segunda-feira, 1 de março de 2010

Comunicado GEEPS

Comunicado GEEPS 01/2010

Entidades de Apoio, Assessoria e Fomento vinculadas ao PROMEPS-BH

Conforme estabelecido no Termo de Referência do PROMEPS-BH, pelo presente vimos informar que estão abertas as inscrições para o curso abaixo especificado, voltado aos integrantes dos empreendimentos apoiados/assessorados.
Solicitamos que os empreendimentos sejam informados e que definam, pelo menos 01 de seus integrantes, que atenda aos pre-requisitos estabelecidos, para participar do curso.

As informações adicionais e orientações seguem abaixo.

Maria Lucia Silva
Gerente de Economia Popular e Solidária da PBH

Curso Gratuito: Gestão de Trabalhos Autônomos Módulo II. Inscrições abertas
É um curso para quem já fez “Gestão de Trabalhos Autonomos Modulo I”, realizado em 2009, e para quem esta fazendo este módulo agora (de janeiro a março de 2010), mas caso tenha alguém interessado e que possua uma boa base de matemática e empreendedorismo, poderá fazer o curso mesmo nao tendo assistido o primeiro módulo.

Também podem fazer o Curso pessoas seguradas, aposentadas, desempregadas e que trabalham com carteria assinada.

Os interessados deverão comparecer primeiro ao Centro Público para pegar o encaminhamento e depois ao NIAT, portando os documentos pessoais, solicitando ao atendente a matrícula para este curso.

Só poderão fazer o Curso pessoas que residam em Belo Horizonte. Não será aceito região metropolitana de BH.

Abaixo a descrição do curso de Gestão de Trabalhos Autonomos Módulo II.

Início: 22/03/2010 até 18/05/2010
20 vagas (podendo exceder até 25)
Horários: 08:00h as 12:30h ou 13:30h as 18:00h (o aluno poderá escolher um dos dois horários). O Curso será de segunda á sexta-feira
Entidade Executora / Local do curso: SENAC - Rua Tupinambás, 1038 - Centro
Pré- Requisitos para participar do curso: prioritariamente para pessoas que concluíram do Mod I, mínimo de 6ª série do ensino fundamental, ser profissional autônomo ou atuar em grupos produtivos (cooperativas).
Benefícios: O curso é gratuito, com vale -transporte e material incluído.
Conteúdo do Curso: Habilidades empreendedoras; Fatores essenciais para o sucesso da associação, da cooperativa e do micro empreendimento (empresa familiar); Áreas para estruturação de um empreendimento: Produção-planejamento / investimento, compras; custos (produção do período, de produto acabado, produto vendido, mercadoria, serviços, produtividade, eficiência, eficácia, custo de reposição, custo direto, indireto, variável, custo semi-variável, fixo unitário, fixo total, marginal, financeiro, real e orçado); Gastos: despesas fixas, despesas variáveis; investimento ativo, perda, ociosidade. Lucro: Preço de venda e suas fórmulas e cálculos; Ponto de equilíbrio; Formação do preço: margem de contribuição, margem de lucro;Avaliação de estoques de mercadorias e matérias-primas; Equipe - Relações interpessoais; Ética; Admissão de colaboradores (necessidades e conseqüências);Comercialização – informações sobre o produto e sua relação com o consumidor. Preço de venda e possíveis descontos; Marketing de vendas: finalidade do marketing (produto; preço; promoção; ponto de venda; pessoal de venda); Excelência em vendas; Definição do público-alvo e seu universo; Pesquisa de mercado; Catálogo, parcerias e apoios;Código de defesa do consumidor; Principais documentos utilizados no empreendimento; Aspectos importantes da legislação trabalhista; Noções de contabilidade gerencial e sua aplicação: capital de giro, contas a receber e a pagar, descontos, fluxo de caixa, bens, direitos, deveres; Modelos de organizações. Passos para criar uma associação, uma cooperativa e uma pequena empresa. Finanças: Matemática comercial básica: Juros, empréstimos e o impacto sobre o valor do produto;Despesas financeiras e sua influência nos lucros; Informática básica aplicada: editor de texto (redigir documentos de rotina), sistema operacional, gerenciador de arquivos, planilhas eletrônicas, editor de slides, internet.

0 Comments: