quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Curso de Formação em Direitos Humanos

01.12.07 - 2º Encontro de Direitos Humanos de Contagem

Acontece no dia 1º de dezembro, na Casa do Movimento Popular, às 8h, o Segundo Encontro de Direitos Humanos promovido pela Pastoral de Direitos Humanos e Vilas e Favelas de Contagem. Aberto a lideranças comunitárias, o principal objetivo é dar continuidade ao módulo I do evento que, no ano passado, falou dos principais direitos do cidadão.

Serão ministradas palestras por técnicos do Ministério Público que, a partir deste ano, se tornou parceiro inédito junto à Pastoral que já tem o apoio da MZF (Missionszentrale Der Franziskanesr).

Enquanto instituição e com a função de atender as necessidades sociais, o Ministério Público vê nesse encontro a oportunidade de se aprofundar ainda mais e fazer valer os direitos da Constituição Federal.

Este evento nos permite cumprir com a nossa missão, que é a de sempre estar ao lado da sociedade. Nosso interesse é colaborar e resgatar o trabalho da cidadania”, diz o Assessor da Procuradoria Geral e Justiça Adjunto Institucional, Fernando Tadeu Davi. Para ele “essa aproximação possibilita ao Ministério Público se tornar mais público e menos estatal, pois visa lutar pelos direitos da sociedade”.

Já para Vanessa Mendes Moreira, técnica social do Núcleo de Prevenção à Criminalidade de Contagem (NPC) – programa que apóia o Encontro e atua de forma efetiva junto à Pastoral –, a promoção da cidadania é uma das chaves fundamentais para a prevenção de qualquer forma de criminalidade e a construção de uma sociedade menos violenta. “Precisamos da colaboração de todos. Por isso, participar e colaborar em eventos como este é fundamental para que o Núcleo tenha êxito em seus propósitos dentro do município”.

Resultados

Questionado sobre os resultados da Pastoral em 2007, o coordenador Raimundo Pradino responde com entusiasmo. “Conseguimos despertar nas lideranças o interesse de querer mais conhecimento e quando você conhece seus direitos, passa a se respeitar mais e a respeitar mais os outros”, conclui.

Palestras:

CONHECENDO OS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Afonso Henrique de Miranda Teixeira (Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Conflitos Agrários).

DIREITOS FUNDAMENTAIS, DIREITOS SOCIAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS

Antônio Joaquim Fernandes Neto (Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde).

CONHECENDO O MINISTÉRIO PÚBLICO: MECANISMOS DE PROTEÇÃO

Rodrigo Filgueira de Oliveira (Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Direitos Humanos, Apoio Comunitário de Fiscalização da Atividade Policial).

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS

Fernando Antônio Fagundes Reis/Fernando Tadeu David (Procuradoria Geral de Justiça Adjunto Institucional).

A Casa do Movimento Popular fica na Av. General David Sarnof, nº 117, Cidade Industrial, Contagem.


Clique na imagem para ver no tamanho original


1 Comment:

SAM said...

Caro colega bloguer,

O dia 10 de Dezembro é o Dia Internacional dedicado ao tema dos Direitos Humanos.

Depois de uma pequena procura no google, encontrei o seu blog e gostaria de lhe convidar a ser uma parte central desse empreendimento, para que todos possamos deixar a nossa marca nesse dia e, juntos, demonstrar a todos que somos Um mundo, Uma vida.

Acredito que cada um de nós, seres humanos conscientes, teremos as nossas preocupações, mais ou menos específicas, e, por isso mesmo, deveremos tentar, juntos, deixar uma marca.

Por isso, convido-lhe a ir a www.fenixadeternum.blogspot.com e ver como poderá participar dessa rede cujo que se mantém por uma única causa: a causa do Género Humano, a causa dos Direitos Humanos.

Obrigado,
Sam