segunda-feira, 25 de maio de 2009

Encontro de adolescentes em Fortaleza-CE - Preparação à Conferência DCA

FONTE: Diário do Nordeste

Direitos de Crianças e Adolescentes

Encontro discute elaboração de plano

Cerca de 100 adolescentes de escolas públicas e projetos sociais das Secretarias Executivas Regionais (SERs) III e IV estiveram reunidos, ontem, no Centro de Cidadania Conselheiro José Batista de Oliveira, no bairro Bela Vista, para discutir a elaboração de um plano que vai conter as ações de garantia de direitos de crianças e adolescentes de Fortaleza/CE. Foi o segundo de três encontros previstos antes da conclusão do documento.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Flor Fontenele, as discussões giram em torno de cinco eixos: promoção e universalização de direitos; enfrentamento das violações de direitos de crianças e adolescentes; fortalecimento do sistema de garantia de direitos; participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania e gestão política. “Todos as participantes recebem informações sobre os temas antes do evento”, revela. “Mas percebemos que todos têm consciência dos seus direitos e deveres”.

Flor afirma que o maior desafio no que se refere aos direitos de crianças e adolescentes, atualmente, não é levar a eles o conhecimento sobre as leis e sim a falta de informação por parte da sociedade, assim como a implementação de políticas públicas eficientes. O resultado dos debates serão levados aos encontros municipal, estadual e nacional. Este último acontece em dezembro deste ano, em Brasília.

Para a estudante Cícera Janiely, 17 anos, o principal problema no setor é a falta de verbas. “Nem sempre boa vontade basta. Precisa dinheiro para colocar em prática”, diz.

0 Comments: