segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Dia Internacional da Filosofia

Dia Internacional da Filosofia - 15 de novembro de 2007

Por Danielle Antunes

"Toda filosofia é um combate.
Sua arma? A razão.
Seus inimigos? A tolice, o fanatismo, o obscurantismo.
Seus aliados? As ciências.
Seu objeto? O todo, com o homem dentro. Ou o homem, mas no todo.
Sua finalidade? A sabedoria: a felicidade, mas na verdade."
(André Comte-Sponville, A apresentação da filosofia, Martins Fontes, 2002, pág. 14)

Um dia do calendário mundial dedicado à Filosofia foi o que a UNESCO instituiu para que o papel da Filosofia seja fortalecido e para que seja reconhecida sua fundamental importância para a sociedade. Uma nova data para uma prática tão antiga como é o filosofar. Esse dia é a terceira quinta-feira do mês de Novembro que, pelo 6º ano vêm sendo comemorado com grandes eventos em todo o mundo e, através desses eventos, se oportunizando a criação de espaços para o diálogo intercultural, para se debater o ensino da filosofia, para gerar novas perspectivas sobre a contemporaneidade e o mundo. Esses eventos marcam a história, reacendendo os debates filosóficos em todo o planeta.

Para aqueles que buscam a reflexão em suas atividades incluindo o pensamento filosófico em seu viver esse dia significa uma conquista, pois se tornou um marco anual para se erguer a bandeira da filosofia, reafirmando seu papel fundamental para a sociedade e visando difundir sua prática e o fortalecimento do diálogo entre as diversas nações. Para a UNESCO a reflexão filosófica é imprescindível para que haja e se mantenha a paz, que é uma de suas missões fundamentais. Independente dos diversos motivos que movem essa celebração, há um grande motivo para se comemorar: a filosofia está viva!

A Filosofia vem surgindo cada vez com mais força e autenticidade diante das crises atuais, diante da violência e da guerra, diante da intolerância e da desumanização, enfim, diante da existência humana e de todas as suas problemáticas, o ser humano vem se colocando questões existenciais a fim de tentar compreender para onde caminha a humanidade. E pelo reconhecimento de sua importância por parte de autoridades, vem também ganhando mais espaço nos debates públicos, nas instituições de ensino e nos meios de comunicação em geral. No entanto toda essa evidência merece ser tratada com cautela por parte dos filósofos, que precisam reelaborar as formas de introduzir a filosofia nos espaços populares, sem permitir que se perca sua essência e profundidade. A filosofia deve ser traduzida à linguagem comum, para que cada indivíduo possa compreender o que é o filosofar e assim traga para sua vida o pensamento reflexivo, global, crítico, investigativo e analítico, e que então possa gerar ações mais conscientes.

Por tais motivos o Dia Mundial da Filosofia é uma data marcante para todos aqueles que lutam pela filosofia, pois ele simboliza o despertar para uma nova forma de lidar com as questões contemporâneas da humanidade, o foco filosófico, trazendo a tona através dos eventos de comemoração os debates, o diálogo, a apresentação de novas práticas filosóficas, relatos de trabalhos realizados com a filosofia, produções de livros filosóficos e revelando os benefícios que a filosofia traz e pode trazer para todos.

Que seja lançado um novo olhar sobre a Filosofia: que se reflita sobre o papel da filosofia no mundo atual, que se reflita sobre as ações humanas e sobre o destino que está sendo dado para a humanidade, se questionando se ainda vale a pena filosofar, ou se mais do que nunca a filosofia se faz necessária.

"Que ninguém, porque é jovem, demore para filosofar; pois ninguém se decide cedo demais nem tarde demais a assegurar a saúde da alma. E quem disser que a hora já passou assemelha-se àquele que, falando da felicidade, diz que essa hora ainda não chegou ou que já passou. Assim sendo, devemos filosofar quando somos jovens e quando somos velhos; no primeiro caso, para que, ao envelhecer, permaneçamos jovens [...] devido ao reconhecimento que sentimos pelo que passou; no segundo caso, para sermos, ao mesmo tempo, jovens e velhos por nos termos livrado do temor do que está por vir. Portanto, devemos ocupar-nos com o que produz a felicidade, pois, se ela estiver presente, temos tudo, ao passo que, se estiver ausente, fazemos tudo para tê-la. E a filosofia a que eu continuamente te exortava, pratica-a, exercita-a, nela compreendendo claramente que estão aí os elementos do bem viver."
(Epicuro, Carta a Meneceu)

Confira no site oficial da UNESCO as notícias e a programação para o Dia Internacional da Filosofia: http://www.unesco.org.br/areas/dsocial/index_html/mostra_documento

Fonte: Centro de Filosofia e Educação para o Pensar

0 Comments: