcia é preciso encarar a obesidade como um problema grave de saúde pública que exige um trabalho estratégico elaborado por instituições públicas, escolas, profissionais de saúde e sociedade.

Nesta entrevista, a especialista explica o trabalho do instituto, fala sobre causas e conseqüências da obesidade e destaca a importância do envolvimento familiar no tratamento da obesidade infantil. "Para ajudar seu filho a vencer o desafio do controle de peso, busque orientação e apoio, mas além disso, seja um modelo positivo nas suas atitudes, nos seus hábitos alimentares e nas suas atividades físicas."

por Viviane Gomes

Rets - Qual foi a motivação para se criar uma entidade que atua na prevenção e no combate à obesidade infantil?
Vera Lúcia Perino Barbosa - Certamente, foi contribuir para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes com obesidade. Quando fiz minha especialização na UNIFESP atuei no ambulatório, trabalhando como agente estimulador, orientando os pacientes obesos a vivenciarem atividades motoras - até então desprezadas - e criando oportunidades de adoção de um novo modo de vida para eles. Lá, percebi que crianças e adolescentes com sobrepeso enfrentam sérias conseqüências orgânicas, sociais e emocionais. Já no instituto, tenho a felicidade de ver o progresso das crianças que fazem parte desse projeto. Todos aqui se emocionam quando recebemos relatos que contam como essas crianças conseguiram melhorar seu relacionamento na escola, na família e na vizinhança. Saber que o instituto contribuiu para a melhora da saúde física e mental delas é o que nos motivou e nos motiva a continuar esse trabalho.

Rets - Qual é a importância do tratamento da obesidade infantil?
Vera Lúcia Perino Barbosa - Atualmente em todo o mundo, mais de dois milhões de mortes estão associadas à inatividade física e à obesidade - uma vez que esses dois fatores contribuem com a incidência de doenças crônicas não-transmissíveis [DCNTs], tais como doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes. Só essas doenças contribuem com quase 60% dessas mortes e a previsão é que em 2020 o índice suba para 73%.

No Brasil, nos últimos 30 anos, observamos o rápido aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. Dados do IBGE de 2004 mostram que nesse período o número de adolescentes do sexo masculino acima do peso subiu de 4% para 18% e, em adolescentes do sexo feminino, subiu de 7,5% para 15,5%. Hoje, a obesidade atinge seis milhões de jovens brasileiros.

Rets - É extremamente preocupante.
Vera Lúcia Perino Barbosa - É sim. Esse aumento da prevalência de obesidade e sobrepeso na infância é preocupante porque crianças obesas apresentam maiores riscos de se tornarem adultos obesos, além de sofrerem com diversas condições mórbidas associadas, tais como: aumento da pressão arterial, doenças cardiovasculares, alterações ortopédicas e de mobilidade.

Rets - Mas o que causa a obesidade?
Vera Lúcia Perino Barbosa - Vários fatores são importantes na origem do acúmulo excessivo de gordura corporal. Basicamente, podemos separar em dois grandes grupos: internos (genéticos, fisiológicos e metabólicos) e externos (alimentares, psicológicos e os relacionados à prática de atividade física).

Rets - Você poderia explicar melhor esses fatores?
Vera Lúcia Perino Barbosa - Claro. Os genéticos se apresentam quando a criança possui uma predisposição genética à obesidade. Se numa família, os pais ou parentes apresentam obesidade, a chance da criança nascer com tendência a ser obesa é maior. Quando o peso dos pais é normal, há 7% de probabilidade dos filhos apresentarem obesidade; quando um dos pais é obeso, 40%; e quando ambos forem obesos é de 80%.

Nos aspectos fisiológicos, temos o hipotireoidismo (quando a tireóide produz pouco hormônio e faz com que o corpo funcione lentamente e a conseqüência disso pode ser o sobrepeso) e a baixa produção do hormônio HGH (produzido pela hipófise, glândula localizada na base do cérebro; a baixa produção desse hormônio causa acúmulo de gordura no tronco e na barriga).

Já os metabólicos estão relacionados à forma como o organismo de cada pessoa funciona. Por exemplo: há crianças que possuem um metabolismo que facilita o aumento de peso mesmo que ela coma pouco, e há outras que comem muito e não ganham peso. É importante lembrar que quando falamos de metabolismo, estamos nos referindo ao gasto energético, ou seja, à energia gasta pelo organismo para realizar todo tipo de atividade. Esse gasto é composto por: metabolismo basal, termogênese e atividade física. Desses componentes, o único que pode ser modificado é a atividade física. Assim, o objetivo aqui é aumentar o gasto energético.

Rets - Mas não são apenas esses fatores que influenciam na obesidade, certo?
Vera Lúcia Perino Barbosa - Certo. É fato que os fatores internos incidem seriamente na ocorrência da obesidade, mas estudos comprovam que mudanças nos padrões nutricionais e comportamentais relacionados a mudanças demográficas, socioeconômicas e epidemiológicas, ao longo do tempo, estão refletindo na redução progressiva da desnutrição e no aumento da obesidade.

Rets - Esses são os fatores externos?
Vera Lúcia Perino Barbosa - Sim. Nos alimentares, os tipos de alimentos, a forma de preparo, as preferências alimentares e a quantidade ingerida incidem no excesso de peso. Nos psicológicos, problemas emocionais podem levar a criança ou o adolescente a comer mais, usando o alimento como mecanismo de compensação ou defesa. Sobre atividade física, o estilo de vida sedentário leva à diminuição do gasto energético e como resultado temos o acúmulo de gordura corporal.

Rets - Com tantos aspectos a serem analisados, como a criança começa suas atividades no Instituto Movere?
Vera Lúcia Perino Barbosa - As crianças e os adolescentes chegam ao instituto por vários caminhos. Elas podem ser encaminhadas pelo conselho tutelar, por assistentes sociais, postos de saúde, escolas, hospitais etc. Há também casos de pais que não chegam de um encaminhamento, mas ligam para o instituto e marcam uma entrevista. Nessa entrevista, uma equipe multidisciplinar faz uma triagem e encaminha as crianças e os adolescentes para a Santa Casa para fazer os exames médicos. Depois, essa equipe - composta por profissionais de nutrição, psicologia e educação física - inicia, de fato, as atividades da criança no instituto.

Rets - Que atividades são oferecidas?
Vera Lúcia Perino Barbosa - A equipe constrói um programa de atividades, que respeita as características psicofísicas da criança, e um programa de exercícios, composto por práticas aeróbicas, exercícios resistidos, alongamentos e atividades lúdicas. Definimos a orientação nutricional, que envolve até aulas teóricas e práticas na cozinha experimental e, fechando o ciclo, são realizadas dinâmicas de grupo com uma psicóloga, uma vez por semana. Vale destacar que os pais também são atendidos pelo programa.

Rets - E quais são os resultados obtidos?
Vera Lúcia Perino Barbosa - Com essas atividades, em curto tempo, já observamos melhoras importantes nos riscos para a saúde dessas crianças e adolescentes. Percebemos melhoras nas taxas de colesterol, hipertensão, na composição corporal (com diminuição de gordura e aumento da massa magra), além de mudanças significativas no padrão de qualidade da alimentação tanto das crianças quanto de seus familiares e principalmente melhora da auto-estima.

Rets - Quais são os principais programas do instituto?
Vera Lúcia Perino Barbosa - O projeto Qualidade de Vida (Prevenção de Comorbidades e Melhoria da Qualidade de Vida em Crianças e Adolescentes Obesos de Baixa Renda) é o nosso carro-chefe. Ele vem sendo realizado há cinco anos, atendendo diretamente 220 crianças e adolescentes e suas famílias. Outro projeto importante é o Capacitação, voltado para a formação de profissionais da área de saúde e educação Estes profissionais são sensibilizados a mobilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do tratamento da obesidade infanto-juvenil por meio de diagnóstico precoce e com informações sobre as conseqüências da obesidade na saúde e na expectativa de vida das crianças.

Temos também o projeto Personagens, que foi idealizado para facilitar a compreensão dos recursos disponíveis na elaboração de uma dieta saudável. Os bonecos Moverita e Moverito são feitos de pano e trazem uma pirâmide nutricional impressa nas costas - o que facilita a escolha dos alimentos que vão compor a dieta da criança.

Rets - Sabemos que há outros projetos previstos para serem realizados este ano. Você pode falar sobre eles?
Vera Lúcia Perino Barbosa - Claro. Conseguimos uma parceria com a Berkeley University, da Califórnia, que nos cedeu os direitos de reprodução de uma cartilha educativa, desenvolvida pela Dra. Joanne Ikeda, voltada para orientação dos pais sobre a obesidade. Contamos com o trabalho voluntário de diversos profissionais para traduzir, diagramar e ilustrar o material. Agora estamos buscando patrocínio para a impressão dessas cartilhas.

Numa outra ponta, queremos reaplicar o projeto em comunidades de baixa renda e fazer mais campanhas de alerta contra a obesidade infantil. Primeiramente, pensamos em atingir a Zona Leste de São Paulo, por se tratar de uma região com bolsões de pobreza e com grande vulnerabilidade social, ampliando o acesso aos programas já consolidados a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, possam vir a ser beneficiados.

Com a campanha "Obesidade infantil é um peso que se leva para toda a vida", queremos sensibilizar as pessoas sobre os riscos inerentes a esta doença e mostrar como ela pode marcar uma pessoa desde a infância até a vida adulta. Essa campanha foi desenvolvida porque no dia a dia do instituto o que vemos são pais totalmente desinformados sobre a obesidade infantil, sem saber lidar com crianças que não querem ir para a escola devido ao excesso de peso, sem entender crianças com depressão, com baixa auto-estima e com problemas de saúde. Então, organizamos a campanha - elaborada e discutida exaustivamente com toda nossa equipe, com pais e profissionais de saúde e comunicação - totalmente voltada para os pais e cuidadores das crianças, destacando seu papel na criação da criança e do adolescente com obesidade ou sobrepeso.

Rets - Além disso, o que se pode fazer para reverter esse panorama do crescimento das taxas de obesidade?
Vera Lúcia Perino Barbosa - Antes de tudo, é preciso saber que a obesidade é um problema grave de saúde pública e que exige urgentemente um trabalho realmente estratégico, com ações pensadas pelo poder público, escolas, profissionais de saúde e sociedade.

Quero acrescentar que crianças e famílias lidam com essa situação de formas diferentes: algumas fazem dela o foco de sua vida familiar e outras fingem que o problema não existe. Mas há duas verdades básicas para todas as famílias. Em primeiro lugar, os pais influenciam constantemente o relacionamento de seus filhos com os alimentos, com atividades físicas e com eles próprios. Em segundo lugar, o controle de peso é um problema familiar, que exige uma solução familiar. Para ajudar seu filho a vencer o desafio do controle de peso, busque orientação e apoio, mas além disso, seja um modelo positivo nas suas atitudes, nos seus hábitos alimentares e nas suas atividades físicas.

Para mais informações:

Instituto Movere

Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, Vigitel 2008.

Fonte:
http://www.rets.org.br/

Projeto Mural abre inscrições para formação de correspondentes comunitários

Projeto Mural abre inscrições para formação de correspondentes comunitários

O “Mural” é um projeto multimídia que abrigará textos e vídeos produzidos por “correspondentes comunitários”: alunos de jornalismo, blogueiros, jovens com alguma experiência em jornalismo e outros interessados egressos de comunidades de periferia e de regiões pobres. Em sua etapa atual, o plano é ofecer uma formação básica para que estes repórteres se tornem colaboradores fixos do “Mural”, postando conteúdos jornalísticos ligados à própria vivência. O projeto visa fazer com que esses “correspondentes comunitários” possam oferecer, por meio da produção colaborativa de conteúdos multimídia, uma “visão de dentro” que acaba não entrando na pauta da grande mídia.

Além de conteúdos noticiosos, esses novos repórteres serão incentivados a relatar o passo a passo que levou à produção de cada reportagem, como as fontes foram encontradas, como as histórias foram construídas. Nesse caso, o “Mural” amplia seu objetivo e torna-se um “laboratório digital” de jornalismo, ferramenta importante na formação de outros “correspondentes”.

Os repórteres serão também motivados a divulgar seus emails e contatos em redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook, a fim de causar um efeito viral capaz de estimular novos usuários do “Mural” – tanto do ponto de vista do “consumo” da notícia, como da produção colaborativa dela. Dessa maneira, o projeto visa formar multiplicadores e impulsionar a criação de núcleos geradores de notícias nas periferias de São Paulo e em outras capitais brasileiras.

O treinamento deverá se dar em dois finais de semana, com aulas aos sábados e domingos, na sede da Folha de São Paulo (alameda Barão de Limeira, 425, Quinto Andar, Sala de Treinamento). O primeiro final de semana será o dos dias 11 e 12 de setembro, seguido dos dias 18 e 19 de setembro. As aulas serão das 10h às 18h.

Os interessados devem entrar em contato pelos e-mails
muralbrasil@gmail.com e bgarcez@gmail.com ou através do twitter: @muralbrasil ou @brunogarcez, enviando currículo, um breve texto de até 1500 caracteres explicando o porquê de seu interesse em participar do curso e um texto ou vídeo de sua autoria, que esteja entre seus favoritos.

Funbio abre chamada para projetos

Funbio abre chamada para projetos

O projeto Proteção da Mata Atlântica II está com chamada de projetos aberta para viabilizar iniciativas ligadas à temática de pagamentos por serviços ambientais (PSA) de água e biodiversidade, bem como de redução de emissão e fixação de carbono no bioma Mata Atlântica. Será disponibilizado um valor máximo de R$ 4,8 milhões. Organizações sem fins lucrativos, instituições de pesquisa e ensino, empresas estaduais ou municipais de água, agências de bacias ou consórcios e associações municipais vinculados ao tema poderão encaminhar propostas ao Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Funbio até 24 de setembro.

As instituições proponentes deverão ter pelo menos dois anos de existência legal e comprovada experiência com o desenvolvimento de projetos ambientais, tais como trabalhos com pagamento por serviços ambientais, atividades de mobilização, capacitação, educação ambiental, recuperação ambiental, planejamento ambiental dentre outras.

Poderão ser apoiados projetos em fase de elaboração e em fase de desenvolvimento. Não poderão solicitar apoio projetos que estão prestes a entrar em operação ou que já realizam pagamentos por serviços ambientais. Iniciativas novas, em fase de elaboração, podem solicitar um valor máximo de R$ 500 mil, enquanto que projetos que já estão em desenvolvimento podem solicitar ter um custo de no máximo R$ 250 mil, excluindo-se os valores da contrapartida, que deverá ser de no mínimo 20%. A contrapartida pode ser assegurada pelo proponente por recursos financeiros ou por bens e serviços, desde que economicamente comprovados. Os projetos devem ter duração máxima de 1 ano e 5 meses.

Os valores serão distribuídos da seguinte forma: R$ 2,2 milhões para projetos de conservação e produção de água; R$ 1,6 milhões para projetos de fixação ou redução de emissão de carbono; e R$ 1 milhão para iniciativas ligadas à conservação da biodiversidade. Cada proponente poderá apresentar somente um projeto.

O projeto “Proteção da Mata Atlântica II”, apoiado pelo Fundo de Conservação da Mata Atlântica (em Inglês, Atlantic Forest Conservation Fund – AFCOF), é coordenado pelo MMA e conta com apoio técnico e financeiro do Governo da Alemanha, no âmbito da Iniciativa Internacional do Clima do Ministério do Meio Ambiente daquele país, por meio do Banco Alemão KfW Entwicklungsbank.

O edital completo e documentos complementares estão disponíveis para download abaixo.

Anexo

AFCoF II_ chamada04.2010_PSA _17ago.pdf

anexos ao edital PSA_formulários e roteiros.doc

Manual Operacional para Projetos do Funbio jan_2008.pdf

Lei Federal_667325.pdf

V Semana Nacional de Direitos Humanos: Iguais na Diferença

Reabertura do Edital de Chamamento Público SEDESE/N º 01/2010 E SMPS/N º 003/2010 de 24 de Maio DE 2010, Republicado em 18 de Junho de 2010

O Estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social/Subsecretaria de Direitos Humanos, neste Edital denominada SEDESE, e o Município de Belo Horizonte (MG), por intermédio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, neste Edital denominada SMPS, tornam público a reabertura do procedimento de Chamamento Público de órgãos do Poder Público, organizações da Sociedade Civil e instituições privadas, interessados em inscrever atividades para integrar a programação da “V Semana Nacional de Direitos Humanos: Iguais na Diferença”, a ser realizada no Município de Belo Horizonte, no período de 07 a 12 de dezembro de 2010, em virtude do número considerável de pedidos de instituições interessadas em participar das Atividades Descentralizadas.

A “V Semana Nacional dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença” é um evento promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com os governos estadual e municipal, demais instituições públicas e organizações não governamentais, com o objetivo de proporcionar a reflexão em torno das temáticas relacionadas aos direitos humanos, no contexto das comemorações do 62º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

As atividades selecionadas irão compor a programação oficial do evento e serão desenvolvidas de forma descentralizada, em espaços públicos ou privados, por intermédio de projetos apresentados pelos proponentes, de sua exclusiva responsabilidade. A inscrição, a análise e a seleção das atividades deverão se orientar pelos critérios definidos no regulamento contido no Anexo I deste Edital de Chamamento Público.

Fica estabelecido que as entidades selecionadas por meio da primeira seletiva, realizada entre 24 de maio e 26 de junho de 2010, cujo resultado foi publicado em 30 de junho de 2010 no Diário Oficial do Município, já integram a lista de atividades participantes sendo desnecessária sua reinscrição.

Belo Horizonte, 26 de agosto de 2010

Ana Lúcia Almeida Gazzola
Secretária de Estado de Desenvolvimento Social

Maria Céres Pimenta Spínola de Castro
Subsecretária de Direitos Humanos/SEDESE

Jorge Raimundo Nahas
Secretário Municipal de Políticas Sociais

Anexo I

Regulamento

Do Objeto

Art. 1º - O presente procedimento de Chamamento Público tem por objetivo selecionar atividades que irão compor a “V Semana Nacional de Direitos Humanos: Iguais na Diferença”, a ser realizada no Município de Belo Horizonte, no período de 07 a 12 de dezembro de 2010.

Art. 2º - Entende-se por atividades: seminários, oficinas, conferências, mesas redondas, atividades artístico-culturais, ações de mobilização, atividades esportivas e outras ações de formação, voltadas direta ou indiretamente para temas relacionados aos Direitos Humanos.

Art. 3º - As atividades selecionadas irão compor a programação oficial da “V Semana Nacional de Direitos Humanos: Iguais na Diferença”, a ser realizada no Município de Belo Horizonte, no período de 07 a 12 de dezembro de 2010.

Art. 4º - As atividades selecionadas na forma prevista neste Regulamento serão executadas nos dias 08 e 09 de dezembro de 2010, conforme programação oficial do evento.

Art. 5º - As atividades poderão ter abrangência municipal e região metropolitana de Belo Horizonte.

Da Inscrição

Art. 6º - Poderão inscrever atividades quaisquer órgãos do Poder Público, organizações da Sociedade Civil e instituições privadas, interessadas em promover reflexões sobre temas relacionados aos direitos humanos.

Art. 7º - As inscrições deverão ser realizadas no período de 30 de agosto de 2010 a 15 de setembro de 2010, em formulário cujo modelo está contido no Anexo II, disponibilizado no sitio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (www.pbh.gov.gov.br), e entregues na Coordenadoria de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, na Rua Espírito Santo, 505, 11° andar, ou enviados ao e-mail: cdhuman@pbh.gov.br.

Da Seleção das Atividades

Art. 8º - A análise e a seleção das atividades inscritas serão feitas com base nos seguintes critérios:
I - consonância da atividade ao tema proposto para o evento;
II - tipo de atividade proposta;
III - metodologia de organização da atividade;
IV - capacidade de autofinanciamento.

Da Comissão de Avaliação e Coordenação das Atividades

Art. 9º - As atividades serão avaliadas pela Comissão de Avaliação e Coordenação, já constituída pela RESOLUÇÃO CONJUNTA SEDESE/SMPS. Nº 01/2010, DE 18 DE JUNHO DE 2010, responsável pela análise e seleção das atividades inscritas e coordenação da execução das atividades selecionadas, por intermédio de Resolução Conjunta da SEDESE e SMPS.

Art. 10 - A Comissão de Avaliação e Coordenação é composta por:
I - 02 (dois) representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social/Subsecretaria de Direitos Humanos;
II - 02 (dois) representantes da Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte;
III – 01 (um) representante do Poder Legislativo Estadual;
IV – 01 (um) representante do Poder Legislativo Municipal;
V – 01 (um) representante do Fórum de Direitos Humanos.

Art. 11 - As decisões da Comissão de Avaliação e Coordenação são definitivas, não sendo suscetíveis de recursos ou impugnações.

Da Divulgação dos Resultados

Art. 12 - O resultado da seleção será publicado no endereço eletrônico da SEDESE, Subsecretaria de Direitos Humanos (www.social.mg.gov.br), e no endereço eletrônico da Prefeitura de Belo Horizonte (
www.pbh.gov.br) no dia 20 de setembro de 2010.

Da Realização das Atividades

Art. 13 - As atividades selecionadas deverão ser realizadas no período definido no art. 4º deste regimento.

Art. 14 - As atividades deverão ser desenvolvidas em espaços previamente definidos pela entidade proponente, no âmbito do Município de Belo Horizonte ou nos demais municípios da Região Metropolitana.

Art. 15 - Todo o processo de preparação e realização da atividade, logística necessária, despesas decorrentes e encargos fiscais e trabalhistas serão de inteira responsabilidade da entidade proponente.

Art. 16 – Não caberá nenhuma contrapartida financeira do Estado ou do Município em decorrência da execução das atividades selecionadas.

Disposições Finais

Art. 17 - Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, as entidades poderão solicitar informações pelo endereço eletrônico:
vsemanadh@social.mg.gov.br, cdhuman@pbh.gov.br, ou pelos telefones 31- 3277-6903 e 31 - 3348-4450.

Art.18 - É de responsabilidade das entidades proponentes o acompanhamento dos procedimentos definidos neste Edital de Chamamento Público, no endereço eletrônico da SEDESE/Subsecretaria de Direitos Humanos (
www.social.mg.gov.br), e no endereço eletrônico da Prefeitura de Belo Horizonte (www.pbh.gov.br).

Art. 19 - A participação no processo de seleção implicará aceitação, por parte dos concorrentes, de todas as exigências regulamentares, sendo que o descumprimento de qualquer delas acarretará desclassificação do processo de seleção.

Art.20 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Avaliação e Coordenação.

Anexo II
(a que se refere o art. 7º do Regulamento do Edital de Chamamento Público de Chamamento Público SEDESE/N º 01/2010 e SMPS /N º 003/2010, de 24 de agosto de 2010)

Ficha de Inscrição de Atividade

Nome da Atividade:

Tipo de Atividade:

( ) Seminário
( ) Atividade artístico-cultural
( ) Oficina
( ) Mobilização
( ) Mesa redonda
( ) Atividade esportiva
( ) Outra. Especificar:

Descrição da atividade (formato da atividade, coordenação, tempo de duração, recursos técnicos que serão utilizados).

Estimativa de custo da atividade e origem do recurso a ser utilizado

Nome dos expositores ou debatedores (se for o caso)

Data de realização:

( ) 08 de dezembro de 2010
( ) 09 de dezembro de 2010

Horário:

Local:

Endereço completo:

Rua ou avenida:
Número:
Complemento:
Bairro:
Município:
Público-Alvo:
Público Estimado (número de participantes):
Entidade Proponente:
Endereço completo:
Rua ou avenida:
Número:
Complemento:
Bairro:
Município:
CEP:
Telefone de contato:
E-mail:

Cenas de Cada Dia

Cenas de Cada Dia

Clique na imagem

FETO - Festival Estudantil de Teatro

O FETO – Festival Estudantil de Teatro apresenta a partir do dia 26/08 a lista de espetáculos selecionados para sua décima edição, que acontece entre os dias 20 e 30 de outubro deste ano.

Na edição deste ano, 907 estudantes se inscreveram: prova do estabelecimento de redes colaborativas entre grupos, estudantes e arte-educadores ao longo de 12 anos e dez edições. Além disso, na edição deste ano, todas as regiões do país foram representadas por 12 estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará e Pernambuco.

O FETO durante suas dez edições recebeu grupos, estudantes e arte-educadores de todo o Brasil com intuito de fomentar uma rede colaborativa do ensino de artes cênicas. O FETO é realizado pela Associação No Ato Cultural – de Belo Horizonte, e possui apoio de incentivo fiscal.



Gostaríamos de contar com o apoio do Areté Educar para a divulgação dos espetáculos selecionados do FETO 2010.

Segue em anexo o release dos espetáculos selecionados para o FETO – Festival Estudantil de Teatro e algumas imagens dos espetáculos para divulgação podem ser baixadas aqui Fotos

Caso necessitem de outras imagens ou contatos de fontes, por favor, entre em contato conosco.

Segue em anexo o release do evento.

FETO-Release.doc

Mais informações: http://www.fetobh.art.br/

Sóstenes Reis
Assessor de Comunicação
(31) 8433-4719
(31) 2555-8575
www.noatocultural.org.br
www.fetobh.art.br
www.twitter.com/FETOBH

Audiência Pública da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Audiência Pública na ALERJ:

"Financiando uma Educação Pública de Qualidade para Todos/as"

Dia 1º de setembro - quarta - 10h00

Convidamos todos(as) para a Audiência Pública da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), proposta pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação no Rio de Janeiro, que terá como tema o "Financiamento de uma Educação de Qualidade para Todos e Todas". Será no dia 01/09/2010 (quarta-feira), às 10h, na ALERJ - Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março, s/n, sl. 316, Praça XV/ Centro, Rio, RJ.

O foco da audiência é o capítulo 5 do Plano Estadual de Educação, que trata sobre o Financiamento e Gestão da Educação, no qual é citado o Custo Aluno-Qualidade. Além dos deputados estaduais membros da Comissão de Educação, estão convidados à fazer uso da palavra:

* Maurícío Fabião (Instituto MAIS Cidadania): O CAQi e os royalties do petróleo;
* Lea Cutz (Representação do MEC-RJ): A visão do MEC sobre financiamento;
* Flávia Calé (UEE-RJ): O que pensam o estudantes sobre gestão da educação;
* José Adilson ( UNDIME-RJ): A questão do ensino fundamental para o Estado;
* Jane Paiva (Fórum EJA): O financiamento da Educação de Jovens e Adultos.

Esse é um importante tema para a educação pública no Rio de Janeiro. Sem financiamento adequado, não há educação de qualidade. Por isso, esperamos vocês lá! Participe!!!

Maurício França Fabião
Sociólogo, Professor e Mestre em Ciências Sociais (Uerj)
Artigos Sociais: http://mauriciofrancafabiao.blogspot.com
Diretor geral do Instituto MAIS Cidadania - EducAção contra Pobreza
Professor filiado ao SEPE-RJ e ao SINPRO-Rio - "Sozinho o problema é seu!"
Coordenador estadual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (Comitê Rio)

"Nós devemos fazer da vida e do tempo o que de melhor nos pudermos, todos os dias!"
Herbert de Souza (Betinho)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

II Congresso Internacional de Esquizoanálise e Esquizodrama

II Congresso Internacional de Esquizoanálise e Esquizodrama

Inscrições abertas

Vagas limitadas

Clique
aqui para informações


6º Betiquim - Festival de Tira-Gosto de Betim


6º Betiquim adota edição sustentável com consultoria da ECCOX Ambiental

No período do evento – 1º a 26/9 - ações sustentáveis nos bares e restaurantes vão sensibilizar o público para a importância de preservar o ambiente em que vivemos.

O público mineiro adora encontrar os amigos nos bares e restaurantes para colocar o papo em dia, comemorar uma data especial ou relaxar após um dia estressante de trabalho. Belo Horizonte, por exemplo, é conhecida em todo o Brasil como a ‘capital dos bares’, por concentrar o maior número de estabelecimentos do segmento no país. Esta fama está se espalhado também por outras cidades da região metropolitana, onde os bares também exercem poder de atração nas pessoas, reunindo num só lugar descontração, lazer, entretenimento, boa comida e bebida gelada.

Este é o caso de Betim, uma das mais importantes cidades mineiras, que criou o próprio festival temático de comida de boteco, o ‘Betiquim’, para promover e divulgar os principais bares da cidade. O que muitas pessoas não sabem é que, além de serem agradáveis locais para convivência e troca de experiências, os bares e restaurantes podem ser grandes poluidores do meio ambiente, principalmente, pela alta geração de resíduos. Estão incluídos óleo de cozinha, plástico, efluente sanitário, alumínio, vidro, restos de alimentos, papel, ruídos, entre outros.

Para conscientizar os proprietários e os freqüentadores dos bares para a importância da atitude responsável com o meio ambiente, amenizando os impactos de suas ações, o 6º Betiquim - Festival de Tira-Gosto de Betim vai adotar o conceito de ‘edição sustentável’, numa parceria com a ECCOX Tecnologia e Soluções Ambientais. O evento, que acontecerá de 1º a 26 de setembro, nos principais bares e restaurantes da cidade, é uma realização da Kiev Eventos em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim. A previsão da organização é que 60 mil pessoas visitem os bares que integram a iniciativa.

“O Betiquim é o primeiro evento do país com o conceito de sustentabilidade. A proposta é desenvolver ações para conscientizar os dois lados do balcão – proprietários e clientes - sobre a importância da consciência ambiental e da atitude responsável com o meio em que vivemos. Buscamos não somente a adequação ambiental dos bares participantes, mas também a valorização dos estabelecimentos a partir da adoção de um modelo sustentável que agregue o desenvolvimento econômico e a responsabilidade social”, destaca João Ricardo Magalhães Gonçalves, arquiteto urbanista e sócio-proprietário da ECCOX Ambiental.

Programa Bar Sustentável

Um dos objetivos da parceria da Kiev Eventos com a ECCOX Ambiental é aproveitar a freqüência dos bares participantes do Betiquim para a conscientização ambiental. Como os locais são pontos de encontros, em sua maioria, de adultos formadores de opinião, a idéia é inserir a cultura da sustentabilidade em meio ao lazer, incentivando a adoção de um conjunto de atitudes que melhorem a qualidade de vida da comunidade.

A ECCOX Ambiental irá proporcionar o suporte técnico e a consultoria de sustentabilidade aos estabelecimentos participantes, orientando para o reuso e reciclagem correta de resíduos e efluentes, controle das emissões sonoras e adoção de práticas contra o desperdício.

Durante o período do evento, a equipe da ECCOX visitará os bares do Betiquim para orientar os proprietários sobre as melhorias e adequações necessárias. No dia do evento em cada bar específico, a empresa contará com agentes verdes conscientizando o público sobre os conceitos de sustentabilidade. A empresa irá definir uma entidade para destinar os resíduos recicláveis em cada bar. A quantidade de CO2 emitida também será medida para que possa ser neutralizada ao final do evento com o plantio de árvores pelos freqüentadores.

Selo Bar Sustentável

O selo ‘Bar Sustentável’ será concedido aos estabelecimentos que adotarem mais práticas de sustentabilidade. Para isso, serão avaliados o percentual de geração de resíduos e sua correta destinação, níveis de ruído, práticas de educação ambiental e social, entre outros critérios.

“O objetivo de todas as ações é semear a cultura de sustentabilidade, contribuindo para eco-eficiência dos estabelecimentos. A meta é reduzir em até 20% a destinação incorreta dos resíduos, e em 10% o consumo energético, ao mesmo tempo. promovendo educação ambiental dos freqüentadores e da sociedade”, completa João.

O encerramento do Betiquim 2010 será no dia 26 de setembro, no Parque de Exposições de Betim, com show do grupo Demônios da Garoa. Na ocasião será oficializado o lançamento do programa “Bares e Restaurantes Sustentáveis de Betim,” uma iniciativa da ECCOX Ambiental e Kiev Promoções e Eventos. O projeto faz parte do programa de responsabilidade sócio-ambiental das empresas de Betim e o principal objetivo é multiplicar os modelos de sustentabilidade nos estabelecimentos do setor.

A ECCOX Tecnologia e Soluções Ambientais, fundada em 2005, atua com projetos e consultoria nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade, gestão de qualidade e integrada, gestão de aprovações e projetos de engenharia e arquitetura. Com sede em Betim (MG), principal pólo industrial da Região Metropolitana da capital mineira, a empresa foca seus negócios na atuação consciente, gerando sustentabilidade e segurança para seus clientes, parceiros e o planeta.

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Patrícia Leris
(31) 3221-9241 / 3225-1116 / 8788-0043
ampla@amplacomunicacao.com.br
Agosto/2010

Patrícia Leris
Ampla Soluções em Comunicação
Rua Visconde de Taunay, 61A - São Lucas
Belo Horizonte - MG - 30240-300
(31) 3221-9241 - (31) 3225-1116 - (31) 8719-8873
imprensa2@amplacomunicacao.com.br

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dia Mundial da Alimentação 2010

Todo o mundo unido contra a fome no Dia Mundial da Alimentação 2010

"Unidos Contra a Fome". Este é o tema do Dia Mundial da Alimentação 2010. A celebração é promovida em todo o planeta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no dia 16 de outubro. Foi neste dia, no ano de 1945, que foi criada a FAO.

No Brasil, todos os anos a data é celebrada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) juntamente com parceiros, órgãos públicos e privados e entidades da sociedade civil. Neste ano, acontecerão atividades de 11 a 17 de outubro, consolidando a Semana Mundial da Alimentação.

Estimativas recentes da FAO revelam que cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome em todo o mundo. Embora o Brasil esteja cada dia mais perto de debelar o problema da fome, fruto do êxito de suas políticas públicas, muitos brasileiros ainda convivem com esse flagelo social.

Entre os objetivos do Dia Mundial da Alimentação estão: estimular uma maior atenção à produção agrícola em todos os países e um maior esforço dos países para acabar com a fome; estimular a cooperação técnica e econômica entre os países em desenvolvimento para acabar com a fome.

Outros objetivos são: promover a participação das populações rurais, em especial as mulheres camponesas e grupos mais vulneráveis, nas decisões e atividades que afetam as suas condições de vida; fortalecer a consciência política sobre o problema da fome no mundo.

A FAO também quer que os países promovam a transferência de tecnologias e fomentem o sentido de solidariedade interna e externa na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza, bem como celebrar os êxitos obtidos em desenvolvimento agrícola e alimentar.

Fonte: CONSEA Nacional

2º Seminário Internacional de Gestão Cultural abre inscrições gratuitas


2º Seminário Internacional de Gestão Cultural
Inscrições gratuitas
De 5 a 8 de outubro de 2010
Belo Horizonte

A gestão dos espaços culturais discutida por profissionais nacionais e internacionais

Seminários temáticos sobre os vários eixos que constituem o debate em que a cultura se configura como espaço de pensamento, comunicação e inovação.

Começa hoje as inscrições para o encontro Espaços Culturais - 2º Seminário Internacional de Gestão Cultural, que ocorrerá entre os dias 5 e 8 de outubro de 2010, no Espaço Cultural CentoeQuatro. Os interessados poderão fazer suas inscrições gratuitamente no endereço: www.duo.inf.br/seminario, entre os dias 17 de agosto e 1º de outubro de 2010.

A DUO Informação e Cultura realiza este segundo seminário com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre os espaços culturais na atualidade e fomentar o debate e o diálogo entre artistas, criadores, pensadores, escritores, produtores e gestores. Também é objetivo do seminário discutir conceitualmente os espaços culturais contemporâneos, considerando a realidade virtual, a circulação da informação cultural e a comunicação em redes sociais.

Nos quatro dias de evento palestrantes e participantes, segundo a curadora, Marta Porto, poderão “trocar experiências, pensamentos, memórias, sonhos e reflexões, estimulando vivências múltiplas”. Essas reflexões promoverão o debate sobre o que são e para onde vão os espaços culturais.

Destaques na programação do encontro Espaços Culturais - 2º Seminário Internacional de Gestão Cultural:

Antônio Carlos Sartini - Museu da Língua Portuguesa – São Paulo/SP;

Fernando Maculan e Mariza Machado Coelho - A&M Arquitetura - Belo Horizonte/MG;

Gloria Inês - Diretora Geral de Biblioteca Pública Piloto de Medellín para América Latina - Medellín/CO;

Jochen Volz - Instituto Inhotim – Brumadinho/MG;

Lucas Bambozzi - Artista multimídia, documentarista e curador - São Paulo/SP;

Luis Callejas e Edgar Mazo - Estudio de Arquitectura y Paisaje - Paisajes Emergentes/Colômbia;

Martí Peran – Professor titular de Teoria da Arte da Universidade de Barcelona/Espanha.

Mauro Munhoz - Diretor Presidente da Associação Casa Azul e diretor da Mauro Munhoz Arquitetura - São Paulo/SP

Stéphane Huchet - Professor associado do Departamento de Análise Crítica, Escola de Arquitetura da UFMG - Belo Horizonte/MG;

Serviço:
Inscrições: www.duo.inf.br/seminario
Vagas: 300
Taxa de inscrição: gratuito
Local: Espaço Cultural CentoeQuatro. Praça Ruy Barbosa, 104, Centro, Belo Horizonte.
Estacionamento: Av. Santos Dumont, 218, Centro. R$ 5,00 (preço único), com serviço de acompanhamento até o seu veículo. Acesso para deficientes.

Patrocínio
Usiminas

Parceria
AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do X Brasil

Apoio
Banco do Brasil

Apoio Cultural
Instituto Cultural Usiminas
Instituto Antônio Mourão Guimarães
CentoeQuatro

2º Seminário Internacional de Gestão Cultural

5 a 8 de outubro, Belo Horizonte
www.duo.inf.br/seminario

Assessoria de Imprensa

Sinal de Fumaça – A comunicação original
Fone: (31) 3264-4404
E-mails:

pollyanna@sinaldefumaca.com.br
viviane@sinaldefumaca.com.br
sergio@sinaldefumaca.com.br

Sérgio Stockler
(31) 9143-1001
Pollyanna Alcântara
(31) 9752-4058
Viviane A Araújo
(31) 8889-2901

Processo Seletivo 2-2010 (Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Serviço Social)

Estamos contratando equipe técnica social para trabalhos pontuais na área de elaboração, execução e avaliação de projetos sociais. Os técnicos deverão ter formação em serviço social, psicologia, pedagogia ou sociologia e residirem em Teresina- PI, Goiania- GO, Belo Horizonte- MG e Brasília-DF.
Deverão ainda comprovar experiência conforme quadro abaixo:

1 – Coleta e análise de Dados.

Discriminação Pré-requisitos
Análise de dados socioeconômicos, sócio-ambientais, de demanda e expectativas de grupo social, com a respectiva tabulação/processamento dos dados(incluída todas as despesas) Formação superior: Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia.
Ter cursado na graduação, disciplina de metodologia de pesquisa social e estatística ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 60h.
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na realização de pesquisa social., comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Coleta de dados sócio-econômicos, sócio-ambientais, de demanda e expectativas de grupo social, com a respectiva tabulação/processamento dos dados, utilizando questionários de questões fechadas (incluídas todas as despesas)
Formação superior: Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Ter cursado na graduação, disciplina de metodologia de pesquisa social e estatística ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 60h.
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na realização de pesquisa social., comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Coleta de dados sócio-econômicos, sócio-ambientais, de demanda e expectativas de grupo social, para avaliação de resultados e/ou impacto social, com a respectiva tabulação/processamento dos dados utilizando questionários de questões fechadas e abertas (incluídas todas as despesas) Formação superior: Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Ter cursado na graduação, disciplina de metodologia de pesquisa social e estatística ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 60h.
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na realização de pesquisa social., comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Coleta de dados para avaliação de resultados e/ou impacto social, com a respectiva tabulação/processamento dos dados utilizando questionários de questões fechadas e abertas(incluídas todas as despesas).
Formação superior:
Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Ter cursado na graduação, disciplina de metodologia de pesquisa social e estatística ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 60h.
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na realização de pesquisa social., comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Coleta de dados sócio-econômicos, sócio-ambientais, de demanda social e expectativas, em comunidade ou grupos de beneficiários, com a respectiva tabulação/processamento/interpretação dos dados, utilizando questionários de questões fechadas (incluídas todas as despesas). Formação superior: Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Ter cursado na graduação, disciplina de metodologia de pesquisa social e estatística ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 80h.
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na realização de pesquisa social., comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.


Coleta de dados sócio-econômicos, sócio-ambientais, de demanda social e expectativas, em comunidade ou grupos de beneficiários, para avaliação de resultados e/ou impacto social, com a respectiva tabulação/processamento/interpretação dos dados, utilizando questionários de questões fechadas e abertas (incluídas todas as despesas)
Formação superior:
Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Ter cursado na graduação, disciplina de metodologia de pesquisa social e estatística ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 80h.
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na realização de pesquisa social., comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

2 – Elaboração e Execução de Projetos.

Discriminação Pré-requisitos
Elaboração de Projeto Técnico Social Formação superior: Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Ter cursado na graduação, disciplina de metodologia de Projeto Técnico Social ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 120h.
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na elaboração de projetos técnicos sociais, comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Execução de Projeto Técnico Social, para grupo de até 250 unidades
Formação Superior:
Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Ter cursado na graduação, disciplina de metodologia de Projeto Técnico Social ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 120h.
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na elaboração e execução de projetos técnicos sociais, comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

3 – Apoio Técnico.

Discriminação Pré-requisitos
Realização de visita técnica, acompanhamento da execução do trabalho técnico-social, com emissão de Relatório Formação superior: Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Ter cursado na graduação, disciplina de Avaliação de Projeto Técnico Social ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 120h
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na elaboração, execução e avaliação de projetos técnicos sociais, comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Realização de visita técnica, acompanhamento da execução do trabalho técnico-social, com emissão de Parecer
Formação superior:
Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Ter cursado na graduação, disciplina de Avaliação de Projeto Técnico Social ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 120h
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na elaboração, execução e avaliação de projetos técnicos sociais, comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Realização de visita técnica, acompanhamento da execução do trabalho técnico-social, com emissão de Laudo Técnico Formação superior: Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Ter cursado na graduação, disciplina de Avaliação de Projeto Técnico Social ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 120h
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na elaboração, execução e avaliação de projetos técnicos sociais, comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Emissão de Laudo Técnico com base em documentos.
Formação superior:
Serviço
Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Ter cursado na graduação, disciplina de Avaliação de Projeto Técnico Social ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 120h
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na elaboração, execução e avaliação de projetos técnicos sociais, comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Emissão de Parecer sobre Análise de Projeto Técnico de Trabalho Social -
Formação Superior: Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
- Ter cursado na graduação, disciplina de Avaliação de Projeto Técnico Social ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 120h
Comprovação de experiência:
- Experiência de no mínimo 02 anos na elaboração, execução e avaliação de projetos técnicos sociais, comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Emissão de Parecer sobre Análise de Relatório de Projeto Técnico de Trabalho Social
Formação superior: Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
- Ter cursado na graduação, disciplina de Avaliação de Projeto Técnico Social ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 120h
Comprovação de experiência:
- Experiência de no mínimo 02 anos elaboração, execução e avaliação de projetos técnicos sociais, comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Orientação Técnica, com emissão de relatório sobre o trabalho realizado
Formação Superior:
Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
- Ter cursado na graduação, disciplina de Avaliação de Projeto Técnico Social ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 120h
Comprovação de experiência:
- Experiência de no mínimo 02 anos na elaboração, execução e avaliação de projetos técnicos sociais, comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Emissão de Parecer sobre Análise de Reprogramação
Formação Superior:
Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
- Ter cursado na graduação, disciplina de Avaliação de Projeto Técnico Social ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 120h
Comprovação de experiência:
- Experiência de no mínimo 02 anos na elaboração, execução e avaliação de projetos técnicos sociais, comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Verificação/acompanhamento da execução do trabalho técnico social, com emissão de Relatório. Formação Superior:
Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
- Ter cursado na graduação, disciplina de Avaliação de Projeto Técnico Social ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 120h
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na elaboração, execução e avaliação de projetos técnicos sociais, comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Verificação/acompanhamento da execução do trabalho técnico social, com emissão de Parecer. Formação Superior:
Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Ter cursado na graduação, disciplina de Avaliação de Projeto Técnico Social ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 120h
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na elaboração, execução e avaliação de projetos técnicos sociais, comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

Verificação/acompanhamento da execução do trabalho técnico social, com emissão de Laudo Técnico. Formação Superior:
Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Ter cursado na graduação, disciplina de Avaliação de Projeto Técnico Social ou correspondente, ou comprovar participação em curso de extensão equivalente, com duração mínima de 120h
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos na elaboração, execução e avaliação de projetos técnicos sociais, comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho, onde conste objetivo, público alvo e período de realização da pesquisa.

4 – Consultoria Especializada

Discriminação Pré-requisitos
Consultoria especializada para trabalhos especiais.
Formação Superior:
Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia
Curso de pós-graduação correlacionado com as atividades objeto de credenciamento, com duração mínima de 360h
Comprovação de experiência:
Experiência de no mínimo 02 anos em elaboração, execução e avaliação de Projeto Técnico Social que já foi implementado e de 03 anos em Consultoria e Gerenciamento de Projeto Técnico Social. comprovada através de declaração de pessoa jurídica e/ou publicação de trabalho.

Não há necessidade de comprovação de experiência para todos os itens, somente para aqueles que o técnico possuir interesse em trabalhar. Os interessados deverão enviar currículo para o e-mail:
cirandaconsultoria@yahoo.com.br

Thais Cristina - sócia-gerente
Ciranda Consultoria Social
61 34355214
www.cirandaconsultoria.com.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Comunidade dos Arturos recebe integrantes do bloco baiano Ilê Aiyê

Comunidade dos Arturos recebe integrantes do bloco baiano Ilê Aiyê

Um grupo de dirigentes e pesquisadores do Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê (Salvador/BA) visitou Contagem, dia 12 de Agosto, com o objetivo de conhecer de perto a história e tradição cultural e religiosa da Comunidade dos Arturos que, junto a outras comunidades negras mineiras serão retratadas no enredo do carnaval baiano em 2011.
Durante a visita à Comunidade dos Arturos, foram coletados documentos e informações que irão contribuir não só para o trabalho de artistas, designers, músicos e especialistas responsáveis pelos preparativos do Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, como também serão utilizados nos projetos de extensão pedagógica, através de Cadernos Educativos.
A escolha da Comunidade dos Arturos na retratação de Minas Gerais no carnaval do Ilê Aiyê destaca a importância e o valor histórico, cultural e religioso da afro-mineiridade tão presente em Contagem. Os membros do Ilê Aiyê estavam acompanhados pela equipe da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Contagem e pelo diretor da Fundação Centro de Referência da Cultura Negra de Minas Gerais, professor Marcos Cardoso.
O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro da Bahia, tem como objetivos preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira, difundindo a cultura negra na sociedade, visando agregar todos os afro-brasileiros na luta contra as mais diversas formas de discriminações raciais, desenvolvendo projetos carnavalescos, culturais e educacionais que resgatam a auto estima e elevam o nível de consciência crítica, através do lúdico.
Desde a sua fundação em 1974, o bloco vem homenageando países, nações, estados brasileiros e culturas africanas que contribuíram fortemente para o processo de fortalecimento da identidade étnica, tornando populares os temas da história africana.

Fonte: Secretaria de Direitos e Cidadania
Publicação: 2010-08-24 15:09:46

Decreto - Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Presidente Lula assina decreto que assegura o direito à alimentação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina, às 18h desta quarta-feira (25), em Brasília, o decreto que institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O documento define forma de gestão, financiamento, avaliação e controle social e busca assegurar o direito à alimentação adequada e saudável em todo o país, conforme prevê a Constituição Federal e a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).

Essa política - iniciativa inovadora que visa fortalecer as estratégias de combate à fome - vai articular e integrar programas de diversos setores, garantindo o acesso aos alimentos e à água, e respeitando os aspectos regionais, étnicos e culturais. Um dos focos de prioridade são os brasileiros em situação de insegurança alimentar. Os principais programas que a compõem são o Programa de Aquisição de Alimentos, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Programa Cisternas e as iniciativas de fortalecimento da agricultura familiar
No decreto presidencial, também consta a forma de adesão de Estados, municípios e entidades ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que, entre outras medidas, estimulará a integração de esforços de governos e sociedade na gestão intersetorial e participativa para a execução de políticas que promovam o direito à alimentação. A assinatura faz parte das atividades da XVIII Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Estarão presentes todos os conselheiros e observadores, além dos presidentes de conselhos estaduais.

A presidente da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional e ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, e o presidente do Consea, Renato Maluf, também participam do evento. A solenidade contará com a presença de ministros, governadores e representantes de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultur a (FAO).

Fome Zero - O governo federal, por meio da estratégia Fome Zero, priorizou as políticas voltadas para o combate a fome e a garantia do direito humano à alimentação. Criou os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA), a Rede de Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição e ampliou significativamente o investimento público, levando praticamente à universalização programas como o Bolsa Família, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar (Pronaf).

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) foi criado para dar maior institucionalidade, maior integração dos programas, articular as três esferas de governo e garantir maior participação e controle social. O resultado dessas ações, principalmente a partir do MDS, fez o Brasil tornar-se referência mundial no combate à fome.

Este ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condecorado pela Organização das Naçõe s Unidas (ONU) com o título de "Campeão Mundial na Luta Contra a Fome". Em 2009, durante a Cúpula Mundial da Alimentação, em Roma, o país também foi premiado pela ONG Action Aid com o primeiro lugar entre os países em desenvolvimentos na mesma iniciativa.

Assinatura de Decreto que institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Dia: 25 de agosto (quarta-feira)
Hora: 18h
Local: Palácio do Itamaraty, Auditório Wladimir Murtinho, Brasília

Informações
Marcelo Torres - Ascom/Consea
(61) 3411-2576 9962-035

Adriana Scorza/Dimas Ximenes - Ascom/MDS
(61) 3433-1052
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Fonte: Assessoria de Comunicação do CONSEA/ MDS

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Edital Fundação Palmares

Já estão abertas as inscrições para o Edital de Ideias Criativas para 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra. Com recursos de R$ 500 mil, o edital, promovido pela Fundação Cultural Palmares, chega à segunda edição conclamando, mais uma vez, a comunidade afro-brasileira a celebrar o Dia da Consciência Negra de maneira... criativa! As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 16 de setembro e deverão ser enviadas somente por meio dos Correios.

O Ideias Criativas premiará um total de 15 projetos em todas as regiões do País. O objetivo é apoiar ações inovadoras, que valorizem ainda mais a cultura afro-brasileira. "A concepção de que o 20 de novembro é o dia de fazer a diferença vem se consagrando no meio cultural afro-brasileiro. O exemplo vem de nossos ancestrais africanos aportados no Brasil, que, por mais de três séculos, elaboraram formas criativas para resistir à desumana escravidão e manter suas tradições", explica Elísio Lopes, diretor da Palmares.

Estão aptos a concorrer ao edital produtores, professores, agentes culturais que trabalham com a cultura afro-brasileira e entidades privadas sem fins lucrativos, de natureza cultural ou não, com experiência comprovada em ações culturais afro-brasileiras e que preencham todos os requisitos exigidos. Os projetos podem ser elaborados como intervenção urbana, atividade sócio-educativa, seminário, palestra, evento cultural, cultura popular, debate ou qualquer outra forma de expressão, contanto que a idéia seja inovadora.

Para cada região brasileira serão selecionados dois projetos na categoria Individual, que receberão até R$ 20 mil, cada; e um na categoria Entidade, com um prêmio de até R$ 60 mil. O Edital de Ideias Criativas busca estimular novas formas de celebrar o 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), apoiando projetos desenvolvidos a partir de uma concepção inovadora, que comporte criatividade e excelência artística, alinhamento de conteúdo à questão afro-brasileira, e, claro, qualidade técnica.

Dúvidas e informações referentes a este edital poderão ser esclarecidas e/ou obtidas na Fundação Cultural Palmares, por meio do endereço eletrônico:
edital20denovembro@palmares.gov.br

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Especialização em Arte-Educação com Ênfase em Música

Especialização em Arte-Educação com Ênfase em Música
2ª Turma - Últimas Vagas

Previsão de Início: 11 de Setembro de 2010

Este Curso é uma promoção da Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ, instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC há mais de dez anos

Ele atende às exigências da Lei nº 11.769/2008 que tornou obrigatório o ensino da Música nas escolas.

Objetivos
* Atender à exigência legal do ensino da música na Educação Básica;
* Possibilitar aos interessados a ampliação de competências teóricas e práticas em música.

Matriz Curricular
1. Fundamentos Filosóficos e Estéticos da Arte;
2. História da Música;
3. Teoria da Música e Prática da Leitura Musical;
4. Prática Instrumental Individual e de Conjunto;
5. Técnica Vocal e Prática Coral;
6. Introdução às Novas Tecnologias em Música;
7. Harmonia;
8. Regência;
9. Estágio Supervisionado – Prática de Ensino Musical;
10. Didática do Ensino Superior e Prática do Magistério;
11. Metodologia da Pesquisa Cientifica em Música;
12. Orientação do Trabalho de Conclusão – TC.

Público Alvo
Portadores de diplomas de curso superior, com formação na área específica ou em áreas afins. Outros profissionais que tenham interesse no estudo de arte-educação com ênfase em música.

Carga Horária
390 h/a

Local do curso
Colégio Rosa Gattorno
Rua: Conselheiro Estelita, 264 Centro Fortaleza – CE

Informações e Inscrições
Luzelita (85) 4011- 5586 (manhã) 9666-5280
Patrícia (85) 3242-1076
Email: posmomentum@fvj.br

*Em anexo o formulário de matrícula.

Seminário Meio Ambiente e Cidade no Contexto da Sustentabilidade

Educador/Instrutor de Informática

O Centro Marista CrerSendo (fica no bairro Betania) esta recebendo curriculos para seleção de educador/ instrutor de informatica.

O educador ministrará aulas de informatica para adolescentes, jovens e adultos, o trabalho e de segunda a sexta de 08 as 18h, carteira assinada e outros beneficios.

Caso conheçam um bom educador para indicar, peça-os para entrar em contato como Regiane, no telefone 3383 1031 ou pelos e-mails:
crersendo@marista.edu.br ou rcsouza@marista.edu.br

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Seminário Mulheres Empreendedoras


Clique na imagem

Betim - Cidade Para Todos


Cidade Para Todos

Secretaria de Comunicação
Div. Mobilização e Eventos
(31) 3539-4625

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Betim
(31) 3539.4616 / 3539.4617

Rede Coep lança 3ª edição do Prêmio Betinho


16 de agosto de 2010

Rede Coep lança 3ª edição do Prêmio Betinho

Atitude Cidadã valoriza as pessoas que no dia a dia lutam contra a fome e pela promoção dos direitos de cidadania. A iniciativa é uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do Coep - Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida.

O Comitê de Entidades no Combate à Fome (Coep) e a Rede Mobilizadores lançaram na última segunda-feira (9) a terceira edição do "Prêmio Betinho - Atitude Cidadã". O prêmio é promovido desde 2008 e valoriza ações sociais realizadas por pessoas de todo o país, gente que se mobiliza de diversas formas para melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda ou das localidades onde vivem.

"Em 1993, o Betinho criou o Coep. Hoje, após 17 anos, temos muitas histórias de mobilização para contar e é com esse espírito de colaboração e de exemplo de atitude cidadã que lançamos a terceira edição do Prêmio", conta André Spitz, presidente do Coep Nacional.

As ações realizadas pelos candidatos têm diversos focos, desde ações de assistência, capacitações para geração de renda, até a promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades e a preservação do meio ambiente. Histórias como a de casais que tiveram filhos com deficiê ncia e criaram associações voltadas para esse público, de ex-dependentes químicos que agora dão palestras sobre prevenção de drogas, de mulheres que criaram cooperativas com o objetivo de ajudar as famílias locais e hoje já atingem outras comunidades em diversos estados são exemplos de algumas iniciativas.

"A divulgação nacional de ações na área social, que muitas vezes ficariam conhecidas somente em suas próprias cidades, estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, mobilizando outras pessoas para encontrarem sua forma de participação social", explica Amélia Medeiros, secretária executiva adjunta do Coep Nacional e coordenadora da premiação.

Os candidatos são indicados pelos integrantes da Rede Coep, formada por organizações de 27 estados e 29 municípios, escolhidos pelas ações sociais que desenvolvem diretamente ou por meio de organizações parceiras.

Novidades - Como nos outros anos, a votação será feita no site do prêmio www.coepbrasil.org.br/premiobetinho, até o dia 3 de novembro. Nesta terceira edição, há duas novidades: a primeira é a seção "Minha Participação", que vai reconhecer aqueles que mais se empenharem em divulgar e aumentar a votação no prêmio. Ao votar, a pessoa receberá automaticamente em sua caixa postal um e-mail com um link personalizado gerado pelo site. Para atrair novos votos, basta reencaminhar esse link para sua rede de amigos. Depois, poderá verificar o impacto da sua mobilização, acompanhando a seção no site do prêmio. Ao final da votação será reconhecida a pessoa que se destacou como "Mobilizador".

A segunda novidade é o lançamento do "Mapa de Atitudes Cidadãs", um banco de informações com todas as ações realizadas pelos candidatos das edições anteriores. Novas ações também podem ser cadastradas por pessoas ou organizações que queiram destacar iniciativas desenvolvidas em comunidades de baixa renda. "A descrição da atuação de cada candidato possibilita a criação de um acervo de ideias que podem inspirar outros atores a encontrar seu caminho para participar da construção de um Brasil melhor para todos", conclui Amélia.

Informações
www.coepbrasil.org.br/premiobetinho

Fonte: Comitê de Entidades no Combate à Fome (Coep)

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747
www.presidencia.gov.br/consea
ascom@consea.planalto.gov.br

9º Festival do Lixo e Cidadania

Programação:

Dia 16 de agosto - segunda-feira
07h00:
- Caminhada dos Catadores de Materiais Recicláveis

Serraria Souza Pinto
(Avenida Assis Chateaubriand, 809 - Centro Belo Horizonte / MG)

11h00:
- Abertura oficial da 9ª Edição Festival Lixo e Cidadania
- Assinatura do Termo de Convênio entre Servas e Instituto Coca Cola Brasil
- Assinatura de Termo de Adesão entre 10 municípios mineiros e a Associação Nacional do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

12h30: Almoço

14h30:
- Plenária Interministerial do Governo Federal

14h30:
- Plenária do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis com a participação de representantes do Movimento da Luta pela Terra do Estado de Minas Gerais.

14h30:
- Plenária lideres de associações e cooperativas do Estado de Minas Gerais
Painel “O papel estratégico do Programa Cataforte no fortalecimento do empreendedorismo e organização dos catadores”

Encontro dos dirigentes das associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Minas Gerais “Programa Cataforte”

- Luiz Henrique Silva – Coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis
- Eder Marcelo Melo – Diretor Executivo da Fundação Banco do Brasil
- Luciano Marcos Pereira da Silva – Diretor-presidente do INSEA

• Apresentação do diagnóstico preliminar das associações e cooperativas de Minas Gerais: Ângela Rozane de Oliveira – Técnica do INSEA e coordenadora de assistência técnica do Cataforte

• Socialização das experiências da Rede Catabahia.

• Debate e carta de compromissos dos presidentes das associações e cooperativas de MG.

14h30:
Plenária do Movimento Nacional da População de Rua
Exibição comentada do filme Topografia de Um Desnudo
Coordenação:
Maria Tereza Aguiar: Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo (USP)

16h30:
Café Mineiro

Centro Mineiro de Referência em Resíduos - CMRR
(Av. Belém, 40 - Esplanada Belo Horizonte / MG)

09h00 as 17h00:
Programa Educativo: visitas orientadas
Atendimento a escolas
Mostra de filmes:

9h30: "Ô de Casa", de Clarissa Alvarenga (70min)

14h30: "L.A.P.A." , de Emílio Domingues e Cavi Borges(75min)

Dia 17 de agosto - terça-feira

Serraria Souza Pinto
(Avenida Assis Chateaubriand, 809 - Centro Belo Horizonte / MG)

09h00:
Feira de produtos reciclados

09h00:
Sustentabilidade e Economia Solidária
• Expositores:
Múcio Tosta - Professor do Mestrado em Economia de Empresas da Fead. Atua nas áreas de Economia e Sociologia, com ênfase em Desenvolvimento e Agricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: política florestal, trabalho assalariado rural, estratégia empresarial e produção de capital social.

• Mediador:
MV Bill – Ativista, Artista e um dos fundadores da Central Única de Favelas - CUFA, que é responsável por várias atividades sócio-educativas realizadas em várias favelas.
• Comentarias:
Alexandre Camboin - Representante do MNCR - Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis

Roberto Marinho Alves da Silva - Diretor do Departamento de Fomento à Economia Solidária da SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária

Carlos Nagib Nunes Monteiro - Gerente de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil.

Sandra Nishimura, Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional da Assistência Social - SNAS

Vera Maria Machado Lazzaroto – Presidente da Sociedade 1º de Maio de Novos Alagados

João Nilton Castro Martins- Gerente Geral do BNB- Banco do Nordeste em Belo Horizonte

Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti - Pesquisadora e Colaboradora do Centro de Desenvolvimento Sustentável Universidade de Brasília – UNB

• Intervenção e debate com a plenária

12h30: Almoço

14h30:
Série Diálogos e Agenda de Relacionamentos.

1) Oportunidades de Negócios com Resíduos de Oleo Vegetal;

14h30 - Credenciamento

14:40 – Abertura Serie Diálogos
Palestrante: Denise Bruschi - Diretora do CMRR

14h50 - Palestra 1: Deliberação Normativa PBH
Palestrante: Weber Coutinho, Gerente de Planejamento e Monitoramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

15h20 - Palestra 2: Soluções tecnológicas para a geração de energia limpa
Palestrante: Marília Isabel Ferreira Azevedo, Coordenadora Administrativa e Coordenadora do Projeto OGR’s da Biominas.

15h50 - Palestra 3: Recóleo- “A Coleta Ecologicamente Correta do Óleo Vegetal Usado”
Palestrante: Nívea Freitas – Diretora Administrativa Recóleo

16h20 – Palestra 4: A Experiência da COOPERT na Coleta do Óleo Vegetal
Palestrante: Geraldino de Souza Filho (Mirinho)

16h50 – Intervalo

17h20 - Abertura do evento ao debate com o público
Moderador: Renato Teixeira Brandão da FEAM.

17h50 - Início da "Agenda de Oportunidades"

18h30 - Encerramento da Agenda de Oportunidades.

2) Oportunidades de Negócios com Reciclagem de Pneus usados, resíduos eletro-eletrônicos e pagamento por serviços ambientais para gestão de resíduos sólidos de serviço ambiental

14h40 – José Cláudio Junqueira – Presidente da Feam

15h10 – Daniel Rech – Advogado e Consultor da Misereor

15h40 – Susane Meyer – Centro Mineiro de Referências em Resíduos

16h10 – Mário Willian Esper – Associação Brasileira de Cimento Portland

16h50 – Intervalo

17h20 - Luiz Henrique da Silva – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR

17h50 – Diogo Tunes – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável

14h30:
Plenária do Movimento Nacional da População de Rua
Direito à saúde e participação social no Sistema Único de Saúde
Coordenação:
Jacinta de Fátima Senna da Silva: Enfermeira e Mestre em saúde pública, coordenadora geral de apoio à gestão participativa e ao controle social do Ministério da Súde
Letícia Toledo do Amaral: Mestre em psicologia

Centro Mineiro de Referência em Resíduos - CMRR
(Av. Belém, 40 - Esplanada Belo Horizonte / MG)

09h00 as 17h00:
Programa Educativo: visitas orientadas
Atendimento a escolas
Mostra de filmes:

9h30: Depois do Ovo a Guerra" (15min), de Komoi Panará e "Das crianças Ikpeng para o Mundo" (35min), de Kumaré Ikpeng, Karané Ikpeng e Natuyu Txicão

14h30: "Nos olhos de Mariquinha" , Júnia Torres e Cláudia Mesquita (80min)

Dia 18 de agosto - quarta-feira

Serraria Souza Pinto
(Avenida Assis Chateaubriand, 809 - Centro Belo Horizonte / MG)

09h00:
Feira de produtos reciclados

09h00:
Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos
• Mediador:
André Trigueiro: jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor do livro Mundo Sustentável - "Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Editora Globo, 2005), Coordenador Editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século XXI", (Editora Sextante, 2003).

• Expositora:
Exma. Sra. Izabella Mônica Vieira Teixeira - DD. Ministra de Estado do Meio Ambiente

• Comentaristas:

Dr. José Carlos Carvalho - Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/MG.

Luiz Henrique da Silva - Representante do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Victor Bicca - Presidente CEMPRE - Compromisso Empresarial para Reciclagem.

Dr. Fernando Fagundes - Procurador de Justiça do Ministério Público Estadual e Coordenador da CIMOS - Coordenadoria de Mobilização de Inclusão Social

Eduardo Antonio Carvalho – Diretor-Financeiro da Associação Brasileira dos Municípios, Prefeito de Varginha.

• Intervenção e debate com a plenária

12h30: Almoço

14h30:
Plenária do Movimento Nacional da População de Rua
Pesquisa Qualitativa sobre a população em situação de rua no Estado de Minas Gerais
Coordenação:
Karina Vieira Alves
Coordenadora Executiva da pesquisa estadual da população em situação de rua – CNBB – Pastoral Nacional do Povo da Rua.

16h30:
Café Mineiro

Centro Mineiro de Referência em Resíduos - CMRR
(Av. Belém, 40 - Esplanada Belo Horizonte / MG)

09h00 às 17h00:
Programa Educativo: visitas orientadas
Atendimento a escolas
Mostra de filmes:

9h30: "Bibica", Bernard Belisário (15min.) e "Lingston Perli Cherliê", André Vieira Dias, Gerson Diego Gonçalves, Ingrid Tatiene das Neves

14h30: "Vida de André", de Joseph Carter

20h30:
Confraternização

Dia 19 de agosto – quinta-feira

Serraria Souza Pinto
(Avenida Assis Chateaubriand, 809 - Centro Belo Horizonte / MG)

9h00:
Feira de produtos reciclados

11h00:
Lançamento da Exposição Reciclando Atitudes

14h00:
Exposição Reciclando Atitudes
Feira de produtos reciclados
Programa Educativo: visitas orientadas

22h00:
Apresentações artísticas: teatro, capoeira, performances.
Shows:
Vozes do Morro: U-Gueto
Pedro Luis e a Parede
Orquestra Contemporânea de Olinda


Centro Mineiro de Referência em Resíduos - CMRR
(Av. Belém, 40 - Esplanada Belo Horizonte / MG)
9h às 17h
Programa Educativo: visitas orientadas
Mostra de filmes:

9h30: "Orixás, uma tradição viva", de Maoro Rocha Pita

14h30: "Batatinha, Poeta do Samba", Marcelo Rabelo

11h00:
- Encontro da Região Sudeste

Dia 20 de agosto – sexta-feira

Serraria Souza Pinto
(Avenida Assis Chateaubriand, 809 - Centro Belo Horizonte / MG)

09h00 às 16h00:
Feira de produtos reciclados
Exposição Reciclando Atitudes

22h00:
Apresentações artísticas: teatro, capoeira, performances.
Shows:
Vozes do Morro: Estilo Feminil
Casuarina
Bossa Cuca Nova

Centro Mineiro de Referência em Resíduos - CMRR
(Av. Belém, 40 - Esplanada Belo Horizonte / MG)
Programa Educativo: visitas orientadas
Mostra de filmes

9h30: "Pare, Olhe, Escute", de Carlos e Zé e "Tião Reciclado", Vitor Freire

14h30: “Mokoi Tekoá, Petei Jeguatá - Duas Aldeias, uma caminhada", de Ariel Ortiño.

Dia 21 de agosto – sábado

Serraria Souza Pinto
(Avenida Assis Chateaubriand, 809 - Centro Belo Horizonte / MG)

16h00:
Exposição Reciclando Atitudes
Programa Educativo: visitas orientadas
Mostra de filmes

22h00:
Apresentações artísticas: teatro, capoeira, performances.
Shows:
Vozes do Morro: Kdu dos anjos + Base Forte
Banda Del Rey
Instituto Especial Soul Music convida Thalma de Freitas e Kamau

Venda de Ingressos

Serraria Souza Pinto
Av. Assis Chateaubriand, 809
Centro . Belo Horizonte