terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Belo Horizonte realiza encontro entre a Rádio Favela e Rádio Koch (Quênia)

Belo Horizonte realiza encontro entre a Rádio Favela e Rádio Koch (Quênia)

A capital mineira está reunindo dois exemplos de comunicação popular que se destacam no mundo. De hoje a 3 de fevereiro, acontece o encontro entre a Rádio Koch, de Nairóbi, e a Rádio Favela, de Belo Horizonte. A programação faz parte das atividades do Fórum Social Mundial (FSM) que este ano se dá de forma descentralizada, com eventos em várias partes do mundo, ao longo do ano. (veja programação ao final)

A Koch FM foi fundada em 2006, por 10 jovens da favela de Korogocho, na capital do Quênia, inspirados na trajetória da Rádio Favela de Belo Horizonte. Este aglomerado de vilas e favelas abriga quase quinhentas mil pessoas em condições de extrema carência (sem água encanada, energia elétrica ou saneamento básico). Os jovens realizam um trabalho corajoso e criativo que transformou a rádio Koch em líder de audiência em Korogocho.

A Rádio Favela FM foi fundada em 1981 por iniciativa de um grupo de moradores do Aglomerado da Serra, a maior favela de Belo Horizonte, localizada na zona sul da cidade, composta por 11 vilas e com uma população de cerca de 40 mil habitantes. Durante quase vinte anos operou pulando de barraco em barraco para fugir da polícia, que por cinco vezes chegou a fechar a emissora. Nesse mesmo período, foi condecorada duas vezes pela ONU por sua atuação no combate às drogas e à violência. A Rádio Favela é co-fundadora da Abraço – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, associada à Amarc – Associação Mundial de Rádios Comunitárias desde 1998, participa da construção da Comunicação Compartilhada do FSM desde sua 1ª edição e ganhou o Premio Mídia Livre do Ministério da Cultura, prêmio este que possibilitou a articulação desta atividade.

A história da Rádio Favela inspirou o longa metragem “Uma Onda No Ar”, do cineasta Helvécio Ratton. Conquistou autorização para operar como educativa em 2001 e com potência suficiente para ser sintonizada, com boa qualidade, para cerca de 4 milhões de moradores da região metropolitana de BH. Hoje está entre as dez emissoras de maior audiência e representa uma grande conquista da comunicação popular do mundo.

10 anos do Fórum

Para os organizadores do FSM, a Rádio Favela e a Rádio Koch são exemplos dos “sinais de outra comunicação” e de que é fundamental que sejam contadas publicamente as exitosas histórias da comunicação popular e comunitária. Este encontro é uma das principais atividades da Roda Internacional sobre os 10 anos da “Comunicação Compartilhada” no Fórum Social Mundial. Pretende refletir sobre a história e perspectivas da nova comunicação experimentada no FSM, reforçar as pontes internacionais, promovendo o debate entre produtores de mídia, redes de ação em comunicação e experiências de mídia contra-hegemônicas de todos os continentes com o objetivo de difundir seus conceitos e práticas e ampliar sua construção. As atividades comemorativas dos dez anos do Fórum vão durar todo o ano, até a edição de 2011, em Dakar (Senegal).

A vinda da Rádio Koch ao Brasil e os encontros com Rádio Favela nos eventos do Fórum Social Mundial são uma realização das rádios em parceria com Ciranda Internacional da Informação Independente, Abraço e Amarc-ALC e apoio do Instituto Paulo Freire, Música para Baixar, Action Aid e Coletivos de Comunicação Compartilhada do FSM 2010.

Mais sobre este assunto em http://fsm10.procempa.com.br/wordpress/?p=845

Assessoria de imprensa
Aline Bahia

Contato:
José Guilherme Castro (9812-3338)
Carmen Albinati (9429 0165)
Vinívios d Moreira (8774 1617)

Participantes do Encontro

Delegação Africana

Viriato Tamele - Moçambicano, arquiteto, coordenador da Coligação para a Justiça Econômica (CJE) em Moçambique, membro do Conselho Internacional do FSM e um dos membros do Comitê Africano responsável pela realização do próximo FSM em Dakar

Catherine Wanjiku - apresentadora de programas sobre jovens e problemas da juventude em Korogocho, transmitidos pela Rádio Koch FM 99,0 MHz, emissora inspirada na Rádio Favela de BH e que funciona um dos aglomerados de vilas e favelas mais populosos do mundo, em Nairóbi, Quênia.

Delegação Brasileira

Rita Freire e Nelson Pombo

Ciranda Internacional de Comunicação Independente

Misael Avelino, José Guilherme Castro, Rogério Baracho, Fernando Barbosa, Vinícios d Moreira, Deiseane Avelino do Santos, Misael Avelino Filho, Carmen Albinati e Heitor Reis

Rádio Educativa Favela FM

Programação Belo Horizonte


*Programas para TV - “Rumo a Dakar” Fórum Social Mundial 2011

Apresentação: Luis Carlos Bernardes

Programas: “Resistência Cultural e a Comunicação Popular”

Convidados: Misael Avelino dos Santos – Presidente da Rádio Favela 106,7 FM, Rita Freire Ciranda Internacional, Alexandre Costa – Presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba cidade Jardim, Rita Freire – Coordenação Comunicação e Cultura Compartilhada do FSM

Programas: “Sistema Solidariedade de Comunicação no FSM 2011”

Convidados: Raimundo Anisseto Presidente da Rádio Constelação, Silvia Maria – Coordenação do Fórum Mineiro de Saúde Mental e Viriato Teotônio - Conselho Internacional do FSM

Programas: “Processo FSM” de Porto Alegre 2001 à Dakar 2011

Convidados: Viriato Teotônio e Ana Prestes - Conselho Internacional do FSM e Dirlene Marques – Comitê Mineiro do FSM

Matérias que levam até Korogocho e a Rádio Koch:

“Rádios Favela do Brasíl e do Quênia se encontram no FSM em Porto Alegre”

Por Rita Freire - 1º de janeiro de 2010

http://www.ciranda.net/spip/article3480.html

Fonte:
www.fsm10.org

“Do consumo crítico à crítica dos nossos lixos”

Por Marcelo Barros - 17 de julho de 2007

http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2283&Itemid=1

Fonte:
www.adital.com.br

0 Comments: