quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Educação recruta profissionais com experiência em alfabetização

Educação recruta profissionais com experiência em alfabetização

As
inscrições para os educadores interessados em trabalhar com o Programa de Intervenção Pedagógica – Alfabetização no Tempo Certo nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE) estão abertas e podem ser feitas pelo site da SEE até o dia 9 de dezembro. Os candidatos devem ser profissionais com formação em pedagogia ou outra licenciatura com experiência em projetos educacionais, além de possuírem experiência em alfabetização, orientação pedagógica para os anos iniciais, direção de escola ou inspeção escolar. O principal objetivo do programa é de que até o fim de 2010 toda criança esteja lendo e escrevendo até os oito anos de idade. O processo seletivo será realizado nas próprias SRE com avaliação curricular e entrevistas contendo estudos de caso.
A contratação desses educadores é temporária para fortalecer a equipe de profissionais do Estado e exclusiva para a implementação do programa de reforço nas escolas onde os alunos não apresentam bons resultados.
O PROGRAMA E SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS
O programa foi iniciado pela Secretaria de Educação de Minas Gerais em 2007 e abrange o Estado inteiro. São aproximadamente 370 mil crianças de 6 a 8 anos nas mais de 2.600 escolas estaduais de ensino fundamental em Minas. A equipe do programa terá cerca de 7 mil professores, 900 especialistas pedagógicos e mais de 1,2 mil analistas educacionais.
O foco principal do programa envolve cerca de mil escolas de ensino fundamental, chamadas de escolas estratégicas. Essas instituições concentram os alunos com desempenhos baixo e intermediário no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), que será o principal indicador utilizado para avaliar a evolução dos alunos. As metas de desempenho serão baseadas no Proalfa e definidas para todas as escolas do Estado.
O Proalfa é realizado anualmente pela Secretaria de Educação de Minas Gerais, com a participação do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da UFMG e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora.
A meta do Programa de Intervenção Pedagógica é aumentar significativamente o número de alunos no intervalo de desempenho superior do exame, o Recomendável. Crianças com desempenho classificado neste intervalo lêem frases e pequenos textos e começam a desenvolver habilidades de identificação do gênero, do assunto e da finalidade de textos. Também é objetivo principal do Programa a eliminação do baixo desempenho.
Em 2008, as principais iniciativas pedagógicas serão: implementação de material detalhado para servir de guia para professores, especialistas, diretores e equipes central e regional em todo o estado, e disseminação das melhores práticas e transferência das experiências de sucesso entre as escolas do Estado.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Oportunidade na Educação em Minas Gerais

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação, está buscando profissionais com experiência em alfabetização para fazerem parte da equipe do Programa de Intervenção Pedagógica – Alfabetização no Tempo Certo.

Os candidatos devem:

Possuir formação em pedagogia ou outra licenciatura com experiência em projetos educacionais
Ter experiência em alfabetização, orientação pedagógica para anos iniciais, direção de escola e/ou inspeção escolar.
Dispor de capacidade de comunicação oral e escrita.
Possuir habilidades interpessoais para orientar/capacitar pessoas.
Ter capacidade de iniciativa e habilidades para trabalhar em equipe.
Trabalhar 40h semanais sediado em alguma das 46 Superintendências Regionais de Ensino.
Ter disponibilidade para viajar para diferentes municípios dentro do Estado de Minas Gerais.
Trabalhar com foco em resultados e ter abertura a novos métodos de trabalho.
Se você se encaixa nesse perfil e tem interesse em participar desse desafio que mudará a vida de milhares de crianças do nosso estado, junte-se a nós e inscreva seu currículo . As inscrições vão até o dia 09/12. Obrigado e boa sorte!

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE / MG
Avenida Amazonas, 5855, Gameleira - Fone (31) 3379-8200 - CEP: 30510-000 - Belo Horizonte - MG

1 Comment:

Unknown said...

Rio Pomba 3 de março de 2008
Boa tarde!
Me chamo Maria Angélica Alves da Silva. Sou Pedagoga e professora do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba.
Meses atrás fiz a inscrição (n. 8305), na intenção de participar do Programa de Intervenção Pedagógica Alfabetização no tempo certo. Até a presente data não obtive a resposta desta seleção, também não foi possível a visualização via internet.
Desde já agradeço a atenção dispensada, e fico aguardando uma resposta desta seleção do programa.
Agradeço.
Maria Angélica Alves da Silva.