quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Iguais na Diferença

Salvador sedia evento nacional para celebrar 59 anos da Declaração dos Direitos Humanos

“Direitos Humanos: Iguais na Diferença”, que anualmente concentra as atividades em uma das capitais brasileira _ em 2006 aconteceu no Rio de Janeiro _ será realizado este ano em Salvador, Bahia, entre 6 e 9 de dezembro, com uma série de atividades para relembrar e motivar a reflexão sobre os 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O encerramento será marcado por um grande show no Farol da Barra, com a participação já confirmada de artistas como Zeca Baleiro, Elza Soares, Arnaldo Antunes, Margareth Menezes, Ilê Ayê, MV Bill e Olodum, entre outros. O escritor Alcione Araújo é o curador do evento, realizado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com patrocínio da Petrobras.

Um grande show no Farol da Barra com a presença de artistas famosos como Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, Margareth Menezes; ações descentralizadas em presídios, quartéis militares, escolas, asilos e unidades de menores, além de uma feira organizada por Ongs de todo o País ligadas à defesa dos Direitos Humanos já estão definidos para integrar a programação da semana Direitos Humanos “Iguais na Diferença”, marcada para o período de 5 a 9 de dezembro, em Salvador. A realização é da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com a curadoria do escritor Alcione Araújo, patrocínio da Petrobras e apoio de organizações sociais de todo Brasil. A direção artística é de Luiz Marfuz.

O objetivo é celebrar os 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e incentivar a reflexão sobre o tema, como explica o escritor e curador do evento Alcione Araújo. “Vivemos um tempo em que a violência e as necessidades básicas crescem a cada dia em nosso País. A Cultura continua sendo o melhor caminho para quebrar preconceitos e chamar atenção para o quadro de desigualdade social que gera um histórico desrespeito aos Direitos Humanos”, completa.

O ministro ministro Paulo Vannucni, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da presidência da República, defende a necessidade de insistir, sempre, na prioridade do respeito aos direitos humanos em todas as áreas. “Há conquistas no combate ao trabalho escravo, às diversas formas de discriminação, no combate à violência doméstica, na defesa da criança, adolescente e idoso, no direito dos homossexuais etc. Ainda há muito por fazer e falta-nos tradição de respeito à diferença. Não basta apenas a lei, é preciso educar para o respeito às diferenças”, conclui.

As comemorações deste ano destacarão o valor universal dos Direitos Humanos. Os organizadores ressaltam que, quando se fala em Direitos Humanos, é preciso considerar todos os direitos naturais, universais e fundamentais dos seres humanos, independente de nacionalidade, etnia, cor da pele, sexo, idade, orientação sexual, profissão, classe social, condição de saúde física e mental, opinião política, julgamento moral, religião e instrução.

Para reforçar esses conceitos, estão programadas celebrações em presídios, quartéis militares, escolas, asilos e unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei, no período de 5 a 8 de dezembro. O objetivo é resgatar a força criadora e apontar possibilidades de inserções produtivas e criativas na vida social, por meio dos Direitos Humanos.

Outro eixo importante da comemoração será a montagem de uma feira com entidades envolvidas com a causa dos Direitos Humanos. A feira funcionará no dia 9 de dezembro, em frente ao Farol da Barra, das 9 às 17 horas. Além da exposição de trabalhos de Ongs de todo o Brasil, haverá oficinas artísticas abertas ao público e apresentações de diversas manifestações culturais ligadas ao tema dos direitos humanos.

Para o show de encerramento, dia 9 de dezembro, estão confirmadas as presenças de Margareth Menezes, MV Bill, Elza Soares, Arnaldo Antunes, Oludum, Ilê Ayê, Zeca Baleiro, Chico César, Edson Gomes, Vitor Ramil, Marcos Suzano e Geraldo Azevedo.

Sobre o curador

Alcione Araújo é mineiro radicado no Rio de Janeiro, foi professor universitário, pós-graduado em Filosofia, até tornar-se escritor profissional. Para a televisão, escreveu, entre outros trabalhos, série Malu mulher e a novela A idade da loba. Escreve crônica semanal para o jornal Estado de Minas. Uma coletânea delas, intitulada Urgente é a vida, (Ed. Record) ganhou o prêmio Jabuti/2005. Publicou também, em 2006, o livro de crônicas Escritos na água. O romance Nem mesmo todo o oceano (Ed. Record) foi finalista do Prêmio Jabuti 1999. É conferencista e palestrante em eventos culturais no Brasil e no exterior. É consultor da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo

0 Comments: