sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Encontro Estadual da ABRAÇO MG

Encontro Estadual da ABRAÇO MG

Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária.

Data: dia 08 de Janeiro de 2011 - Sábado.
Hora: 9:00 às 18:00
Local: Quadra da Escola Samba Cidade Jardim,

Endereço: Rua do Mercado/ Rua Gentios( bem próximo a Igreja Católica do Conj Santa Maria)- Conjunto Santa Maria, referências : Hospital Luxemburgo, Avenida Raja (perto do n°1710 virar no Conj Santa Maria)/

Ónibus Descer no Ponto Final:
9208 Conj. Santa Maria: Taquaril, Saudade, Santa Efigênia (Av. do Contorno), Centro
(Av. dos Andradas, Pça. da Estação,- PONTO DO METRO Pça. 7), Lourdes (R. Curitiba, . Av. Álvares Cabral), Santo Agostinho (Assembléia Legislativa de MG), Av. Raja Gabaglia, ...]

Ónibus Descer na Av. Raja Gabáglia, 1710 - Ponto do Hospital Luxemburgo (perguntar onde fica o hospital, assim que entrar no conjunto Santa Maria, perguntar onde fica a Escola de Samba Cidade Jardim)
Pontos na Rua Curitiba CENTRO, um antes e outro depois do Mercado Central:
LINHAS: 9206 - 8207 - 5201 - 4113 - 4110 – 9208
1º Ponto - Curitiba - entre Amazonas e Pe. Belchior
2º Ponto: Curitiba - Av Augusto de Lima e Guajajaras.

Encontro dedicado aos companheiros comunicadores populares:
João Reis (Rádio Brasil) Diretor ABRAÇO BH
Roberto Emanoel (Rádio Constelação)

“As trilhas abertas por Guy de Almeida e Vitor Purri, "Na Era do Play", sendo navegadas "Na Era do Enter", pelo comunicador popular Heitor Reis, tendo como suporte as "Portas Pedagógicas Digitas da Rádio FaE/UFMG, na construção da Rede ABRAÇO de Rádios BH, Minas, Brasil, Lusófona, Casa Macunaíma, Rio Grande do Sul, Campinas.“

Produções, reuniões, gravações, encontros, edições, manifestações, transmissões

A Assembléia de fundação da ACIP – Associação Comunitária de Informação popular, em 17 de Dezembro de 1995, aprovou o estatuto e elegeu a direção da primeira entidade de comunicação popular brasileira que garantiu aos movimentos sociais o direito formal de ocupar o canal comunitário a cabo.

Porém, uma semana antes, no dia em que a Cidade Jardim- a capital dos mineiros - comemorava seus 98 anos, BH ganhou de presente o início das transmissões da TV RIP – Rede de Informação Popular, as oito transmissões em sinal aberto – canal 8 VHF – três da casa do Chafitt – exatamente do apartamento 1602 do edifício JK, duas da casa do Lulu (Lulu do bar do Lulu), 2 do Parque das Mangabeiras – que além das antenas do sistema de comunicação interno do Parque, hoje abriga também as antenas da Rádio Educativa Favela e as torres do Favela I e Favela II.

Produções, reuniões, gravações, encontros, edições, manifestações, transmissões

Em 26 de Agosto de 1996, o nosso companheiro Renato Alexandre foi eleito, no congresso de fundação da ABRAÇO Nacional – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, Coordenador de Comunicação da entidade.

Sob a liderança do Dr. Didi – hoje presidente da ABCcom – Associação Brasileira dos Canais Comunitários a Cabo - e a energia realizadora da Cristina Luscher, no 12 de Dezembro de 1996 – nos 99 anos da Cidade Jardim, depois de Porto Alegre e Rio de Janeiro, a TV RIP é a terceira emissora comunitária do país a ocupar o canal do sistema a cabo, o canal 44.

Produções, reuniões, gravações, encontros, edições, manifestações, transmissões

Todo bom militante tem histórias de luta. Toda vitória popular, traz consigo as melhores energias desses militantes em luta, Companheiras e companheiros cujas energias alimentaram esses momentos:
Marcello Guimarães, Sr. Milton Freitas, Buda, Dona Helena Greco, Maria Machado Cota, Sr. Edson Jardim, Hélvia Vorcaro, Paula da Acende, Rita, Edson Nunes, Bebethe, Neirimar, Misael, Rogerio Baracho, Regina Vasconcelos, Gilson Boy, Gilson Souza, (completamos depois)

Entidades: UNAMIBB – União Nacional dos Acionistas Minoritários do Banco do Brasil , Cenad – Centro Nacional de Autodesenvolvimento, Rádio Favela, Cemina, MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, GAPA - Grupo de Apoio à Prevenção à Aids, Famobh - Federação das Associações de Moradores de Belo Horizonte) Acende, Sindicato dos Bancários, (completamos depois)

Programação

Credenciamento: 9 às 13 horas

Abertura:

Boas vindas e apresentação da Minuta da Carta de Minas Gerais
José Guilherme Castro – Sistema SOLIDARIEDADE de Comunicação

Os 15 anos da ACIP – Associação Comunitária de Informação Popular e suas conquistas na Luta Pela Democratização da Comunicação e do Brasil.
Edivaldo Farias (Dr. Didi) – Presidente da ABCcom -

Mesas:
1- Análise da Conjuntura, tendo como foco a Democratização da Comunicação e o Movimento de Radiodifusão Comunitária.

- Representante da ABRAÇO Nacional,
- Fred Santana – Jornal Brasil de Fato.
- Pedro Otoni – Brigadas Populares

2 - Informes do Congresso Nacional da ABRAÇO e escolha dos delegados para o VII Congresso Nacional da Abraço;
Coordenação:
Representante da ABRAÇO Nacional e a Comissão do Encontro

3 - Formação da comissão provisória da Abraço Minas Gerais;
Coordenação:
Representante da ABRAÇO Nacional.

4 - Indicativo de data para realização do Congresso Estadual da ABRAÇO

5 - Produção coletiva de programas radiofônicos
Coordenação:
Samuel Silva, Lívia Bacelete, Renan Fernandes e Deca – Articulação do Vale do Jequitinhonha; Raimundo Anisseto – Rádio constelação e Rogério Baracho - Rádio Caracol

6 - Outros Informes.

Comissão Organizadora Estadual:
Raimundo Anisseto
(31) 9868 6383
raimundoanisseto@gmail.com

Samuel Silva
(31) 9697 4314
samucace@yahoo.com.br

Aquelas e aqueles que chegarem na Sexta Feira e/ou partirem no Domingo, poderão participar das atividades culturais da Escola de Samba Cidade Jardim.

Será oferecido alojamento no local do encontro e alojamento solidário para os participantes com dificuldades de recurso para Hotel. Os interessados deverão trazer colchonete e roupa de cama.

Taxa de Alimentação: R$ 20,00 (lanche, almoço e jantar)

0 Comments: