terça-feira, 27 de novembro de 2007

1ª Conferência de SANS em Suzano

Dom Mauro Morelli abre 1ª Conferência de SANS em Suzano


Dom Mauro Morelli, fundador-presidente do Instituto Harpia Harpyia (INHAH), fará palestra de abertura da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável promovida pela prefeitura de Suzano nos dias 27 e 28 de novembro. O evento acontece a partir das 19 horas do próximo dia 27 na sede do Sindicato da Construção Civil.

A conferência tem o objetivo de iniciar a discussão com a sociedade civil sobre segurança alimentar e nutricional, tema ainda pouco discutido, mas de grande importância para todos. A participação é aberta a todos os interessados e militantes na área.

Baseada no tripé "quantidade, qualidade e regularidade", a segurança alimentar e nutricional tem como meta assegurar a todos o direito a uma boa alimentação. Que significa não somente o combate à fome e a distribuição de alimentos, mas também envolve saneamento básico, habitação, educação, saúde, abastecimento, agricultura, trabalho e renda e muitos outros assuntos. A Prefeitura trabalha, desde 2005, para implementar uma política de segurança alimentar e nutricional sustentável no município.

Perfil Dom Mauro Morelli - Bispo fundador da diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, na baixada fluminense, Rio de Janeiro, por 24 anos, Dom Mauro desenvolveu naquela região diversos projetos junto à sociedade civil para combater a pobreza e os males da fome. O Mutirão Contra a Desnutrição Materno Infantil é um dos projetos que durante vários anos combateu a mortalidade infantil na região metropolitana e se tornou referencia nacional, inclusive oferecendo base importante para o Mutirão contra a miséria e a fome da CNBB em 2002.

Para se dedicar integralmente à causa do direito humano ao alimento e à nutrição apresentou a renúncia e foi dispensado do governo pastoral da Diocese de Duque de Caxias pelo Papa João Paulo II em março de 2005. Integrou no período de (2003-2006), o Comitê Permanente de Nutrição da Organização das Nações Unidas, pelo qual foi designado promotor de nutrição.

Para consolidar sua caminhada na luta pelo direito humano ao alimento e à nutrição, em 16 de outubro de 2004, Dia Mundial da Alimentação, Dom Mauro fundou o Instituto Harpia Harpyia - Agência de Defesa e Promoção do Direito Humano ao Alimento e à Nutrição, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que hoje atua com projetos e articulações da Política de Segurança Alimentar nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

Serviço
1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável em Suzano
Data: 27 e 28 de outubro
Hora: abertura às 19 horas (dia 27)
Local: Sede do Sindicato da Construção Civil de Suzano

Informações
Assessoria de Comunicação Social do Instituto Harpia Harpyia
Marcelo Lucas
(19) 3801-4775/ (19) 7804-8279/ 9747-2920
mmazetalucas@gmail.com

Fonte: Instituto Harpia Harpyia

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747

www.presidencia.gov.br/consea

ascom@consea.planalto.gov.br

0 Comments: