sexta-feira, 2 de julho de 2010

Alimento com muito sal ou açúcar terá alerta

Brasil - Propaganda

Alimento com muito sal ou açúcar terá alerta

Publicado em: 30/06/2010:
Notícia

Brasília. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem, no "Diário Oficial da União", uma resolução que obriga as propagandas de alimentos com altas quantidades de açúcar, gordura saturada ou trans e sódio, e de bebidas com baixo teor nutricional, como os refrigerantes, a virem acompanhadas de mensagens alertando para os riscos à saúde em caso de consumo excessivo. As empresas terão 180 dias para se adequarem à resolução.

Segundo a Anvisa, o regulamento técnico publicado tem como objetivo "coibir práticas excessivas que levem o público, em especial o público infantil a padrões de consumo incompatíveis com a saúde e que violem seu direito à alimentação adequada". As mensagens devem ser acompanhadas de alertas sobre os perigos do consumo excessivo desses nutrientes.

A medida vale para bebidas como refrigerantes, refrescos artificiais, concentrados para o preparo de bebidas à base de xarope de guaraná ou groselha e chás prontos para o consumo. Também se incluem bebidas adicionadas de cafeína, taurina, glucoronolactona ou qualquer substância que atue como estimulante no sistema nervoso central.

O alerta deve ser aplicado nas peças publicitárias dos alimentos, mas não será exigido nos rótulos desses produtos. De acordo com a resolução, as empresas deverão manter em seu poder, à disposição da autoridade sanitária, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem publicitária e informar seu departamento comercial e as agências de publicidade sobre as novas regras.

Como será o alerta nas propagandas

Deve informar
Que a ingestão de alimentos com muita gordura trans eleva o risco de doenças do coração e com muita gordura saturada aumenta o risco de diabetes. E que alimentos com quantidade elevada de sódio aumentam o risco de pressão alta e de doenças do coração.

Alimentos sólidos
Quando houver mais de 15g de açúcar em 100g de produto. Bebidas Em relação aos refrigerantes, refrescos, concentrados e chás prontos, o alerta será obrigatório sempre que a bebida apresentar mais de 7,5 g de açúcar a cada 100 ml.

Multa
Os fabricantes de alimentos, os anunciantes, as agências de publicidade e os veículos de comunicação estão sujeitos à interdição e a multas de R$ 2.000 a R$ 1,5 milhão.

0 Comments: