segunda-feira, 5 de julho de 2010

Campanha "1 bilhão de famintos"

Estamos estarrecidos com o último informe da FAO - ONU sobre a fome no mundo: 1 bilhão de pessoas estão famintas. A própria FAO organizou uma campanha para chamar a atenção dos governantes de todo o planeta e da população em geral, para que ações concretas sejam tomadas e esse dado seja, definitivamente, zerado! Não é uma meta pequena, mas é a única possibilidade ética para a humanidade.

Para entender melhor: com as 8 Metas do Milênio, a ONU esperava que os países realizassem várias ações que diminuissem consideravelmente os índices de pobreza que levam à doenças, desemprego e outros males sociais e econômicos. A primeira meta era a redução da fome no mundo. No entanto, devido à crise dos alimentos, que se molda junto às crises climática e econômica, os índices de famintos só fizeram aumentar e, precisamente, nos países mais pobres e/ou naqueles que, tendo riquezas, não as empregam para programas sociais, entre eles, os de geração de trabalho e renda (como diz José Graziano, vivemos a triste lógica de que "quem não trabalha não come").

Nosso gesto deve ser de chamar a atenção dos governos (municipais, estaduais, nacionais e internacionais) para que tomem providências, para que seja esta a grande meta de todos os governos e da sociedade em geral. Lembrando que o tema da soberania e segurança alimentar e nutricional está diretamente ligado ao da terra (teremos o plebiscito popular sobre o limite de propriedade da terra no Brasil), ao do direito humano à alimentação adequada (com a aprovação da Emenda Constitucinal 64 que garante, entre os direitos sociais no Brasil, o direito à alimentação), ao direito ao trabalho, à moradia, à saúde entre todos os direitos sociais e humanos. Então, essa luta é de todos e todas!

Para participar, além das ações locais e globais, seja nos conselhos, conferências, audiências públicas para construção de políticas públicas que mudem esse quadro, inclusive no Brasil (mais de 50% das crianças indígenas brasileiras estão anêmicas, segundo dados da ABRASCO/FUNASA/MS), a FAO convida a termos "raiva" dessa situação. Entre no link
www.1billionhungry.org, assista ao vídeo da campanha, assine o abaixo-assinado eletrônico e repasse para suas redes de contato (você pode colocar o link da campanha no sítio eletrônico de sua instituição).

Um bilhão de pessoas contam com você!

"1 bilhão de famintos no mundo: um só já seria inaceitável..."
www.1billionhungry.org

0 Comments: