segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Nas Águas do Velho Chico

Nas Águas do Velho Chico

Projeto “Nossa Canoa” quer estimular consciência ambiental com uso de barco


Detalhe da embarcação e da logomarca do projeto: aposta no turismo para garantir
iniciativa de valorização da cultura e da história da ribeirinha Manga

Ribeirinho do São Francisco, o município de Manga, no extremo Norte de Minas, vai ser palco de interessante iniciativa com cunho cultural e educativo: realizar o debate sobre questões ambientais durante passeios de barco sobrre as águas do rio. Essa a ideia central do projeto “Nossa Canoa”, idealizado pelo casal Márcio Antônio de Moura Santos, o manguense "Toniquinha", e Renildes Rodrigues Silva Santos, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahia (Emater-BA).

O barco “Nossa Canoa” está ancorado em Xique-Xique, na Bahia, e ainda passa pelas inspeções finais da Capitania dos Portos para começar a navegar no “Velho Chico”. A embarcação, que tem capacidade para 60 pessoas em passeios de curta distância e de até 20 passageiros em trajetos de excursão, deve chegar ao porto de Manga até o final deste mês.

Um grande evento cultural está sendo preparado para marcar a chegada do barco na orla da cidade. A recepção festiva vai contar com apresentação da banda de musica da Ascomac-JM e com a participação de artistas da terra, além palestras e passeios pelas águas do rio.

O projeto é fruto de parceria com a Associação Comunitária de Arte e Cultura João Moreira (Ascomac-JM) e tem o objetivo inicial de realizar passeios no Rio São Francisco com alunos de escolas do município de Manga. Durante essas incursões de curto itinerário pelo rio, serão realizadas palestras sobre a importância São Francisco para os municípios ribeirinhos, oportunidade para o debate das causas da degradação ambiental no rio conhecido como da integração nacional.

“Vamos propor parcerias com as escolas e professores da cidade para proporcionar oportunidades de discussão do histórico cultural e social do município de Manga e fomentar a consciência ambiental dos estudantes”, explica Toniquinha Moura, que também presta, homenagem à memória do seu pai, o maestro João Moreira, com a iniciativa da criação do projeto. Empreitada familiar, por sinal, já que a Ascomac-JM é dirigida por ouaatros filhos do maestro-atuor da música do hino do município, João Moreira Filho e Evaldo Moura Santos.

Toniquinha aposta que o projeto possa se viabilizar com o desenvolvimento de alternativa de turismo para a cidade. “A cidade possui grande potencial de crescimento econômico nessa área”, acredita.

Fonte:
http://www.luisclaudioguedes.com.br

0 Comments: