quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

2° Encontro de Twitteiros Culturais

Belo Horizonte sedia neste sábado (27/2) o 2° Encontro de Twitteiros Culturais

A contribuição das redes sociais para a literatura e a formação dos leitores é o tema desta edição do ETC-BH, coordenado pela Estação do Saber.

Não há dúvidas de que as redes sociais já se tornaram grandes e populares veículos de comunicação e divulgação de idéias. Atualmente, no Brasil, a febre é o Twitter, microblog para troca de mensagens rápidas que vem ganhando espaço entre celebridades e anônimos.

Recente estudo divulgado em janeiro comprova o crescimento e a popularidade do Twitter no Brasil, que ocupa a segunda posição em número de usuários no mundo. O país responde por 8,8% do mercado da rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Para ampliar a discussão, como já acontece no mundo virtual, sobre a utilização de novas tecnologias de forma eficiente, principalmente, no segmento cultural, os twitteiros de Belo Horizonte se preparam para o 2º ETC-BH (Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte). Com o tema “Twittando e lendo: twitter, livros e leitura”, o 2º ETC-BH será realizado neste sábado, 27 de fevereiro, às 16h30, no Espaço de Convívio do Uni-BH – Campus Diamantina (Rua Diamantina, 567 - Lagoinha), com entrada franca. A coordenação do evento é da Estação do Saber e este ano conta com Patrocínio da UNI-BH e apoio do Shopping Pátio Savassi.

A primeira edição do ETC-BH foi realizada em novembro de 2009. O objetivo do evento é mobilizar e reunir profissionais de literatura, música, cinema, multimídia, jornalismo e áreas afins, que são ligados em cultura e presentes no Twitter, para um debate democrático e descontraído, parecido com o que se encontra na própria página.

Segundo a coordenadora do ETC-BH, e sócia diretora da Estação do Saber, Júlia Ramalho Pinto, nesta segunda edição o objetivo é debater como as novas tecnologias podem colaborar para a literatura e a formação dos leitores.

Para conduzir os debates, que serão mediados por Julia Ramalho Pinto (@arpjulia), coordenadora do ETC-BH, foram convidados a jornalista e Mestre em Estudos de Linguagem, Raquel Camargo (@raquelcamargo); o Mestre em Lingüística, Wagner Carvalho (@wgnercarv) , professor do Uni-BH e Alan Alencar (@AlenAlencar), graduado em Ciências da Computação e especialista em novas tecnologias.

Sobre o ETC

O evento é uma iniciativa da Poiesis e do PUBLISHNEWS, com parceria da Estação do Saber. O encontro vem tomando proporções cada vez maiores, ao todo são 12 cidades participantes e 11 Estados. Em março, em Curitiba, na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI), acontece o ETC Brasil. Julia Ramalho Pinto representará o @ETC_BH no evento.

O principal foco é reunir as ‘carinhas’ do Twitter em um relacionamento ao vivo, numa conversa descontraída, sobre assuntos variados, a relação do Twitter com a cultura, forma de utilização e como o Twitter pode auxiliar na difusão de informações para públicos não interessados na área. A platéia poderá interagir com perguntas e colocações.

O debate poderá ser acompanhado através do Twitter (
www.twitter.com/@twiterBH) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações e haverá transmissão via ustream pelo site da Estação do Saber (http://www.estacaodosaber.art.br).

Agenda: “ECT (Encontro de Twitteiros Culturais)”
Datas: 27 de fevereiro de 2010, sábado // Horário: 16h30.
Local: Uni-BH – Espaço de Convívio - Campus Diamantina (Rua Diamantina, 567 - Lagoinha)
Entrada Franca
Informações: (31)2551-7663

Informações para a imprensa:
Estação do Saber: Ampla Soluções em Comunicação
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3225-1116/3221-9241/8822-0858
ampla@amplacomunicacao.com.br
www.amplacomunicacao.com.br

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação Ltda
Rua dos Otoni, 22/ sala 603 - Santa Efigênia
Belo Horizonte - MG - 30150-270
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8899-0353
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: