quarta-feira, 27 de outubro de 2010

5ª Edição do Festival do Frango Caipira

5ª Edição do Festival do Frango Caipira

Nesses tempos em que eleger “musas” se transformou em algo banal, uma figurinha fácil, arroz de todo banquete, rouba a cena e reina absoluto: o frango caipira!

Em panelas de pedra ou de barro, preparado horas a fio no fogão à lenha, sob os temperos mais inusitados e molhos diversos, a iguaria, mineira por excelência, é que vai dar sabor ao V Festival Gastronômico Frango Caipira, que acontece de 29 de outubro a 02 de novembro em São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito do Serro.



Em sua quinta edição, o Festival traz variações sobre o mesmo tema: inovar nos sabores, tendo como ingrediente principal, o autêntico franguinho caipira. O evento se firmou no cenário da gastronomia mineira e convida a algo mais: estar à mesa, encontrar amigos, sentir a mineiridade nos sabores, nos aromas e na beleza de São Gonçalo. Sem dispensar uma “sobremesa” á parte que seria um banho de cachoeira!

Realizado pelo Grupo Gestor do programa Turismo Solidário e pela Associação Comunitária Sempre Viva, o V Festival Gastronômico Frango Caipira é uma iniciativa dos empreendedores de São Gonçalo do Rio das Pedras, que tem como principal objetivo a valorização da gastronomia regional.

Ingredientes inusitados

Frango com quiabo, molho pardo e frango com ora pro nobis já são velhos conhecidos e, é claro, estão no cardápio do evento. A novidade fica por conta de receitas resgatadas de um tempo em que a utilização de plantas nativas na alimentação era comum. Daí surge o frango com palma e frango com quiabo da lapa, ambos pratos elaborados com cactus. Seguindo a linha dos inusitados, utilizando folhas de árvores nativas de cerrado, estão o frango ao lobo e frango com quiababá, que remetem o visitante ao tempo da tropeiragem, quando burros e mulas transportavam pelas ruas os alimentos produzidos na região.

Como a história se constrói no dia a dia, a culinária também se modifica ao longo do tempo e novas receitas vêm sendo desenvolvidas, dando ares de modernidade a esta tradicional iguaria mineira. Segundo a produtora do evento, Cleide Greco, é assim, inovando o tradicional, que surgem o frango com cogumelos, cocó ao vinho, cocota na panela, galeto temporá, ajeitadinho, galinha ao creme de milho, cocó ao pequis.

Enfim, essa grande aventura gastronômica vai além das cozinhas e toma conta da bela São Gonçalo. O certo é que nos bares e restaurantes da cidade o visitante encontrará sempre uma boa cerveja gelada e a tradicional cachacinha mineira para acompanhar as delícias de frango caipira!

Para acompanhar a boa mesa, uma boa música: na segunda feira, primeiro de novembro, ao final da tarde, uma roda de chorinho encerra a Feira de Artesanato Regional que acontece durante todo o evento no Largo do Comércio, no centro da localidade e bem próximo à cachoeira que leva o mesmo nome. O evento tem o patrocínio do Programa Turismo Solidário, SEBRAE – MG e Prefeitura Municipal do Serro.

Serviço:

Meios de hospedagem:

Pousada do Capão: 38 3541 6076

Pousada do Pequi: 38 3541 6100

Pousada Fundo de Quintal: 38 3541 6076

Pousada Refúgio 5 Amigos: 38 3541 6037

Receptivos Familiares do Programa Turismo Solidário: 38 8803 3570

Contato:
Cleide Greco
(38) 3541 6100 / 88137140
cleide.greco@gmail.com

Jovelina – (38) 8803 3570

0 Comments: