domingo, 31 de janeiro de 2010

Pontões de Cultura Digital se reúnem em São Paulo

Pontões de Cultura Digital se reúnem em São Paulo

Rolou nos dias 23 e 24 de janeiro o Encontro Livre dos Pontões de Cultura Digital, com a presença de cerca de 50 representantes da área de cultura e tecnologia livre de quase todos os Estados brasileiros. O evento foi apoiado pelo Ministério da Cultura e executado pelo Pontão da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. Mais infos no Wiki do evento [clica aqui] e no grupo [aqui]. O primeiro momento contou com mais de 40 pessoas, num espaço confortável do Coletivo Digital, na Vila Madalena, em São Paulo. Outras 20, 30, chegaram mais tarde.

A galera se apresentou, como de costume, e começou o debate sobre programação, metodologia, nossa participação na Campus Party, momentos diversos. Josiane (do MinC), diversos articuladores nacionais, Adriano Belisário, Giuliano Djahjah, Uirá Porã (CE), Thiago Novaes (agora no Rio), Ivana Bentes, a galera do Coletivo Digital, uma galera boa que falou sobre cultura digital nos temas Formação, Desenvolvimento/Suporte, Comunidades Tradicionais, Sustentabilidade e Comunicação.

Já estão em andamento propostas de oficinas de ferramentas mais eficientes e padrões (mas “padrão” não pode falar, substituíram por outra palavra, acho que é referência;), metodologias e tal.

Previstos para a tarde do primeiro dia os Grupos de Trabalho, logo depois do almoço, que tem opções para vegetarianos e para carnívoros destruidores da camada de ozônio.

Na tarde do primeiro dia (23) do Encontrão Livre de Cultura Digital dos Pontões (cada vez eu uso um nome diferente), os Grupos de Trabalho produziram bastante, nos seguintes eixos: Formação, Desenvolvimento e Suporte, Comunidades Tradicionais, Sustentabilidade e Comunicação.

Eu participei deste último. A gente ouviu um relato do encontro anterior, de Belo Horizonte, e falou sobre oficinas de comunicação, formas de participação e envolvimento na área e ação nas áreas de webrádio e webTV. O Pontão Minuano vai oferecer a plataforma que já dá suporte para a Rádio Software Livre, e vamos criar uma rádioweb dos Pontos, já com várias parcerias criadas, como uma intenção de mobilizar o Ceará por meio do Pontão Rede Boca no Trombone.

Vamos nos reunir na Teia Brasil 2010, que será em março de 2010 no Ceará

Manhã do segundo dia

Na manhã do domingo (24), rolou um papo sobre software livre que foi muito importante, esclarecedor, instigante e outras palavras bonitas.

“Não adianta você ensinar o cara a usar o software livre para ele ganhar 500 reais como assistente administrativo. Software livre é mais do que isso”, disse Lincoln de Sousa Primo, do Pontão Mapas da Rede, que fez uma apresentação muito boa sobre o tema.

“Se o Google cair…” [risos]. Lincoln alerta que a dependência a um código fechado e uma ferramenta proprietária, que não podem ser compartilhados e modificados. A informação descentralizada acaba por minar a liberdade da rede e de quem nela está. As pessoas têm que poder estudar a ferramenta, modificá-la e devem também compartilhar este conhecimento, pois este é um dos principais valores do software livre. Inclusão digital apenas para “formar” para o “mercado” é uma enganação, um retrocesso.

Outro tema importante abordado foi a questão legal e política da lei do direito autoral e suas implicações no dia-a-dia da cidadão, no que diz respeito à Internet, à música e outras formas de comunicação.

Claro que a discussão foi muito mais além do que isso, praticamente todos os participantes colocaram questões e fizeram relatos interessantes.

Concurso da PBH - Assistente Administrativo

Concurso da Prefeitura de Belo Horizonte - Assistente Administrativo

Edital 01/2010

Concurso Público para provimento de cargo público efetivo de Assistente Administrativo, da Carreira dos Servidores da Área de Administração Geral, do Quadro Geral de Pessoal da Administração Direta do Poder Executivo do Município de Belo Horizonte.

Edital.pdf

sábado, 30 de janeiro de 2010

Reunião FMDH

Convocação para Assembléia Ordinária do Fórum Mineiro dos Direitos Humanos

Com intuito de garantir uma maior participação das entidades integrantes do FMDH e contribuir para a melhoria da comunicação e cooperação entre as entidades participantes do Fórum, propomos para nossa 1ª reunião do ano de 2010, a seguinte pauta:

1.- abertura dos trabalhos com boas vindas aos participantes;
2.- apresentação dos membros presentes;
3.- perspectivas para o ano de 2010 e possiveis programações;
4.- informações do Comitê Mineiro de Educação em Direitos Humanos;
5.- informações sobre a conclusão dos trabalhos do Convênio UFMG/SEDS;
6.-informes gerais das entidades;
7.- término.

Assim, ficam as entidades convocadas para a assembléia do Fórum Mineiro dos Direitos Humanos, a ser realizada no dia 02 de fevereiro de 2010, na sede do Programa Pólos de Cidadania da UFMG, na Av. João Pinheiro, 100 – prédio 1, 6.º andar – Centro, BH, com início previsto para as 16 hs, sem prorrogações e término às 18 h.

Coordenação do FMDH

Trabalhe na ACNUR Brasil

Trabalhe na ACNUR Brasil: NUNV Field Assistant Manaus

A ACNUR Brasil (Agência de Refugiados), Escritório no Brasil está selecionando candidatos para o cargo de Assistente UNV (National UNV) Field Assistant Manaus.

Os interessados devem mandar seus currículos exclusivamente para brabr@unhcr.org até dia 10 de fevereiro.

Leia o Termo de Referência com todas as informações sobre o processo de seleção em:

http://www.acnur.org/t3/portugues/informacao-geral/trabalhe-no-acnur/

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Concurso Diálogos da Juventude

Concurso Diálogos da Juventude: trabalhos devem ser entregues até 12 de março

Jovens de 15 a 29 anos interessados em expressar idéias e apresentar propostas para melhorar nosso planeta podem participar do Concurso Diálogos da Juventude, enviando os trabalhos até 12 de março para a Coordenadoria Especial da Juventude, da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (rua Gonçalves Dias, 2997, bairro Santo Agostinho, CEP: 30.140-093, Belo Horizonte/MG). O concurso é dividido em três categorias: vídeo, texto ou ação (projetos desenvolvidos na comunidade), que devem estar relacionados aos oito jeitos de mudar o mundo estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

O primeiro colocado de cada categoria será premiado com um notebook; o segundo, com uma câmera fotográfica digita; e o 3º lugar ganhará um DVD. O edital completo pode ser conferido no site http://www.esportes.mg.gov.br/institucional/editais

O concurso integra o projeto Diálogos da Juventude, que estimula jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte, através de oficinas e debates em grupos de 25 pessoas, a aplicarem no dia-a-dia os oito jeitos de mudar o mundo. O projeto tem por objetivo a identificação dos problemas enfrentados cotidianamente pela juventude e a reflexão sobre práticas viáveis para transformação social, a partir da mudança de comportamento individual.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, em parceria com o Programa de Voluntários das Nações Unidas, as Secretarias de Estado de Defesa Social e a de Educação, a Rede Mineira da Cidadania e o Centro Juvenil Salesiano. Informações: Coordenadoria Especial da Juventude, telefone (31) 3349-2778 ou pelo e-mail dirpro@juventude.mg.gov.br
Objetivos do Milênio

Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) analisou os maiores problemas mundiais e estabeleceu, juntamente com os 191 Estados- Membros das Nações Unidas, inclusive o Brasil, um conjunto de metas que objetivam um mundo melhor.

O documento criado resultou nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que deverão ser atingidos até 2015. São eles: acabar com a fome e a miséria; educação básica e de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a Malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento
.

1ª Capacitação de Multiplicadores do ESPASSO CONSEG - 09/02/2010 - BH/MG

Prezado(a) Senhor(a) ,

Em 13 de outubro de 2009, representantes da sociedade civil e profissionais da área de segurança pública, com o apoio estrutural da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, iniciaram a construção do ESPASSO CONSEG - Estado, Profissionais da Área de Segurança e Sociedade Organizados por um Brasil Melhor! - uma ação integrada que pretende acompanhar e realizar, junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a implementação dos princípios e das diretrizes aprovados na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública - 1ª CONSEG, para que os mesmos não fiquem apenas no papel, como tem acontecido, sistematicamente, com deliberações de conferências e congressos anteriores.

Para identificar, mobilizar e engajar pessoas, físicas e jurídicas, públicas e privadas, e capacitá-las a utilizarem nossas ferramentas e metodologia de comunicação e articulação, estaremos realizando, no próximo dia 09 de fevereiro de 2010, das 8 às 18 horas, no auditório do LACES JK/SESC-MG, na Rua dos Caetés, 603, Centro, em Belo Horizonte/MG, a 1ª Capacitação de Multiplicadores do ESPASSO CONSEG.

Assim, estamos buscando apoio de cada cidadão mineiro, para fazer chegar nosso convite às mãos de integrantes de entidades, movimentos sociais, associações comunitárias, de classe, religiosas e esportivas, entre outros, para que aqueles que se interessarem em estar conosco, possam participar das reuniões dos Colegiados dos Municípios, dos Conseps e das Guardas Municipais, que acontecerão durante a 1ª Capacitação de Multiplicadores do ESPASSO CONSEG.

Estamos solicitando, também, apoio com a divulgação deste Evento, através da colocação de banners nos sites institucionais dos parceiros, impressão e distribuição de cartazes, postagem em grupos e listas de discussão, no orkut e sites de relacionamentos.

Foram disponibilizadas trezentas (300) vagas e as inscrições já estão abertas no site
http://espasso.mecamob.com

Assim, contamos com sua colaboração nesta empreitada.

p/Comissão Executiva do ESPASSO CONSEG

Dra. Sandra Mara Albuquerque Bossio
31 3422.9769 / 31 9235.8388

II Encontro Nacional de Conselhos de Juventude - Municipal

II Encontro Nacional de Conselhos de Juventude - Municipal

Caro(a) conselheiro e conselheira,

Segue o questionário que deve ser respondido como forma de inscrição para o II Encontro Nacional de Conselhos de Juventude. Essa é uma forma de conhecer melhor as atividades e desafios dos conselhos em todo o Brasil. por gentileza, preencha o questionário com cuidado e com o máximo de informações que conseguir. Vale lembrar que o conselho e/ou representante que não preencherem o questionário não poderão participar do II Encontro Nacional de Conselhos de Juventude em Brasília, dias 10, 11, 12 de março de 2010.

O Conselho Estadual deverá indicar dois representantes, sendo um(a) do poder público e um(a) da sociedade civil, além de que os(as) indicados(as) devem atender a paridade de gênero.

Além do preenchimento do formulário é necessário também enviar para Secretaria Nacional de Juventude os seguintes documentos: lei ou decreto de criação do conselho e a portaria de nomeação dos conselheiros atualizada.

Agradecemos a todos pela colaboração.


Questionário
*Preenchimento Obrigatório






Sobre o responsável pelo preenchimento do questionário:




































Sobre Conselho










































































Sobre os representantes do conselho participantes do Encontro



















2º Representante




































quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Programa de Fevereiro de 2010 no Centro Cultural Salgado Filho

O Centro Cultural Salgado Filho é uma unidade da Fundação Municipal de Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte. Sendo público, todas as atividades são gratuitas.

Clique abaixo para ver o Programa de Fevereiro de 2010 no Centro Cultural Salgado Filho

Programa-02-2010-Folder.doc

FSM Temático na UCSAL

Atividades do FSM Temático na UCSAL

Campus da Lapa

28 a 30/01 – Das 8 ás 22:00 - Feira cultural no pátio do campus.
Locais para stands e barracas.
Providenciar deposito para guarda das barracas e materiais nos dias 28 e 29.

29 e 30/01 – 9 ás 11:00 – Sala 2, térreo da UCSal (Campus da Lapa).
Hora do encantamento: oficina de poesia.
Animadora: pedagoga e poeta Nildes Trigueiros.
Previsão: 30 a 50 participantes.

30/01 – 9 às 13:00, local: 2ª sala do 1º andar, Campus da UCSal (Lapa).
Promoção da CNQ-CUT.
Oficina de Assédio Moral.
Mediador:
Carlos Itaparica, Secretaria de Organização da CNQ-CUT.
Debatedores:
Maria da Penha A . Fumagalli – Secretaria de Gênero da CNQ-CUT, diretora do Sindicato dos Químicos do ABC. Graduada em Gestão e Administração Pública e membro da Comissão de mulheres do Sindicato dos Químicos do ABC (SP);
Manoel Jorge e Silva Neto - Procurador do Ministério Público do Trabalho (BA). Professor-Adjunto de Direito Constitucional da Universidade Federal da Bahia. Professor-Visitante na Universidade da Flórida (EUA) – Levin College of Law. Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela PUC/SP.;
Eliane Cardoso Sales - Médica do Trabalho, Médica Sanitarista, Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva ISC-UFBA com Dissertação na área de Saúde Mental e Trabalho. Doutora em Saúde Pública peloInstituto de Saúde Coletiva da UFBA. Estágio doutoral realizado na Universidade
do Quebec em Montreal - UQAM-CA;
Nei Viana Costa Pinto - Advogado Trabalhista e Procurador do Estado da Bahia.
Previsão: 30 a 60 participantes.
Materiais: Data show, telão, computador.
Previsão 40 a 60 participantes.

29/01 – 9 às 12:30. Sala 1, térreo da UCSal (Campus da Lapa).
Mesa: Diversidade cultural e diálogo inter-religioso.
Palestrantes: Reverendo Bruno Almeida (Igreja Episcopal Anglicana), Padre Oliveira (Igreja Católica - Paroquia de Periperi),
Profª. Suzi Borbone (Centro Espírita de Feira deSantana)
Profª. Elizete da Silva (História das religiões-UEFS).
Previsão: 30 a 80 participantes.
Materiais: Data show e computador..

29/01 – 14 às 17:00. Local: Sala 3, térreo, UCSal (Campus da Lapa).
Instituto Paulo Freire, CEMJ, CNJ e SNJ.
Mesa: A participação da juventude na construção de políticas públicas: um legado histórico.
Previsão: 40 a 70 participantes.
Materiais: Data show e computador.

30/01 – Das 12 às 14:00 – Local: Pátio a UCSal (Lapa).
Promoção: CAEBRAPAZ, Casa da América Latina e Associação Jose Marti.
Materiais: 02 microfones e sistema de som, televisão, data show e computador.

30/01 – 14 às 16:00.Local: 2ª sala, 1º andar, Campus da UCSal
(Lapa).Promoção:Sindicato Unificado do ramo Químico e Petroleiro.
Tema: Oficina UNISOL Brasil.Economia solidária.
Coordenador: Roque Sotero dos Santos.
Previsão: 30 a 60 participantes.
Materiais: data show e computador.

30/01 – Das 14 às 17:00. Local: Sala 3, térrea, Campus da Lapa.
Promotor: Instituto Paulo Freire.
Mesa: A importância da comunicação no Programa Ação Cultura Digital.
Previsão: 30 a 60 participantes.
Materiais: data show e computador.

30/01 – Das 14 às 17:00. Local: Sala 2, térrea da UCSal (Campus da Lapa).
Promotor:Instituto Paulo Freire.
Mesa: Educação cidadã e Programa município queeduca.
Previsão: 40 a70 participantes.
Materiais: Data show e computador.

30/01 – Das 14 às 17:00. Local: Sala 1 do térreo da UCSal (Campus da Lapa).
Promotor: Instituto Paulo Freire/Petrobras/Federação Única dos petroleiros.
Mesa: Mova Brasil: mobilização e organização social.
Previsão: 50 a 70 participantes.
Materiais: Data show e computador.

30/01 – Das 14 às 17:00. Local: 1ª sala, 1º andar, Campus da Lapa.
Promotor: Instituto Paulo Freire.
Mesa: Formação de professores e o desafio da elaboração de materiais didáticos, os processos de reorientação curricular na EJA-Educação de Jovens e Adultos.
Previsão: 30a 60 participantes.
Materiais: data show e computador.

30/01 - Das 14 às 17:00 – Sala 31, Iguatemi, Campus da Federação.
Promoção: gestão Ousar DCE-UEFS).
Mesa: SOS educação: debate sobre a precarização da educação universitária na Bahia.
Palestrantes: Cléo Emídio (Ousar), Arthur(ANEL), professor convidado da UEFS.
Previsão: 50 a 70 participantes.
Materiais: data show e computador.

30/01 – 14 às 17:00 – Auditório da UCSal (Lapa).
Promoção: Força Sindical.
Mesa: O tratamento da Terceira Idade
Palestrantes:
João Inocentini, Presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos,
o senhor Nilson Santos Bahia Presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados na Bahia,
Gilson (Federação dos Aposentados).
Previsão: 100 a 130 participantes.
Materiais: data show e computador.

Campus Federação

28 a 30/1 - Das 8 às 23:00 – Nas praças do Jambeiro e Castro Alves e na entrada do ginásio.
Locais para stands, exposições, barracas e lançamento de livros.

29,30/01 – 9 às 18:00.
Local: Sala 34, 1º andar, Direito UCSal (Campus Cardeal da Silva).
Promoção e palestrantes do Fórum de Articulação Projeto Popular para o Brasil.
Participação de militantes de várias regiões do estado, Luiz Filgueiras, Graça Druck, e outros convidados.
Previsão: 60 a 70 participantes.
Materiais: data show ecomputador.

29,30/01 – Sala 35, 1º andar da UCSal (Campus Cardeal da Silva).
Encontro da Via do Trabalho.
Promoção e palestrantes: VT.
Previsão: 40 a 80 participantes.
Materiais: data show e computador.

29/01– 9 às 19:00. Ginásio da UCSal (Campus Cardeal da Silva).
Reunião Nacional da CONLUTAS.
Previsão: 250 a 350 participantes.
Materiais: sistema de som, 02 microfones, data show e computador.

29/01 - 9:00-12:30. Local: Sala 37 do 1º andar, UCSal (Campus da Federação).
Promoção Círculo Palmarino.
Mesa: O Estatuto da Igualdade Racial: avanços e retrocessos”.
Palestrantes: Jerônimo (UNEGRO),
Gilberto Leal (CONEM),
Hamilton Assis (Circulo Palmarino),
Hamilton Borges (Reaja),
Lindinalva (CDCNM),
Valdisio Fernandes (Instituto Búzios),
Walter Altino (Atitude Quilombola).
Previsão: 50 a 80 participantes.
Materiais: data show e computador.

29/01 – Das 9 às 12:00. Local: sala 52 da UCSal (Campus da Federação).
Promoção e palestrantes: Rede Ecosocialista Brasileira.
Mesa: A crise da civilização e a alternativa ecosocialista.
Materiais:data show e computador.

30/01 – 9 às 12: 00. Local: Sala 55, térreo, UCSal (Campus da Federação).
Promoção: Liga Ambiente - Liga das Entidades Ambientalistas da Bahia.
Mesa: Riscos urbanose ambientais.
Palestrantes:
Roberto Guimarães (Escola Politécnica-UFBa),
Jose Antonio Saraiva (Gérmen),
Emídio Barreto Neto (Papamel,Ipiaú) e convidados.
Previsão: 40 a 70 participantes.
Materiais: data show e computador.

29/01 – Das 9 às 12:00. Local: Sala 3 do térreo, UCSAL (Campus da Federação).
Promoção e palestrantes: MOPS.
Mesa: Educação popular no SUS, um sistema eficiente
Materiais: data show e computador.

29/01 – Das 9 às 12:00. Sala 1, térrea do campus da Federação.
Promoção: SINPRO
Mesa: Valorização e saúde dos trabalhadores em educação.
Palestrantes: Prof. Roberto Sidney Macedo,
Dr. Eduardo Reis,
Dra. Tânia,
Profs. Cristina Kawalkevsk,
Heloisa Helena Monteiro
Moacir Gadotti (a confirmar).
Materiais: data show e computador.

29/01 – Das 9 às 12:00. Local: Auditório 42, UCSAL (Campus da Federação).
Plenária do MTL.
Previsão: 50 a 100 participantes.
Materiais: sistema de som e 02 microfones, data show e computador.

29/01 – 14 às 17:00. Local: Espaço Cultural, UCSal (Campus da Federação).
Promoção: MTL.
Mesa: Reforma agrária e criminalização dos movimentos sociais.
Palestrantes: João Batista, Marilda e Isac Loureiro.
Previsão: 50 a 100 participantes.
Materiais: sistema de som e 02 microfones, data show e computador.

29/01 – 14:00 às 17:00, local: 3ª sala,1º andar, UCSal (Campus da Federação).
Mesa Questões essenciais e alternativas para a América Latina
Promoção: Casa da América Latina (RJ).
Debatedores:
Pedro Castro (Casa da América Latina),
Luiz Mergulhão (Movimento Revolucionário Nacionalista Círculos Bolivarianos)
Marco Antonio Vilela (Centro Cultural Antonio Carlos Carvalho).
Previsão: 30 a 60 participantes.
Materiais: data show e computador.

29/01 – Das 14 às 17:00. sala 52 da UCSal (Campus da Federação).
Promoção e palestrantes: GAPA.
Mesa: Promotores legais populares.
Apresentação da peça de teatro sobre “Gravidez na adolescência, uso da camisinha”.
Materiais: sistema de som, 02microfones, data show e computador.

29/01 – 14 às 16:30. Sala 36, 1º andar, UCSal (Campus Cardeal da Silva).
Promoção NPEJI.
Mesa: Expressões de ativismo juvenil hoje.
Palestrantes:
ShayanaBusson (cybermilitância),
Augusto Vasconcelos (Políticas públicas para ajuventude),
Davi Costa (Jovens em assentamentos rurais),
Helaine Souza (jovensmulheres do MSTB-Bahia)
Selma Reis (Jovens do movimento LGBT).
Debatedores:
UJS, LGBT, MSTB e jovens de área rural.
Previsão: 50 a 100 participantes.
Materiais: data show e computador.

29/01 – 14 ás 17:00 – Local: Sala 3, térrea da UCSal (Campus da Federação).
Promoção: IDESAB-Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental e Fórum Estadual da Criança e do Adolescente da Bahia.
O movimento de crianças e adolescentes: iguais limites e possibilidades na atuação, conselho e fóruns.
Palestrantes:
Edmundo Knoger,
Antonio Marcos
Selma. (a confirmar)
Previsão: 40 a 70 participantes.
Materiais: data show e computador.

29/01 – 14 às 17:00. Auditório 42, UCSal (Campus da Federação).
Promoção e palestrantes: FRU-Frente de Resistência Urbana.
Mesa: Criminalização dos movimentos sociais.
Hamilton Borges (Reage ou será morto),
Raul Zibechi (Uruguei),
Mauricio Campos (RJ),
CJP,
FRU.
Previsão: 100 a 150 participantes.
Materiais: sistema de som, 02 microfones, data show e computador.

29/01 – 14 às 17:00. Local: Sala 54 do térreo, UCSal (Campus Federação). Promoção epalestrantes: Intervozes, Coletivo Brasil de Comunicação Social.
Mesa: Controle social e diversidade na mídia.
Previsão: 30 a 50 participantes.
Materiais: televisão, data show e computador.

29/01 – das 14 às 17:00.local: Sala 13, térreo, UCSAL (Campus da Federação).
Mesa: Trotsky e o Brasil.
Palestrante:
Valério Arcary (SP),
Zé Maria (SP),
LEMARX (UFBA).
Previsão: 100 participantes.
Materiais: data show, televisão e computador.

29/01 – 17:00. Ato Público: Haiti, ação humanitária ou ocupação militar?. A luta do povo negrohaitiano. de solidariedade com o Haiti.
Promoção: CONLUTAS, Consulta Popular, Reage ou será morto, Quilombo Raça e Classe, CJP, MTL, Juventude do PSTU, Intersindical, ANEL, Contraponto, FRU, MSTB.
Concentração da frente do Campus da UCSal da Federação saindo emcaminhada até o campus de Ondina da UFBA.
Previsão: 1000 a 1500 participantes.
Materiais: sistema de som e 02 microfones.

29/01 – 16:30 às 19:00. Sala 37, 1º andar, UCSal (Campus Cardeal da Silva).
Promoção: NPEJI.
Mesa: Expressões do movimento dos quilombolas.
Palestrantes: Chistiane Souza e jovens quilombolas.
Previsão: 30 a 60 participantes.
Materiais: televisão,data show e computador.

30/01 – Teatro da UNEB, das 17 às23:00. Lançamentos de livros de:
Jorge Nóvoa (O incontornável Marx);
Raphael Cloux (MSTS: uma trajetória);
Franklin Oliveira Jr. (Canal Conde dos Arcos); coletivo de escritores sobre a ditadura militar, Expressão Popular;
Renato Rabelo, “Idéias e rumos”;
Augusto Buonicore, Marxismo, história e revoluçãobrasileira: encontros e desencontros”;
Quebrando mitos (Mary Castro e Miriam Abramovay) com mesa de debates e colaboração do CNJ, UNEGRO e Secretaria Nacional de Políticas de Juventude da UNE,
“Jorge Amado no elevador e outros contos da Bahia (Carlos Pronzato),
Marx na atualidade (Jose Ricardo Moreno, Milton Pinheiro e outros).
Políticas públicas e ações afirmativas (DagobertoJose Fonseca-SP),
Relações sociais e desigualdade no Brasil (Gevanilda Santos-SP),
Nei Lopes(Osvaldo Faustino-SP), O MST e a cultura (Ademar Bogo),
O filho da ditadura (Juvenal Payayá),
Capoeira angola: educação pluri-étnica,corporal e ambiental (Jorge Conceição),
“Um pouquinho” (Renata Rimet),
“Fogo fátuo” (Carlos Barreto),
Revista Art Poesia,
“Inquietações” (Leandro Assis),
“Waldeck é prosa e Vanise é poesia” (Vanise Vergasta),
“Revolução pessoal” (Carlos Souza),
Sandra Stabile (“Antologia mãos que falam”),
Carlos Conrado (“O aeronauta”),
Carlos Vilarinho (“O velho”),
Domingos Ailton (“Figuras típicas da religiosidade popularde Jequié”),
Leo Dragone (“Diário de Rafinha. As duas faces de um amor”),
Waldeck Almeida de Jesus (“Memorial do inferno” e “30 anos de poesia”),
Marcos Peralta (“Uns cantos do Viva MaCcaca”)
Luiz Lyrio (“Nos idos de 68”).

29/01 – Das 17 às 19:00. Local: Praça do Jambeiro.
Lançamentos dos livros de:
Jorge Nóvoa (O incontornável Marx);
Raphael Cloux (MSTS:uma trajetória);
Franklin Oliveira Jr. (Canal Conde dosArcos);
coletivo de escritores sobre a ditadura militar, Expressão Popular;
Renato Rabelo, “Idéias e rumos”;
Augusto Buonicore, Marxismo, história e revolução brasileira:encontros e desencontros”;
Quebrando mitos (Mary Castro e Miriam Abramovay) com mesa de debates e colaboração do CNJ, UNEGRO e Secretaria Nacional de Políticas de Juventude da UNE,
“Jorge Amado no elevador e outroscontos da Bahia (Carlos Pronzato),
Marx na atualidade (Jose Ricardo Moreno, Milton Pinheiro e outros).
Políticas públicas e ações afirmativas (Dagoberto Jose Fonseca-SP),
Relações sociais e desigualdade no Brasil (Gevanilda Santos-SP),
Nei Lopes(Osvaldo Faustino-SP),
Capoeira angola: educação pluri-étnica, corporal e ambiental(Jorge Conceição).
Materiais: telão, data show e computador.

29/01 – 17 às 20:00, Local:Auditório 42 da UCSal (Campus Cardeal da Silva).
Mesa: Meio ambiente, ribeirinhos e desenvolvimento.
Palestrantes: Delegações do Pará, RJ.
Previsão: 50 a 100 participantes.
Materiais: televisão, sistema de som, 02microfones, data show e computador.

29/01 – Das 20 às 22:30. Local: Auditório 42 da UCSal (Campus da Federação).
Promoção e palestrantes: Instituto Astrogildo Pereira.
Mesa redonda: Política brasileira.
Materiais: televisão, data show, computador, sistema de som e 02 microfones.

30/01 – 9 às 19:00. Ginásio da UCSal (Campus Cardeal da Silva).
Promoção: Comissão Nacional Pró-CONCLAT. Plenária Nacional pró-construção da CONCLAT.
Previsão: 600 a 700 participantes.
Materiais: televisão, sistema de som, data show e computador.

30/01 – Das 9 às 13:00. Local: Espaço Cultural da UCSal (Campus Cardeal da Silva).
Luto como mulher, luto como mãe.
Promoção e palestrantes: Mães de vítimas do Estado do RJ e mães de maio (SP).
Palestrantes:
Débora Maria (Mães de Maio),
Adriana Fernandes (presidente da ASFAP-BA),
Márcia Jacintho (Rede ContraViolência - RJ),
Soledad Pereda (Madre da Plaza de Mayo - Argentina),
Instituto Rosa Luxemburg.
Exibição de filme a apresentação de livro.
Homenagem a revolucionária polonesa Rosa Luxemburg, em razão dos 81 anos de seu assassinato, com a distribuição de livros sobre sua vida e seu pensamento - apoio já assegurado pelo Instituto Rosa Luxemburg.
Previsão: 80 a 100 participantes.
Materiais: sistema de som, 02 microfones, televisão, data show e computador.

30/01 – Das 9 às 12:00. Local: sala 3, térreo da UCSal (Campus cardeal da Silva).
Socialismo e movimento estudantil.
Palestrantes: Hilton Coelho (Mestre em História-UFBa),
Mauricio Brito (doutorando),
Cesar Oliveira (mestre em história-UFBa),
Jhonatas Monteiro(Feira de Santana).
Previsão: 50 a 100 participantes.
Materiais: data show,telvisão e computador

30/01 – 9 ás 12:00. Local: Sala 54 do térreo, UCSal (Campus Federação).
Promoção: Intervozes, Coletivo Brasil de Comunicação Social.
Mesa: A I Conferência de comunicação e a mobilização na Bahia.
Previsão: 30 a 60 participantes.
Materiais: televisão, data show e computador.

30/01 – Das 9 às 12:00. Local: Auditório 42, UCSal (Campus da Federação).
Promoção: MSTB e FRU.
Mesa: Minha casa, minha luta.
Previsão: 100 participantes.
Materiais: sistema de som, 02 microfones,televisão, data show e computador.

30/01 – 9 às 12:00 – Local: Sala 37, 1º andar, UCSal (Campus Federação).
Mesa: Tecnologias de informação e contestação social.
Conferencista: PHD Alfredo da Matta.
Previsão: 30 a 50 participantes.
Materiais: televisão, data show e computador.

30/01 – 9:00/12:00. Local: Sala 53, térrea, UCSal (Campus da Federação).
Trabalho humanitário ou ocupação militar, a luta do povo haitiano.
Promoção e palestrantes: ILAESE, Sindicato dos Petroleiros de Alagoas e Sergipe, CONLUTAS e Quilombo Raça e Classe.
Previsão:100 a 150 participantes.
Materiais: lelevisão, data show e computador.

30/01 – 9 às 12:00 – Local: Sala 1, térrea, UCSal (Campus da Federação).
Mesa: Democracia na universidade em tempos de privatização.
Promoção: DCE UNIRIO.
Palestrantes: Solange Bredas, Bárbara Sinedino, Vitor Lucena, Lorena e Pedro Tavares.
Materiais: televisão, data show e computador.

30/01 - 14 às 17:00. Espaço cultural, UCSal (Campus da Federação).
A crise e o meio ambiente.
Promoção e palestrantes da Liga Ambiente.
Previsão: 50 a 70 participantes.
Materiais: sistema de som, 02 microfones, televisão, data show e computador.

30/01 – 14 às 17:00 – Local: Sala 53, térrea, UCSal (Campus da Federação).
Solidariedade ao Haiti.
Promoção: Vamos à luta.
Mesa: O povo precisa de alimento e remédios e não de armas.
Palestrantes: Vitor Lucena (UNE), Silaedson Jr. e convidados.
Materiais: data show, televisão e computador.

30/01 – 14 às 17:00. Local: Sala 1, térreo, UCSal (Campus da Federação).
Mesa: Cultura, empreendedorismo e turismo étnico afro-brasileiro: um processo de inclusão social sustentável.
Promoção: Associação Nacional do Turismo Afro-brasileiro-ANTAB.
Palestrantes:
Francisco Henrique Silvino (Presidente da ANTAR),
Jorge Guimarães (diretor do Coletivo de Pequenos Empresários Afro-brasileiros-COLEMBLACK) e convidados.
Previsão: 30 a 50 participantes.
Materiais: televisão, data show e computador.

30/01– 14:00/17:00. Local: Sala 2, térreo, UCSal (Campus da Federação).
A opressão machista e a exploração capitalista.
Promoção e debatedores do ILAESE, Sindicato dos Petroleiros de Alagoas e Sergipe, Organização Luta Mulher e Instituto Jose Luiz e Rosa Sunderman.
Previsão: 30 a 60 participantes.
Materiais: tevelisão, data show e coputador.

30/01 – 14 às 16:30. Sala 38, 1º andar da UCSal (Campus da Federação).
Promoção: NPEJI.
Mesa: Juventude e vulnerabilizações.
Palestrantes:
Jose Humberto da Silva (Desemprego e subemprego juvenil),
Bárbara Caldeira(jovens mulheres do programa Bolsa Família).
Debatedora: Dani Costa (UBM).
Previsão: 30 a 60 participantes.
Materiais: televisão, data show ecomputador.

30/01 – 14 às 17:00, Local: Sala 51, área do DCE, UCSal (Campus da Federação).
Direito a vida.
Palestrante: Delegada Alice Pinho (SSP-BA)
Previsão: 30 a 50 participantes.
Materiais: televisão, data show e computador.

30/01 – 14 às 17:00, Local: Auditório 42, UCSal (Campus da Federação).
Promoção: Guerreiras Sem Teto. Testemunho e experiências de organização.
Palestrantes:
Gabriela Sá (Interbrigadas na Bolívia),
Grupo de Mulheres do Calafat,
Ana Alakija (jornalista),
Dona Detinha (Bairro da Paz),
Maria Dirlene (MG),
Conceição (SINTEPP-PA),
Ana Vaneska(BA).
Previsão: 80 a 100 participantes.
Materiais: televisão, data show e computador.

30/01 – Das 17 às 19:00. Local: Praça do Jambeiro.
Lançamentos dos livros de: Jorge Nóvoa (O incontornável Marx);
Raphael Cloux (MSTS: uma trajetória);
Franklin Oliveira Jr. (Canal Conde dos Arcos);
coletivo de escritores sobre a ditadura militar, Expressão Popular;
Renato Rabelo, “Idéias e rumos”;
Augusto Buonicore, Marxismo, história e revolução brasileira: encontros e desencontros”;
Quebrando mitos (Mary Castro e Miriam Abramovay) com mesa de debates e colaboração do CNJ, UNEGRO e Secretaria Nacional de Políticas de Juventude da UNE,
“Jorge Amado no elevador e outros contos da Bahia (Carlos Pronzato),
Marx na atualidade (Jose Ricardo Moreno, Milton Pinheiro e outros).
Políticas públicas e ações afirmativas (Dagoberto Jose Fonseca-SP),
Relações sociais e desigualdade no Brasil (Gevanilda Santos-SP),
Nei Lopes (Osvaldo Faustino-SP),
Capoeira angola: educação pluri-étnica, corporal e ambiental (Jorge Conceição).
Materiais: telão, 02 microfones, sistema de som, data show e computador.

30/01 – Das 17 às 20:00. Local: Sala 1, térrea, UCSal (Campus Federação).
Promoção e palestrantes: Sindicato dos Petroleiros de Sergipe e Alagoas, ILAESE. O novo marco regulatório do petróleo do governo Lula e o projeto do povo brasileiro.
Previsão: 100 participantes.
Materiais: televisão, data show e computador.

30/01 – 20 às 22:30. Local: Ginásio da UCSal (Campus da Cardeal da Silva).
Conferência: Um projeto socialista para o Brasil no Século XXI.
Palestrante: Plínio Arruda Sampaio (SP).
Debatedores: Jorge Almeida (UFBA), Fábio Paes(UCSal).
Previsão: 200 a 300 participantes.
Materiais: sistema de som, 02 microfones, telão, data show e computador.

30/01 – Das 22:30 às 00:02. Local: Ginásio da UCSal.
Festa de congraçamento.
Materiais: sistema de som, 01microfones.

Obs.:
- Nos dias 27 e 28 serão feitas as instalações.
- Deposito para as barracas e materiais dos expositores.
- 02 pinceis devem constar em cada espaço
- Os auditórios, o pátio da Lapa e o ginásio da Federação deverão ter sistema de som e 02 microfones
- colocar a disposição dois técnicos na Federação e 01 técnico na Lapa para dar assistência aos computadores e data shows.
- colocar uma xerox na Lapa e duas xeroxs na Federação funcionando em regime de preços normais.
- Nos locais que serão instaladas barracas para vendas, instalar o que é normal nesses casos, pontos de ligação de água e energia.
- Nos dias 28 e 29 haverá credenciamento dos participantes. Pede-se colocar uma mesa comprida com 03 cadeiras na entrada dos Campus da Lapa e da Federação, além de dois murais (cobertos com papelão para afixar avisos) ao lado das mesas para fixar a programação.
- Nas salas onde haverá atividade deve ser colocado ainda oito copos de plástico e uma garrafa de água.