sábado, 16 de abril de 2011

De "culpas" progressistas

De “culpas” progressistas

“Se não há uma boa base educativa, uma boa metodologia, que some aos conhecimentos que já existem, não haverá mudança, não haverá educação integral, será impossível ter em conta o ser humano em sua totalidade” (César Muñoz Jimenez, em entrevista a ZH 03/04/11)

Estamos na aurora de um tempo em que, no afã de indicar culpados para os problemas da sociedade, alguns são tentados a usar argumentos simplificados e pouco consistentes, maculando as verdadeiras razões para explicar a realidade como ela é. A velocidade dos avanços tecnológicos e científicos e nem a volta aos “velhos métodos” servem de bases de resolução dos nossos problemas humanos atuais. Os mais sóbrios e experientes já aprenderam que para problemas complexos, como da educação brasileira, não existem soluções simples e de fácil aplicação, ou de aplicação generalizada.

O objeto da educação são as pessoas, por isso a complexidade de tratar, ao mesmo tempo, habilidades como a leitura e compreensão dos contextos e a construção de conceitos com a necessidade da integração dos sujeitos a partir da família, da escola e da comunidade. Este processo é sempre lento, gradual, com princípios que conduzam à realização humana, o que ultrapassa a dimensão mecânica do processo de ensino-aprendizagem.

Os avanços das idéias progressistas no Brasil estão associados aos processos de conquista da liberdade, da organização e da democracia, a partir da Constituição Federal de 1988. Neste contexto, estão imbricados as inúmeras conquistas sociais que se materializaram em políticas públicas de saúde, educação, trabalho, moradia, assistência social, proteção às crianças e adolescentes, de inclusão, etc. Desta “caldeira política cultural” emergiram as teorias e compreensões progressistas da educação que foram afirmando a necessidade de construirmos os próprios sujeitos do conhecimento. Igualmente verdadeiro, podendo-se comprovar, suas proposições estão imprimindo algumas mudanças na gestão da educação, o que não quer dizer que resolveram todos os seus problemas, o que também não era a sua intenção.

As “maiores culpas” que podemos atribuir aos progressistas é que estes conquistaram, junto com o povo brasileiro, a garantia do acesso às escolas públicas. Finalmente, a escola passa a ser um lugar também considerado pelo povo, pela maioria pobre e desvalida, pelos filhos dos trabalhadores. Outra questão, igualmente nobre de “culpa”, é a contundente teimosia de associar “educação pública com qualidade”: pedagógica, de gestão e de conhecimento. Mas o Estado fez os investimentos públicos necessários para dar conta das novas demandas criadas, seja na qualificação dos espaços físicos, seja em investimentos na gestão escolar e na qualificação profissional dos docentes? Tratou a educação com prioridade?

Nossa escola pública, que se inspira sim em ideais progressistas, é uma escola que seguiu um modelo de educação centrada na lógica da abstração, da memória, do intelecto, sem considerar, de forma consistente, a realidade concreta em que vivem os sujeitos do conhecimento. Sem perceber a gravidade, deixou de trabalhar as dimensões cognitivas de caráter prático como as artes, as técnicas agrícolas, o trabalho com madeira, as atividades domésticas e de culinária, as hortas escolares. Foi tendo dificuldades de incorporar os elementos das novas gerações como a fantasia, a criatividade e a imaginação. Estas sim, razões para uma revisão de propósitos.

O maior risco, neste contexto, é a educação virar mais um produto de consumo, não um serviço e uma política de inclusão, com cidadania. Os progressistas desejam uma educação contextualizada, acreditando que a vida pode ser melhor a partir de oportunidades, do conhecimento e da cidadania ativa. A formação integral, sua bandeira, compreende o ser humano em sua totalidade, investiga as reais necessidades dos sujeitos para então intervir pedagogicamente, desencadeando os processos de aprendizagem.

Nei Alberto Pies, professor e ativista de direitos humanos. (
pies.neialberto@gmail.com)

Artigo Massacre de Realengo, o Estatuto, Mudanças e os Saudosistas

Massacre de Realengo, o Estatuto, Mudanças e os Saudosistas

(Antonio de Andrade *)

O Brasil ficou chocado no dia 7 de abril de 2011 com as notícias do massacre de 12 jovens, com tiros na cabeça e ferimentos de outros 17 por um jovem de 23 anos, numa escola de Realengo, RJ. Quando se escuta notícias como essa e de outros jovens ou adolescentes que por motivos banais matam pessoas nas escolas ou ruas e várias outras notícias de crimes praticados por jovens e adolescentes, fica-se, no início, espantado com tanta barbárie. Depois da perplexidade inicial, chega uma sensação de que alguma coisa de urgente precisa ser feita pela sociedade para mudar essa triste realidade, objetivando a existência, realmente, de uma sociedade "civilizada", onde todos tenham a disciplina, a consciência e a responsabilidade de obedecer as leis que foram criadas para que se possa viver com outros seres humanos, criando-se, desse modo, aquelas condições ideais de convivência harmônica e saudável.

Alguns setores da sociedade gostariam que certas leis fossem mais rígidas nas punições, que fosse diminuída a maioridade penal para se poder punir exemplarmente os adolescentes criminosos, evitando que tenham a impunidade como estímulo para cometerem novos atos criminosos ou que fiquem pouco tempo nas instituições de recuperação, voltando às ruas com mais raiva de tudo e todos e mais experientes em atos criminosos, tendo aprendido com outros mais velhos nessas instituições. Muitos almejam mudanças, em especial na Lei Federal 8.069 de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, lei que protege e ampara esses seres em desenvolvimento (mas que apesar da pouca idade já sabem matar selvagemente!), lei que substituiu o autoritarismo do antigo Código de Menores e a Política Nacional do Bem-Estar do Menor que vigorou no Brasil até 1990. Esses setores são os "saudosistas" em poderem punir as crianças e os jovens por crimes ou outros atos infracionais, mas sentem-se tolhidos pela própria sociedade que estabeleceu por essa Lei, que a criança e o adolescente não podem ser assim reprimidos e punidos. Eles consideram que os crimes praticados por adolescentes estão mostrando que está havendo um "desastre educacional" com o estilo brando e permissivo nas atitudes para com as novas gerações. Consideram que seria benéfico para todos, se voltasse aquele estilo de educação com disciplina que existiu no passado.

Dentre os "saudosistas", há pais e educadores que ficam com saudade de poderem agir com mais rigor com os jovens, como era feito antes da vigência do Estatuto. Essa saudade ocorre quando não conseguem mais fazer as crianças e os jovens terem um comportamento adequado e disciplinado. Ou quando constatam que seus comportamentos revelam desinteresse pela aprendizagem, apatia ou agressividade, envolvendo-se com drogas para preencherem o vazio que sentem e a insatisfação causada pelos valores distorcidos de somente "terem" cada vez mais, em detrimento de "serem" cada vez melhores pessoas. Ou ainda, quando apresentam falta de respeito e consideração aos mais velhos, falta de responsabilidade em suas atividades, falta de solidariedade e cooperação, falta de controle das reações emocionais (raiva, em especial), impulsividade, etc.

Esses saudosistas querem fazer alguma coisa para mudar, mas ficam tolhidos em suas ações educativas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente que em seu artigo 5, por exemplo, expressa que "Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão...", e no artigo 15 diz que "A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento...", complementado pelo artigo 17 que afirma que "O direito ao respeito, consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais". E o "golpe final" contra a vontade dos saudosistas virem a ser mais rigorosos com os mais jovens, está no artigo 18 desse Estatuto: "É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor".

Os saudosistas sentem suas "mãos amarradas" por esse Estatuto para poderem educar com mais rigor os jovens, mas continuam a almejar aquela época passada, onde as crianças e os adolescentes tinham mais consciência e responsabilidade de cumprirem bem os seus deveres, dentre outros, o de respeitar os mais velhos, tendo respeito pelos pais e educadores. Esses "deveres" parecem estar esquecidos pela educação permissiva, chamada de "moderna" e foram, também, esquecidos pelos legisladores do Estatuto que estabeleceram muitos "direitos", mas esqueceram de nele colocar, bem especificados, os "deveres" para que as crianças e os adolescentes também tivessem os seus deveres como pessoas em desenvolvimento. Deveres mínimos como cidadãos, como respeitar os adultos, os pais, a família, os professores, a Escola, a propriedade, e em especial, a VIDA dos outros. Certamente, poderia haver mudanças significativas se o Estatuto fosse modificado e nele fossem incluídos artigos estabelecendo os "deveres" das crianças e dos jovens e condições para os pais e educadores direcionarem os jovens para o cumprimento, com responsabilidade, desses deveres. Assim, os adultos ficariam felizes por terem esse Estatuto do lado deles para poderem conscientizar e educar as crianças e os adolescentes, mostrando a eles que um cidadão não tem somente "direitos" mas, muito especialmente, "deveres" para consigo mesmo e para com a coletividade, levando-os a serem pessoas mais responsáveis e conscientes, e tenham outros tipos de comportamentos mais equilibrados.

Com a vigência desse Estatuto, do jeito que está, as crianças e os jovens somente serão lembrados de que há "deveres" quando eles cometerem algum "ato infracional" e acusados de violação dos direitos à vida, ao patrimônio, à integridade física forem atendidos pela Justiça da Infância e da Juventude que ao analisar cada caso, tomará as medidas necessárias, apesar de muitas vidas já terem sido tiradas... Assim, o adolescente ficará sabendo que se cometer algum ato infracional, enfrentará a autoridade policial, o Ministério Público e a autoridade judiciária. Tomará ciência, também, que será julgado por uma autoridade que de modo isento considerará sua justificativa e examinará o seu comportamento dentro das normas de convivência social e tomará as medidas necessárias (Estatuto artigo 112), "seja de advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, inserção em regime de semiliberdade, internação em estabelecimento educacional". Ou ainda (conforme artigo 101 do Estatuto), "encaminhamento aos pais ou responsáveis, orientação, apoio e acompanhamento temporários, matrícula e freqüência obrigatória em estabelecimento oficial de ensino fundamental, inclusão em programa comunitário ou oficial de auxílio à família, à criança e ao adolescente, requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos".

Todas essas ações, dentre as que o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece, são atitudes pedagógicas para que o adolescente se conscientize da necessidade de agir com responsabilidade, sendo capaz de exercer plenamente a sua cidadania e possa vir a ter comportamentos disciplinados e saudáveis que lhe permitam voltar a viver no convívio com os outros seres humanos.

Mudanças, no Estatuto, são necessárias. Mas, além disso, outras mudanças estruturais na sociedade são urgentes de serem feitas, dentre elas, por exemplo, preparar melhor os jovens para um casamento responsável, sabendo fazer um planejamento familiar (e não tendo filhos "em penca", sem condições de criá-los), sabendo educar melhor seus filhos, sendo realmente responsáveis como pais. A Psicologia já comprovou que é no ambiente familiar que a criança evoluiu e aprende os primeiros ensinamentos, internalizando aqueles aprendizados sobre regras básicas do agir e conviver com os outros, os limites, os valores, as atitudes culturais saudáveis, as atitudes educacionais equilibradas, as posturas éticas e morais e outras informações necessárias para vir a ser um cidadão consciente e uma pessoa disciplinada na sua dimensão individual, social, e quando adulta, na vida profissional e de casal. Se a família é tão importante para a educação das novas gerações, por que não são criados mecanismos legais para responsabilizar mais os pais (além do que está no Novo Código Civil Art. 1.566 - Deveres dos pais item IV - "sustento, guarda e educação dos filhos" e alguns artigos também no Estatuto da Criança e do Adolescente), criando condições de apoio da sociedade, para que as famílias venham a ter melhores informações e condições de formar filhos com qualidades humanas?

Além da família, é preciso investir em instituições que eduquem ou reeduquem, com qualidade, os jovens para serem pessoas equilibradas, com postura cidadã responsável, que possibilitem uma profissionalização em especial aos jovens sem recursos para se desenvolverem, orientações sobre sexo responsável e planejamento familiar evitando gravidez em adolescentes que mal saíram das fraldas, etc. Ações educativas para uma cidadania equilibrada e responsável, é um objetivo que pode ajudar a mudar a triste realidade de jovens sem preparo para a vida, dando-lhes melhores condições para conviverem em uma sociedade que almeja ser formada por pessoas com características civilizadas. Governos, legisladores, judiciário e outras instituições precisam urgentemente fazer um esforço conjunto para mudar o rumo da realidade que aí está e deixa todo mundo apavorado e com a sensação de que a cada dia fica mais difícil a convivência humana. Se nada for feito de imediato, é melhor que cada cidadão prepare o espírito para a volta daquele estágio de "civilização" onde predominava a barbárie humana, onde ninguém respeitava ninguém, onde matar e morrer por causas banais era a coisa mais comum do mundo. Muitos, de olhos arregalados, já constataram e gritam por socorro, que isso não é futuro não, já voltamos a esse estágio há muito tempo... Apesar disso, você que é pai ou educador, não desista de sua missão educativa! Procure fazer bem a sua parte educativa com os mais jovens. Ainda há esperança de mudar, para melhor, a realidade...

* No site www.editora-opcao.com.br o escritor Antonio de Andrade apresenta seus livros e artigos. Mais informações como a deste artigo, nos seus livros "Disciplina e a Educação para a Cidadania" e "Criança Feliz, Adulto Feliz" ou no artigo Educação: as qualidades urgentes! encontrado pelo link www.editora-opcao.com.br/ada47.htm.

* Por 4 anos, em Lorena, SP, o autor foi membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Secretário Municipal do Desenvolvimento Social.

Palestra e Lançamento do livro Os Krahô No Contexto da Questão Cultural Indígena

Centro de Ecologia Integral e Unipaz-MG convidam: Palestra e lançamento do livro: "Os Krahô no contexto da questão cultural indigena" Padre Valber Dias

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Workshop - Profª Silvia Rita


CEN Brasil informa:
Participe do Workshop c/ a Prof. Sílvia Rita!
Entrada franca!

6º Encontro Regional dos Povos do Cerrado



6º ERPC - 6º Encontro Regional dos Povos do Cerrado
Convite Participação

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Teia Cultural Minas - Nº 10 - 11 de Abril de 2011 - Ano VII


O Teia Cultural Minas é o boletim eletrônico da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais.

A RRMG também está no Twitter. Siga o @mincmg pelo endereço http://twitter.com/mincmg e fique informado com os nossos tweets. Acesse também o nosso blog: www.cultura.gov.br/.

Frente Parlamentar

Frente Parlamentar Mista de Apoio à Cultura

A ministra da Cultura Ana de Hollanda lembrou que o fomento do diálogo é fundamental para o avanço das política públicas para a cultura. A mensagem foi transmitida ao público presente na cerimônia de instalação da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Cultura realizada no dia 06 , às 8h, no Salão Nobre do Congresso Nacional. O evento reuniu parlamentares, entre senadores e deputados, artistas e militantes dos movimentos culturais.

“E, sem dúvida, a criação da Frente Parlamentar é um instrumento fundamental no fomento desse diálogo, para que possamos, com isso, construir políticas públicas fundamentais para a nossa área. E o caráter plural e suprapartidário da Frente só aumenta sua representatividade e importância dentro dessa elaboração”, disse.

A ministra destacou alguns projetos, que estão em tramitação no Congresso Nacional, para os quais a participação da Frente será fundamental na aprovação. “O Vale-Cultura é importantíssimo neste momento, porque vai permitir o acesso do trabalhador a um vale de R$ 50 que ele poderá usar para ir ao teatro, comprar um livro etc. Há outras medidas, como a Proposta de Emenda à Constituição PEC- 150/03, que prevê 2% do Orçamento da União para a cultura. Há, ainda, projetos na área do circo, do cinema e outros”, afirmou a ministra.

A Frente Parlamentar Mista de Apoio à Cultura já conta com a adesão de mais de 300 deputados e senadores. Para a presidente da Frente Parlamentar, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), um dos principais desafios do grupo é acelerar a pauta relativa à cultura e fazer uma mediação com a sociedade e com os diversos governos.

“Precisamos que essa pauta ganhe relevância, não apenas em torno dos projetos que já estão aqui, mas também em torno de grandes questões que a sociedade tem de debater”, avaliou. Ela assegurou que o orçamento para a cultura, o Vale-Cultura, o ProCultura, o Sistema Nacional de Cultura e a modernização da LDA estarão na agenda da Frente.

A Frente Parlamentar terá coordenadores estaduais e do DF para colaborar com o levantamento de demandas e na mobilização dos atores culturais locais, para auxiliar o conselho-executivo na condução de propostas a serem apreciadas pelo grupo.


Cidadania Cultural

1º Encontro "Rumo à Cidadania Cultural"

O Ministério da Cultura iniciou no dia 7 de abril, em Belo Horizonte (MG), uma série de oito encontros regionais com diversos segmentos sociais, como artistas, produtores, gestores, coletivos e grupos do setor cultural, universidades e participantes dos programas Cultura Viva e Brasil Plural.

Batizadas de Encontros Rumo à Cidadania Cultural, as reuniões têm como objetivo discutir os caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural, além de apresentar as propostas da nova Secretaria da pasta(em processo de criação), resultado da fusão das secretarias de Cidadania Cultural (SCC) e Identidade e Diversidade (SID). As discussões também se propõem a ampliar o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura de estados e municípios de todo o país, a fim de fortalecer as parcerias existentes, repactuar estratégias e abrir novos caminhos.

O encontro foi realizado na sede da Funarte-MG e contou com grupo de mais de 120 pessoas, composto por representantes dos Pontos de Cultura, artistas, produtores e agentes culturais, capoeiristas, vereadores, professores universitários e demais interessados.

A secretária Marta Porto apresentou as propostas e assessorada pelo coordenador de Mobilização e Articulação em Rede, César Piva realizou um debate com o público presente. Após o encontro, César Piva se reuniou com os Pontos de Cultura de MG, para mais uma rodada de conversas, agora focadas em questões relacionadas a gestão dos Pontos de Cultura.

Para a secretária, “os encontros representam um primeiro momento de apresentação das diretrizes pensadas para a nova Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, sendo ainda um espaço de afirmação do diálogo da nova gestão com a sociedade”, ressaltou.

Essa agenda é apenas uma primeira etapa de encontros do MinC com a sociedade. Um nova fase será organizada a partir do mês de junho, chegando aos demais estados da federação.

Mais informações sobre Encontros Rumo à Cidadania Cultural na página web do MinC e através do perfis no Twitter: @culturaviva e @culturagovbr.

Abril 2011

Dia 12: Salvador, BA

Dia 14: São Paulo, SP

Dia 15: Rio de janeiro, RJ

Dia 19: Florianópolis, SC

Dia 20: Porto Alegre, RS

Maio 2011

Dia 10: Belém, PA

Dia 17: Recife, PE

Dia 24: Goiânia, GO

Dia 31: Manaus, AM

FUNARTE

Exposição “Sala de Jejum” de Milena Travassos

Data abertura: 12 de abril, às 20 horas

Data de Visitação: 13 de abril a 12 de junho, de Segunda a Sexta, das 10 horas às 18 horas

Local: Rua Januaria, 68 – Floresta – Belo Horizonte – MG

Informações: (31) 3213-3084

Programação Cultural

ECUM 2011

O Encontro Mundial de Artes Cênicas – ECUM 2011 vai trazer pela primeira vez ao Brasil, o Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. De 10 de abril a 1º de maio, a capital mineira vai se transformar em espaço privilegiado para uma intensa programação de reflexão e prática em torno das ideias e da obra de Jerzy Grotowski, nome fundamental do moderno teatro mundial. O primeiro módulo do 7º Fórum Internacional será dedicado ao tema “Teatros da Radicalidade”. A obra, pensamento e idéias do mestre do teatro mundial Jerzy Grotowski, sua continuidade no trabalho de Thomas Richards e Mario Biagini, atuais coordenadores do Workcenter, estarão no centro da cena, assim como seus desdobramentos no Brasil e na América Latina.

Toda a programação do ECUM 2011 pode ser conferida através do site: www.ecum.com.br

Local FUNARTE MG - Rua Januária, 68 - Floresta - Belo Horizonte - MG

Música

Banda Moinho

Emanuelle Araújo, Lan Lan e Toni Costa relembram nomes que marcaram época no MPB

Data: 01 de maio, às 20 horas

Local: centro Cultural Usiminas – Ipatinga

Entrada: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Informações: 3822-3031

Concertos Regulares Órgão da Sé de Mariana - Abril de 2011

Programação:

15/04 – sexta-feira – 11 horas e 30 minutos - Josinéia Godinho

17/04 - domingo - 12 horas e 15 minutos - Elisa Freixo

24/04 - domingo – 12 horas e 15 minutos - Josinéia Godinho

29/04 – sexta-feira – 12 horas e 15 minutos - Elisa Freixo 01/05 – domingo – 12 horas e 15 minutos - Elisa Freixo

Ingressos: a partir de R$ 15,00

Informações:

telefone: (31) 3558-2785

email: orgaodase@uai.com


Literatura

Benito Barreto

O escritor Benito Barreto participa do programa Bate-papo com o Autor, da Academia Mineira de Letras, lançando o romance sobre a Inconfidência Mineira “Toque de silêncio em Vila Rica”.

Os primeiros 100 livros serão vendidos a R$ 5,00. Data: 12 de abril, às 19 horas e 30 minutos

Local: Rua da Bahia, 1466 - Lourdes - Belo Horizonte - MG

Informações 3222-5764. Entrada Franca

Terças Poéticas

Datas:

12 de abril - Poeta Jackson Antunes & homenagem Patativa do Assaré

19 de abril - Poeta Olavo Romano & homenagem Libério Neves 26 de abril - Poetas Cybelle Libânio, Elimar Silva Melo, Fernando Righi e Maria Antonia Coelho Moreira & homenagem Bueno de Rivera

Horário: 18 horas e 30 minutos

Local: Palácio das Artes - Av. Afonso Pena - 1537 - Centro - Belo Horizonte - MG

Informações (31) 3236-7400


Lançamentos

Coleção História Geral da África - A Descoberta de um Continente

A coleção História Geral da África, publicada pela UNESCO (coleção HGAUNESCO), a partir dos anos 1980, é ainda hoje a principal obra de referência sobre o assunto.

Foi produzida ao longo de 30 anos por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos. Com versão completa editada em inglês, francês e árabe, a Coleção agora é disponibilizada em português com os oito volumes que a compõem.

Data: 13 de Abril de 2011- 9 horas

Local: Auditório Neidson Rodrigues - Faculdade de Educação/UFMG - Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG

Saiba mais.

Projeto Sempre um Papo

Lançamento do novo filme de João Jardim, diretor de "Lixo Extraordinário" e "Janela da Alma", intitulado "Amor?". Trata-se de um documentário ficcional que trata da violência nas relações Amorosas, com a presença dos atores Angelo Antonio e Julia Lemmertz no bate-papo após a exibição. Será nesta terça-feira, dia 12/04, às 19h30, do Usiminas Belas Artes.

Na quinta-feira, dia 14, Lançamento do livro "Fora de mim" da escritora Martha Medeiros.

Local: Auditório do Museu Inimá de Paula, às 19 horas e 30 minutos

dia 18/04, a historiadora Laura de Mello e Souza faz palestra e lançamento de livro "Claudio Manoel da Costa - O Letrado Dividido", no Palácio das Artes.

Mais informações no site: www.sempreumpapo.com.br

A entrada é gratuita, e serão aceitos livros novos ou usados para o projeto Ler Convivendo.

MinasTchê

8ª edição da Feira MinasTchê

Mais uma vez os mineiros terão a oportunidade de apreciarem toda a riqueza e tradição da cultura do sul do Brasil, durante a Feira MinasTchê que será realizada em Belo Horizonte.

Com uma programação intensa, a Feira Minas Tchê privilegiará as danças e as músicas regionais tradicionais, o vestuário e a culinária regional. O público mineiro poderá curtir uma ótima programação cultural que acontecerá todas as noites:

Data: de 15 a 24 de abril

Segunda a Sexta feira, de 15 às 23 horas

Sábados, Domingos e dias 21 e 22 (feriado), de 12 às 23 horas

Local: Serraria Souza Pinto - Avenida Assis Chateaubriand, 809 – Floresta - Belo Horizonte - MG

Entrada: R$ 6,00 Crianças até 12 anos e idosos acima de 60 anos não pagam entrada.

Todas as atrações estão incluídas no valor de entrada da feira não gerando nenhum ônus adicional ao visitante.

Informações: (31) 3292-2323


Cursos/Oficinas

Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural participa do Ministério Público Itinerante

A Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais participará das ações do projeto Ministério Público Itinerante nas cidades de Jequitinhonha (12 e 13 de abril), Januária (13 de maio), Montes Claros (24 e 25 de maio) e Serro (31 de maio e 1º de junho). Serão convidados representantes de 180 municípios do norte de Minas e das regiões do Jequitinhonha e Mucuri.

Segundo o promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, serão ministrados nessas cidades minicursos, com duração de três horas, sobre como e porque preservar os atrativos culturais e turísticos. O objetivo é capacitar os gestores locais (prefeitos, vereadores, secretários, membros dos Conselhos Municipais de Defesa do Patrimônio Cultural, arquitetos, historiadores e outros) e aproximá-los do Ministério Público.

O curso será constituído de uma palestra e uma mesa redonda em que representantes de instituições convidadas explicarão seus papéis e responderão a perguntas dos participantes. Participarão: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Comando do Corpo de Bombeiros (Cobom); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), entre outras.

Em Jequitinhonha a palestra será realizada na tenda do projeto Ministério Público Itinerante (Praça de Eventos na rua Sabino Pinheiro, 131, Centro) às 17 horas. Serão distribuídos materiais de capacitação e fornecidos certificados.

Inscrições:


telefone: (31) 3250-4620.

Apresentações culturais regionais, definidas pelas cidades visitadas, farão a abertura dos eventos, que também contarão com a presença de artesãos locais e venda de comidas típicas.

Confira as cidades convidadas a participar das palestras:

Para o minicurso da cidade de Jequinhonha estão convidados representantes dos Municípios de Águas Formosas, Bertópolis, Crisólita, Fronteira dos Vales, Machacalis, Santa Helena de Minas, Umburatiba, Almenara, Bandeira, Divisópolis, Mata Verde, Palmópolis, Rio do Prado, Rubim, Araçuaí, Coronel Murta, Itinga, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Virgem da Lapa, Carlos Chagas, Jacinto, Jordânia, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Jacinto, Felisburgo, Jequitinhonha, Joaíma, Monte Formoso, Comercinho, Itaobim, Medina, Nanuque, Serra dos Aimorés, Caraí, Catuji, Itaipé, Novo Cruzeiro, Águas Vermelhas, Cachoeira de Pajeú, Divisa Alegre, Pedra Azul, Ataleia, Ladainha, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Pavão, Pote, Teófilo Otoni.

Para o minicurso da cidade de Montes Claros estão convidados representantes dos municípios de Bocaiuva, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Guaraciama, Olhos d'Água, Coração de Jesus, Ibiaí, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa, São João do Pacuí, Francisco Sá, Capitão Enéas, Grão Mogol, Cristália, Josenópolis, Janaúba, Nova Porteirinha, Verdelândia, Montes Claros, Juramento, Glaucilândia, Mirabela, Patis, Claro dos Poções, Pirapora, Buritizeiro, Jequitaí, Porteirinha, Catuti, Pai Pedro, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas, Rio Pardo de Minas, Montezuma, Ninheira, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Vargem Grande do Rio Pardo, Salinas, Fruta de Leite, Novorizonte, Padre Carvalho, Rubelita, Santa Cruz de Salinas, Taiobeiras, Berizal, Indaiabira, Várzea da Palma, Lassance.

Para o minicurso da cidade do Serro estão convidados representantes dos Municípios de Capelinha, Água Boa, Angelândia, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Monjolos, Presidente Kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Aricanduva, Carbonita, Itamarandiba, Campanário, Frei Gaspar, Itambacuri, Jampruca, Nova Módica, Pescador, São José do Divino, Franciscópolis, Malacacheta, Setubinha, Central de Minas, Itabirinha de Mantena, Mantena, Mendes Pimentel, Nova Belém, São Félix de Minas, São João do Manteninha, Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, Minas Novas, Cachoeira de Pajeú, Divisa Alegre, Pedra Azul, Rio Vermelho, Alvorada de Minas, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas, Serro, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Turmalina, Veredinha.

E em Januária estão convidados os representantes dos Municípios de Brasília de Minas, Campo Azul, Japonvar, Luislândia, Ponto Chique, Ubaí, Espinosa, Mamonas, Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz, Manga, Jaíba, Matias Cardoso, Miravânia, São João das Missões, Montalvânia, Juvenília, Monte Azul, Gameleiras, Mato Verde, São Francisco, Icaraí de Minas, Pintópolis, São João da Ponte, Ibiracatu, Lontra, Varzelândia, São Romão, Santa Fé de Minas.

Cidades e Políticas Públicas de Cultura 2011

Dando continuidade ao projeto Cidades e Políticas Públicas de Cultura, a cidade de Itaúna participará da primeira fase do projeto nos dias 12 e 13 de abril. Nesse período, será realizada oficina de Elaboração de Projetos Culturais, mediada por Mariana Esteves, com foco na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A carga horária será de 16 horas, distribuídas nos dois dias.

Na segunda fase, que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, serão ministrados seminários - coordenados e mediados por Maria Helena Cunha e o Grupo de Trabalho Municipal - sobre Políticas Públicas e Legislação Cultural. A programação contará ainda com a presença da conceituada antropóloga Clarice Libânio. Na mobilização, ela utilizará ideias para apresentar conceitualmente o Plano Municipal de Cultura e a estruturação do Sistema Municipal de Cultura.

Itaúna:

Oficina

Data: 12 e 13 de abril

Horário: de 09 às 18 horas
Inscrições e Realização:

Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros (Teatro Sílvio de Mattos)

Endereço: Rua Antônio Corradi, 55 - Centro


O prazo para as inscrições é o até dia 08 de abril.

Seminário

Data: 26 e 27 de maio

Horário: de 9 às 18 horas
Inscrições e Realização:

Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros (Teatro Sílvio de Mattos)

Endereço: Rua Antônio Corradi, 55 - Centro


O prazo para as inscrições é até o dia 24 de maio.

Editais em Andamento

Inscrições Para o Festival Tinta Fresca 2011

Estão abertas até o dia 15 de abril as inscrições para a terceira edição do Festival Tinta Fresca, concurso para compositores realizado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais com o objetivo de identificar e fomentar a criação musical sinfônica entre compositores brasileiros natos ou naturalizados.

Cada compositor poderá inscrever apenas uma obra inédita. Todos os documentos deverão ser enviados por correio para a sede do Instituto Cultural Filarmônica, em Belo Horizonte (MG), até o dia 15 de abril. O edital com todas as informações e condições está disponível na página da Orquestra na internet:


Inscrições abertas para o Encontro Nacional de Estudos Sobre Quadrinhos

Estão abertas as inscrições para o Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos, que irá acontecer de 29 a 31 de julho de 2011, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para o evento, serão aceitos trabalhos submetidos por alunos (curso de graduação e pós-graduação), professores e profissionais. A inscrição poderá ser feita até o dia 14 de abril de 2011.


Concurso Nacional de Artes e Cultura

O I Concurso Nacional de Vídeo, o XII Concurso Nacional de Cartazes, o IX Concurso Nacional de Jingle e o IX Concurso Nacional de Fotografia promovidos pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) têm como tema desse ano “Arte e Cultura na Prevenção do uso de Crack e Outras Drogas”. Os interessados em participar deverão postar seus trabalhos até o dia 25 de abril de 2011.

Confira os regulamentos: www.senad.gov.br

Cadastramento de Audiovisual brasileiro

A TV Brasil, canal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), promove a terceira chamada pública para Cadastramento de Obras de Longa Metragem de Documentário. O objetivo da instituição é criar cadastro de obras cinematográficas e audiovisuais passíveis de serem licenciadas para exibição na TV pública do país. O cadastramento está aberto a qualquer pessoa física, empresa produtora ou distribuidora, de qualquer região do Brasil. Os interessados devem se inscrever até o dia 14 de abril. Acesse aqui.

Jornada Nacional de Literatura

Estão abertas as inscrições para a 14ª Jornada Nacional de Literatura, a ser realizada entre os dias 22 e 26 de agosto de 2011, em Passo Fundo (RS). Com o tema “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”, a programação inclui palestras, conversa com autores, cursos, espetáculos musicais, teatrais e de dança, oficinas, filmes e exposições. As vagas estão disponíveis desde o dia 1º de março, em duas modalidades que podem ser agregadas, paralelamente, a inscrições em outros eventos acadêmicos. Confira aqui

Mostra de Teatro Acadêmico

As inscrições para a 1ª Mostra Estadual de Teatro Acadêmico do Ceará (META) estão abertas até o dia 21 de abril. De acordo com o edital, o evento é aberto a grupos brasileiros de teatro vinculados a Instituições de Ensino de Nível Superior ou Escolas Técnicas de Nível Médio devidamente credenciadas pelo MEC. A mostra tem caráter competitivo e será realizada de 03 a 07 de maio de 2011, na Universidade Federal do Ceará. Clique aqui e veja o edital e a ficha de inscrição.

Empreendedor Social de Futuro

As inscrições para o 7º Prêmio Empreendedor Social e para o 3º Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro estão abertas até o dia 1º de maio de 2011. Este ano o concurso busca líderes sociais que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade e em política públicas. Para mais informações, inscrições e regulamento completo, acesse o site:


Prêmio Ibero-Americano de Patrimônio cultural

A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), órgão ligado ao Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha, recebe até 03 de junho as inscrições para a sétima edição do Premio Internacional Reina Sofía de Conservación y Restauración del Patrimonio Cultural. A ação promovida desde 2001 é voltada ao reconhecimento de trabalhos, iniciativas ou trajetórias profissionais no campo do patrimônio cultural, que se destacam por sua qualidade ou pelo benefício gerado para o desenvolvimento das regiões onde foram realizadas, sobretudo nos países ibero-americanos. A premiação será distribuída em duas categorias, Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial. Os vencedores de cada categoria receberão 30 mil euros, além de uma escultura especialmente confeccionada para o prêmio e de uma placa e diploma comemorativo. Poderão se candidatar qualquer pessoa física ou jurídica dos países da comunidade ibero-americana (excluídos Espanha, Portugal e Andorra). Edital do Premio Internacional Reina Sofía de Conservación y Restauración del Patrimonio Cultural.

MinC/Ancine

Estão abertas até 11 de abril as inscrições do Edital de Coprodução Brasil-Argentina, realizado pela ANCINE em conjunto com o Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales - INCAA, com o objetivo de promover a aproximação das indústrias cinematográficas dos dois países. Através do concurso serão investidos 800 mil dólares na produção de quatro projetos de longa-metragem independente, nos gêneros ficção, documental ou animação. A escolha dos quatro projetos vencedores ficará a cargo de uma comissão binacional, formada por seis personalidades do setor audiovisual dos dois países. Cada projeto receberá apoio financeiro no valor de 200 mil dólares. Clique aqui para ter acesso ao edital e seus anexos.

Edital da Funarte premiará 20 proponentes em todo o Brasil

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, publicou no dia 23 (Quarta-feira) no Diário Oficial da União (Seção 3, página 11), Edital de Doação de Equipamentos de Iluminação Cênica 2011. Por meio do edital, cooperativas, companhias, empresas e outras instituições culturais públicas ou privadas podem adquirir conjuntos de equipamentos de iluminação cênica. O material é doado pela Funarte, que assim contribui para a melhoria técnica e artística de espaços de artes cênicas em todo o país. Em 2011, serão contemplados 20 proponentes e o programa terá investimento total de R$ 800 mil.

Para participar, é preciso enviar à Funarte, pelo correio, um projeto que contenha: os motivos da necessidade dos equipamentos, a ficha de inscrição preenchida, o currículo do proponente e dados relativos ao espaço cênico – entre outros documentos e informações, conforme explica o edital. Os projetos serão analisados por uma comissão composta por três especialistas do Centro Técnico de Artes Cênicas da Funarte.

Leia mais

Estão abertas as inscrições para o Projeto Bibliomúsica 2011

A Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, abriu as inscrições para o concurso Projeto Bibliomúsica 2011. As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril de 2011, podendo ser feitas pessoalmente, ou por Sedex, no Setor de Promoção e Divulgação Cultural da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, no endereço Avenida W3 Sul, EQS 506/507, AE, s/nº, Bairro: Asa Sul, Brasília – D.F., Cep: 70350-580.

O Projeto Bibliomúsica é um projeto educativo cultural aberto a músicos de todo o país. Promove concertos didáticos/pedagógicos mensais acompanhados de preleções informativas,intercaladas entre números musicais.

O projeto, que homenageia o centenário dos compositores brasileiros Assis Valente e Nelson Cavaquinho, também apresenta ao público a variada gama de serviços que uma biblioteca pode oferecer, pondo em prática a interação entre as diferentes áreas culturais, com a promoção de concertos didáticos/ pedagógicos mensais acompanhados de preleções informativas, intercaladas entre números musicais.

Informações adicionais, no horário de 8h às 17h.

telefone (61)3244-3015


Edital do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça

O Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, órgão ligado à Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, destinará R$ 10 milhões a projetos de proteção e recuperação de direitos difusos propostos por entidades sem fins lucrativos. O montante será liberado em 2012 a projetos encaminhados e aprovados este ano.

Estará disponível até o dia 15 de abril o modelo de proposta que deverá ser preenchido por entidades interessadas em receber apoio financeiro do fundo. Entidades civis sem fins lucrativos de todo o país podem ter acesso à carta-consulta no endereço eletrônico:


As cartas-consulta para a seleção de 2012 deverão ser encaminhadas pelos Correios em quatro vias ou entregues diretamente no Setor de Protocolo e Controle Processual da Secretaria de Direito Econômico.

O endereço para envio é: Ministério da Justiça Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD) - Esplanada dos Ministérios – Bloco T – Ed. SedeSala 532 CEP 70064-900 – Brasília – DF

Expediente

Chefe da RR/MG: Aída Ferrari


Editoração: Aída Ferrari, Aparecida Reis e Samuel Pessoa


Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 940, Santo Agostinho CEP: 30.170-111 - Belo Horizonte/MG (mapa)

Telefones: (31) 3293-5713 / (31) 3293-5796 / Fax: (31) 3293-8144

Atendimento geral: 2ª a 6ª feira – 9h às 18h

Atendimento Lei Rouanet: 2ª a 6ª feira - 09h às 12h e das 14h às 17h


Comida di Buteco

'Comida di Buteco' em BH faz homenagem ao Vale do Jequitinhonha Concurso vai de 15 de abril a 15 de maio, em bares da capital. Outras 15 cidades também terão o evento simultaneamente.

Do G1 MG


"Pura Garra da Lora", tira-gosto vencedor de 2010 em Belo Horizonte

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Vai começar na sexta-feira (15), o tradicional ‘Comida di Buteco’, festival que escolhe, todo ano, o bar com o melhor tira-gosto de Belo Horizonte. Serão 30 dias, de 15 de abril a 15 de maio, para visitar os 41 lugares concorrentes e eleger o melhor prato da cidade.

Nesta 12ª edição, os bares da capital mineira vão poder escolher entre 11 ingredientes característicos do Vale do Jequitinhonha, no Norte de Minas Gerais para elaborar os pratos. Todos os tira-gostos concorrentes devem ter pelo menos uma das ‘especiarias’ escolhidas para dar o tema do festival neste ano. Os ingredientes obrigatórios são: carne de sol, peixes do Rio São Francisco, pequi (fresco, congelado, em conserva, licor, farinha ou castanha), feijão andu, requeijão escuro, buriti, cagaita, seriguela, rapadura, sementes de coentro fresca e manteiga de garrafa.

Cada um desses ingredientes conta um pouco da tradição culinária de cidades como Januária, Janaúba, Salinas, Pirapora, Montes Claros, Grão Mogol e Bocaiúva.

"Na realidade estamos prestando uma homenagem à região norte do estado que, por sua vez, conta com sete microrregiões. Houve uma grande pesquisa com os moradores da região sobre cada ingrediente, pois queríamos pegar os mais básicos e expressivos e os mais inusitados. É uma região que mistura a caatinga com o sertão, lembrando muito o nordeste brasileiro, mas com sua própria personalidade’, explicou o chef de cozinha Eduardo Maya, um dos realizadores do ‘Comida di Buteco’.

Segundo a organização, a lista com os bares participantes é guardada em segredo, e será divulgada na quinta-feira (14), véspera do início do concurso.

O festival Além do melhor tira-gosto, os jurados vão escolher o bar com o melhor atendimento, o que tem a melhor higiene e a cerveja mais gelada. Um circuito cultural vai percorrer alguns bares durante o festival.

O evento, além de Belo Horizonte, será realizado, simultaneamente, em 15 cidades e pela primeira vez chega a Juiz de Fora, Belém, Manaus e Fortaleza. Além destas cidades, participam do festival Campinas (SP), Goiânia, Ipatinga (MG), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Rio de Janeiro, Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG). Somente em Belo Horizonte será obrigatório o uso dos 11 ingredientes do Norte do estado.

A Festa da Saideira, que marca o fim do festival e a divulgação do resultado do concurso, vai ser nos dias 21 e 22 de maio. Na festa, todos os bares concorrentes participam com barraquinha de comida.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Encontro Norte de Minas em BH

Encontro Norte de Minas em BH Clique na imagem

Abril Indígena 2011

Programação Clique na imagem

sexta-feira, 8 de abril de 2011

XIV Encontro Local de Estudantes de Serviço Social de Juiz de Fora

XIV ELESS de Juiz de Fora

Apresentação

O Encontro Local de Estudantes de Serviço Social é um evento anual, promovido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Serviço Social que, juntamente com outros estudantes do curso, formam a Comissão Organizadora.

Objetivos do ELESS de Juiz de Fora (2011)

O XIV Encontro Local de Estudantes de Serviço Social de Juiz de Fora tem o objetivo de promover a integração e o debate entre os estudantes de Serviço Social para discutir importantes temáticas que envolvem a formação profissional: como conjuntura, cultura, movimento estudantil, formação profissional e universidade.

O encontro deste ano se propõe a fortalecer a necessidade da práxis no cotidiano profissional de modo que o conhecimento da realidade não se restrinja a aproximações teóricas

Data e Local do 130 ELESS

Em 2011, o Encontro acontecerá nos dias 09 e 10 de Abril no Anfiteatro da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (exceto as oficinas, que acontecerão nas salas da Faculdade de Serviço Social).

Metodologia A metodologia utilizada durante o encontro será baseada na explanação temática durante as mesas por um palestrante e discussões nos Grupos de Discussão (GD) que serão coordenados por membros da Comissão Político-Pedagógica do encontro.

O ELESS:

1. Programação:

09/04/2011

Manhã

- 08:00 Credenciamento

- 09:00 Mesa de abertura

- 09:30 Mesa 1

- 10:30 Discussão em GD

- 11:00 Repasse e conclusão

- 11:30 Almoço

Tarde

- 13:30 Mesa 2

- 14:30 Discussão em GD

- 15:00 Repasse e conclusão

- 15:30 Intervalo

- 16:00 Oficina

Noite

- 18:00 Cultural

10/04/2011

- 09:00 Mesa 3

- 10:00 Discussão em GD

- 10:30 Repasse e conclusão

- 11:00 Fechamento do encontro

2. Desenvolvimento dos espaços dos Grupos de Discussão e Mesas:

* Grupos de discussão: Organização dos participantes em grupos objetivando a realizações de discussões coletivas acerca da temática abordada em mesa possibilitando a formulação de colocações e questões destinadas aos palestrantes. Os textos de apoio ajudarão na concretização deste espaço.

* Mesa 1: Ocupando o latifúndio do saber Tema: Universidade na contemporaneidade: reflexos da política neoliberal na educação superior Eixos: Significado social da universidade (tripé ensino-pesquisa-extensão) Universidade no contexto neoliberal: precarização da educação Transformações no cenário universitário:implicações da Reforma Universitária na função social da universidade Palestrante: Rodrigo de Souza Filho (FSS/ UFJF)

* Mesa 2: Em busca do povo brasileiro Tema: Formação social brasileira e os movimentos sociais Eixos: Reflexos da cultura política brasileira e na participação popular na atualidade Participação popular institucional e não institucional A relação entre Serviço Social e movimentos sociais O papel dos movimentos sociais na cena contemporânea: dificuldades e possibilidades Palestrante: Maria Rosângela Batistoni (FSS/UFJF)

* Mesa 3: A contradição necessária Tema: Projeto ético-político: príncipios fundamentais e a luta emancipatória

Eixos: O processo de construção do projeto ético-político hegemônico

– motivações para firmar o compromisso com a classe trabalhadora A participação dos estudantes e profissionais na consolidação do projeto ético-político.

Princípios fundamentais do PEP.

A importância histórica e atual do Movimento Estudantil na consolidação do projeto ético político da categoria

Dificuldades em firmar o compromisso ético político com a classe trabalhadora.

Palestrantes: Alexandra (FSS/ UFJF)

Isabela (Diretório Acadêmico Jaime Snoeck da FSS/UFJF)

Oficinas:

O trabalho do assistente social na saúde

– Francinelly Aparecida Mattoso(Assistente social)

Cultura:

Teatro do oprimido - Luciana (FSS/ UFF)

Questão agrária - Professor Bruno (FSS/ UFJF)

Socio Jurídico - Pendente Movimentos sociais e Serviço Social – Michele (Mestrado)

Programação Usiminas Cinema Paragem: 8 a 14 de abril


Estreia da Semana RIO 3D (Rio), Animação: EUA / Canadá, 2011, 1h36, livre. Direção: Carlos Saldanha Elenco / Vozes: Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Will.i.am, Jamie Foxx, Rodrigo Santoro, Bebel Gilberto Dos mesmos criadores de ?A Era do Gelo?, ?Rio? conta a história de Blu, uma arara domesticada que nunca aprendeu a voar e tem uma vida tranquila e confortável ao lado de Linda, sua dona e melhor amiga em Minnesota, Estados Unidos. Linda é surpreendida com a visita de Túlio, que conta da necessidade de Blu ir ao Rio de Janeiro e se reproduzir com a única fêmea restante da espécie. Começa então a aventura pela Cidade Maravilhosa em pleno Carnaval.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sábado 09/04 - Festa no Terreiro da Rainha


Ajude com alegria na realização dos festejos da Guarda de Congado 13 de Maio.

Sua participação é a grande contribuição! Muita música, bebidas e quitutes quentinhos direto do fogão à lenha da Rainha.

Divulguem para os amigos.

Programação:

17:00 hs - Projeto Saravá!

18:30 hs - Cida Reis, Juninho Ribeiro e Daniel Guedes

20:00 hs - Urucum na Cara 21:30 hs - Graveola e o lixo polifônico

Sábado, 09 de abril, a partir das 15hs.

Rua Jataí, 1309 - Concórdia/BH. Ônibus 8107 (descer em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças)

Informações: 3421-7646 / 9624-8813

Entrada: $5

A festa encerrará às 00hs.

BangalôCultural - Programação

BangalôCultural

Programação

No dia 30 de abril, realizaremos a 1ª edição de 2011:

Atrações:

* Espetáculo Circense: Trupe Monocirco

* Show: Batuque Mágico

* Dj's: Luiz Gustavo - Minerovisky - Pereu - Druidah

* Grafite: Maisena e Atos

* Laser Projeções & Laser Show Local: Praça Tiradentes - Centro - Contagem-MG (em frente ao Fórum)

Data: 30/04/2010

Horário: 16 às 22 horas

Evento Gratuito

Valorize a cultura.

Esta é a sua memória!

Inscrições Abertas - Seminário Meio Ambiente e RI


Informações:






31 3319-4935

Sarau da Juventude: "Renato Russo, Para Sempre"!


Convido vocês a participarem de um Sarau super aconchegante! "Renato Russo, Para Sempre" promete homenagear um dos artistas mais importantes da história do Brasil e será realizado no dia 8 de abril, na próxima sexta-feira, às 19h30. Se estivesse vivo, Renato Russo teria completado 51 anos no último dia 27 de março de 2011. Seus textos serão declamados pelos fãs, referências literárias e autores que dialogam com sua obra na atualidade também serão conhecidos. Uma roda de violão improvisada pelos fãs interessados vai agitar a noite ao som das músicas do Legião Urbana e do próprio Renato em sua carreira solo. Venham participar desse sarau cheio de energia e musicalidade! A entrada é gratuita! Faça sua inscrição na biblioteca do Centro Cultural Salgado Filho ou pelo telefone: 3277-9624 Abraços, Aline Tavares Produtora Cultural Centro Cultural Salgado Filho R. Nova Ponte, 22, Salgado Filho, BH 31 3277-9625

terça-feira, 5 de abril de 2011

O Amor Gaico

O Amor Gaico Estesia como azimute a re-educação: a busca de um amor ‘Gaico’


(por: Rodrigo Mendes Rodrigues


Abierta la inscripción para cursos a distancia del primer semestre de 2011 de la Oficina Regional de la FAO

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro


Andreia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal farão palestra e oficina de leitura na Universidade Federal de Uberlândia Andreia Donadon Leal, escritora aldravista e Mestranda em Literatura pela UFV, e J. B. Donadon-Leal, escritor aldravista e Professor da UFOP, farão palestra e oficina - relatos de uma trajetória de promoção da leitura na Universidade Federal de Uberlândia em evento comemorativo ao Dia Mundial do Livro. O encontro promovido pela Editora e Livraria da UFU (EDUFU) reunirá personalidades da Literatura e da Educação para avaliar e propor alternativas de incentivo à leitura no Brasil. O evento ocorrerá em 19 e 20 de abril, no Campus da UFU. A palestra e oficina dos aldravistas serão no dia 20 de abril de 2011, das 09h às 12h e relatará as experiências dos aldravistas no projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta, vencedor do Prêmio VivaLeitura do MinC/MEC 2009, e demonstrará os seus procedimentos em suas oficinas de haicai.

Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal

Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural

Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-Minas Gerais

Presidente Fundadora da ALB-Mariana

Mestranda em Literatura-Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa

Exposição Virtual de Obras de Arte:



(31) 8893-3779 Ponto Itinerante de Leitura


Jornal Aldrava Cultural



A vida é metonímica cada olhar é cada olhar e o contínuo que ela parece ser é soma de frações.

Projeto Rede Cataunidos - Juntos pela Coleta Seletiva Solidária

Clique na imagem

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Convocatória do IV EME da UNE


Convocatória do IV EME da UNE
Salvador/ Bahia - 21 a 24 de Abril

O 13º CONEB da UNE, realizado entre os dias 15 e 17 de janeiro, no Rio de Janeiro, convoca a todas as estudantes brasileiras a participarem do IV Encontro de Mulheres Estudantes da UNE, que vai ocorrer entre os dias 21 e 24 de abril, em Salvador, Bahia.
O EME surgiu em 2005, por iniciativa da diretoria de mulheres da UNE, com o objetivo de ser um espaço de auto-organização e fortalecimento do debate feminista na entidade, contribuindo no combate ao machismo e todas as formas de opressão sofridas pelas mulheres dentro das universidades e no movimento estudantil. A segunda edição, que ocorreu em 2007 consolidou o Encontro e permitiu a criação de uma agenda própria.

Em 2009 o EME contou com a participação de 400 estudantes de todo o Brasil. Com a campanha “Mulheres transformando a universidade” o Encontro proporcionou debater a universidade a partir do olhar das mulheres. Creche, assistência estudantil, currículos acadêmicos que abrangem a discussão de gênero, educação não sexistas são pautas que derivaram do IV EME e que mobilizaram a estudantes nos últimos dois anos. Além disso, a mercantilização do corpo das mulheres, os trotes e calouradas machistas foram denunciados com veemência pelas mulheres estudantes. Por fim, este EME estimulou a criação de coletivos feministas nas universidades, com o papel de travar o debate feminista nos espaços acadêmicos, reivindicar políticas de assistências e organizar o combate às práticas machistas impostas às mulheres no cotidiano da vida estudantil.

O IV EME da UNE vai buscar aprofundar as bandeiras de luta do último Encontro e discutir a vida das mulheres a partir de uma perspectiva ampla, que resgate o combate às opressões vividas pelas mulheres na sociedade. Com o mote “Ô abre alas que as mulheres vão passar” o próximo EME terá o objetivo de criar uma agenda ampla que avance na discussão das mulheres nos espaços de decisão da Entidade e apresentar os desafios da mulher brasileira que, mesmo admitindo avanços no campo das políticas públicas, no acesso a educação, ainda sofrem com as duplas jornadas de trabalho, com a falta de autonomia e a mercantilização de seus corpos, com a criminalização do aborto e com os valores patriarcais e mercadológicos arraigados no seu cotidiano.

Antenadas com o momento atual, em que as mulheres rompem barreiras e alcançam espaços nunca antes conquistados, as mulheres da UNE buscam radicalizar as suas pautas e dizer, em alto e bom som, que ainda temos que lutar muito! Enquanto as mulheres jovens ocuparem os piores postos de trabalho, enquanto a pobreza estiver majoritariamente entre as mulheres negras, enquanto o aborto for criminalizado, a violência continuar existindo, estaremos em processo de luta e resistência!

Sabemos que o sistema capitalista reproduz e reforça a opressão sobre as mulheres que se acentua ainda mais se ela for negra. Recebem os menores salários, são menos representadas na educação superior e as que mais morrem por abortos inseguros. O encontro também vai acumular para essa realidade.

A luta contra o machismo é coletiva. É preciso que todas as mulheres se sintam protagonistas dessa luta e a encarem como sua em seu cotidiano, levando-a não só para os debates na sala de aula como também para outros espaços de atuação que participam, como Centros Acadêmicos, DCEs, nas UEEs, nas diretorias da UNE e organizações políticas.

Portanto, convocamos todas as estudantes a realizarem as suas atividades preparatórias em seus estados com o objetivo de fortalecer a discussão para o IV EME da UNE.

Construam suas delegações e vamos à luta por uma sociedade mais justa e igualitária!
Leonardo Nogueira - Teófilo Otoni
Serviço Social - UFVJM
CASS - Gestão CARTARSE
033 88083085