terça-feira, 27 de novembro de 2007

Poeta e Ex-professor da UFOP tomará posse na Academia Marianense de Letras

Poeta e Professor Luiz Tyller Pirola tomará posse dia 30 de novembro de 2007, às 19h na cadeira de número 20, cujo patrono é João Alphonsus de Guimaraens.
Local: Casa de Cultura

Se não conseguir visualizar as imagens, clique:
www.jornalaldrava.com.br

Mais um aldravista na Academia Marianense de Letras
Luiz Tyller Pirola
Cerimônia de posse
Dia 30 de novembro, às 19 horas
Casa de Cultura de Mariana
Rua Frei Durão, 84 - Centro

Poeta e Professor Luiz Tyller Pirola tomará posse dia 30 de novembro de 2007, na cadeira de número 20, cujo patrono é João Alphonsus de Guimaraens.
Membro fundador do Movimento Aldravista
Membro fundador do Jornal Aldrava Cultural
Membro fundador da Associação Aldrava Letras e Artes

Clique na imagem para ver no tamanho original

Natural de Araraquara, interior de São Paulo, Luiz Tyller é Licenciado em Letras Português/Inglês, pela UNESP, Campus de Araraquara. É Mestre em Comunicação e Semiótica/ PUC- São Paulo, Doutor em Letras / Literatura Brasileira, USP e Pós-Doutor em Estudos Literários, UNESP/Campus de Araraquara.
Professor aposentado do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, onde lecionou Literatura Brasileira desde fevereiro de 1984. Tem domínio do inglês, francês, espanhol, italiano e latim. É pesquisador de literatura, com extremo domínio da Teoria Literária e de suas bases da filosofia clássica greco-latina. Profundo conhecedor do romantismo Europeu e Brasileiro. Desenvolveu pesquisas sobre a formação da identidade nacional, nas quais desnuda a obra de José de Alencar. Implantou o Curso de Direito e o de Direção teatral da UFOP. É poeta de estilo particular, com versos curtíssimos e metonímias estonteantes, o que o coloca no patamar de uns dos principais poetas do movimento aldravista de Mariana, movimento de que é membro fundador, em 2000, com o Jornal Aldrava Cultural, do qual é colaborador e membro da Comissão Editorial. É autor de cinco livros (de poesia e de ensaios científicos sobre aspectos da literatura) e participação em várias antologias poéticas. Autor de dezenas de artigos científicos publicados em revistas científicas e anais de congressos nacionais e internacionais.
Publica poesia regularmente no Jornal Aldrava Cultural.

Atenciosamente,
Andreia Donadon Leal - Déia Leal
Governadora do Instituto Brasileiro Culturas Internacionais- Minas Gerais
Promotora de Eventos e Coordenadora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural

http://www.jornalaldrava.com.br/pag_deia_leal_plan.htm

http://www.jornalaldrava.com.br/pag_poesia_andreia.htm


InBrasCI
Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais

0 Comments: