sexta-feira, 29 de maio de 2009


Diversidade Cultural

Novidades sobre o Seminário da Diversidade Cultural em Belo Horizonte

Na tarde da última quarta-feira, dia 27, foram selecionados os 400 candidatos que participarão do
Seminário da Diversidade Cultural — Entendendo a Convenção Sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, que acontece nos dias 3 e 4 de junho, em Belo Horizonte, no Espaço Cultural Imaculada, na Rua Aimorés, 1600, Funcionários (mapa).

Além dos participantes, devido à grande demanda de inscrições realizadas por gestores públicos e privados de cultura do Brasil e do exterior, também foram selecionados os candidatos que compõem a lista de espera para possíveis vagas ociosas. O preenchimento dessas vagas será realizado a partir de segunda-feira, dia 01 de junho, por contato via e-mail.

Outras novidades sobre o seminário são o lançamento do
BlogDiversidade Cultural (http://blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural/)como canal de interação entre os participantes e a organização do evento; e a confirmação da transmissão ao vivo, pela Internet, por meio de web conferência através do link http://webconf.rnp.br/minc. Como as inscrições para a participação presencial já estão esgotadas, a transmissão on-line será uma ótima opção para aqueles que não poderão estar presentes no auditório. Por meio do acesso ao endereço acima os internautas poderão, inclusive, enviar comentários e perguntas aos palestrantes.

Confira a programação.

O “
Seminário Diversidade Cultural - entendendo a
Convenção
” é uma realização do Ministério da Cultura, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais, e com o Observatório da Diversidade Cultural, e tem como objetivo divulgar e debater o conteúdo e desafios da Convenção da UNESCO sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da qual o Brasil é signatário, juntamente com outros 97 países.

Mais informações pelos telefones (31)3293.5796 / 3293.5713 ou pelo e-mail
http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=ascom.mg@cultura.gov.br.

IPHAN

Chamada Pública para elaboração de Planos de Ação para as "Cidades Históricas"

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, torna pública a chamada para elaboração de Planos de Ação para os municípios com sítios e conjuntos urbanos tombados, em processo de tombamento em nível federal, e municípios com lugares registrados como Patrimônio Cultural do Brasil.

O Plano de Ação tem como objetivo definir diretrizes, metas e estratégias para uma ação integrada do poder público, devendo ser norteador dos investimentos no município por parte das três esferas de governo. O Plano de Ação será instrumento de priorização de investimentos para as Cidades Históricas pelo Iphan, pelos Governos Estaduais e Municipais signatários.

O Iphan disponibilizará apoio técnico e operacional aos municípios interessados em participar desta chamada para a elaboração do respectivo plano. Para participar, interessados deverão se manifestar junto a Superintendência do Iphan em seu Estado, assinar o Termo de Compromisso, e preencher a Ficha Consulta. A data limite para entrega dos documentos é dia 22/06/2009.

Informações adicionais: 61 3414-6295/6280
http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=sistema.nacional@iphan.gov.br.

Direito Autoral - Ministério da Cultura propõe mudanças na lei de direito autoral.

A sociedade brasileira, da forma como está escrito na lei do direito autoral em vigor no país, encontra-se ilícita. E quase ninguém escapa. Ao realizar a cópia de um livro, filme, jogo ou transferir uma música de um CD para o aparelho MP3, o usuário vai direto para o terreno da ilegalidade. Como a grande maioria das pessoas comete esses atos sem a menor preocupação ou dor de consciência, o Ministério da Cultura (Minc) resolveu inverter a questão, colocar o dedo na ferida histórica. Depois da realização de diversos seminários, lançamento de cartilha educativa e de transformar o Conselho de Direito Autoral numa diretoria, a fase agora é de análise das propostas. Elas deverão ser transformadas num projeto de modificação da legislação atual, de modo a torná-la mais eficiente.

O debate não é novo, surgiu quando o então ministro Gilberto Gil disponibilizou parte das suas canções gratuitamente para download na internet, há sete anos, recebendo críticas de todos os lados. O objetivo do artista e político de gerar reflexão sobre a questão naquele instante foi alcançado. Era o início de um processo que mobilizou – e continua mobilizando – várias partes envolvidas. “Gil teve a sensibilidade de perceber que o mundo estava passando por uma transformação e os direitos autorais também. Foi muito incompreendido”, lembra José Vaz de Souza Filho, da Diretoria dos Direitos Autorais. Para ele, não se pode lutar contra a realidade, adotando postura semelhante à francesa. Atualmente, o país europeu tem tentado criar uma política para vigiar a internet. “No nosso entender é um equívoco total e trata-se de medida fadada ao fracasso.” O assunto não é unanimidade.

Desde que a discussão surgiu na esfera do Minc, houve setores da sociedade acusando o governo de tentar flexibilizar os direitos autorais. José Vaz garante que a posição é oposta: “Trabalhamos no sentido de reequilibrar o direito autoral para
beneficiar autores e sociedade. Não se trata de enfraquecê-lo”. O fato é que, da maneira como está colocada hoje, a lei 9.610 (do direito autoral), de 1990, não tem, na prática, conseguido resolver a questão com eficiência. A intenção de medidas como permitir a cópia privada de música, filmes e livros, desde que não usada para fins comerciais, é aumentar a legitimidade da cobrança dos direitos. “A legislação atual incentiva a maioria da sociedade a encarar o autor e criador com antipatia. Não é o caso de propormos uma polícia repressiva, e sim de conceber meios para a arrecadação dos direitos fundamentais, para dinamizar a própria cultura”, explica o representante do Minc.

O descaso com a questão vem de longa data. Até 1990, a questão era regida pelo Conselho Nacional de Direito Autoral (CNDA). Quando Collor assumiu a Presidência, mandou extinguir o órgão que, até então, tinha 150 funcionários para cuidar do assunto em todo o Brasil. O conselho tinha o papel de formular política para o setor e funcionava como uma instância administrativa, regulando tudo que envolvesse o assunto. “Muitas questões, antes de serem encaminhadas à Justiça, eram resolvidas na
esfera administrativa. A extinção do órgão deixou o Estado desarmado.”
Por pouco, todo o acervo do CNDA, contendo as resoluções originais, não foi parar no lixo. Foi salvo por um servidor que o encontrou, mantendo-o no Minc esses anos todos. Quando a questão voltou à tona, esse legado foi fundamental para recuperar as lições do passado.

Algumas mudanças sugeridas na Nova Lei:
• Vai permitir a cópia privada de criações como música, filmes e livros, desde que não cause prejuízo ao titular do direito autoral.
• No corpo da nova lei, haverá instrumentos jurídicos para revisão contratual, com objetivo de melhorar a questão para os autores.
• Deseja criar uma instância administrativa, nos moldes do extinto Conselho Nacional de Direito Autoral, para acelerar a resolução de pontos divergentes, antes de a decisão chegar à Justiça.
• Pretende liberar reproduções de cópias de obras raras de bibliotecas e arquivos para fins de preservação.
• O conteúdo completo da cartilha dos direitos autorais está no site
http://www.cultura.gov.br/.

Comissão Muncicipal de Incentivo à Cultura de BH - Novos integrantes da Comissão tomam posse

A Comissão Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – CMIC conheceu seus novos membros para 2009. No último dia 25, segunda-feira, três representantes da Administração Municipal e três dos setores culturais tomaram posse no gabinete da presidente da Fundação Municipal de Cultura, Thaïs Velloso Cougo Pimentel.

Os representantes da Administração Municipal foram escolhidos pela presidência da Fundação de Cultura e pela Secretária de Finanças do município. São eles: Rodrigo Barroso Fernandes, que será o presidente da CMIC, Solanda Steckelberg e Carlos Augusto Ribeiro Rocha. Já os membros que representam os setores culturais, Orlando Rubem Besoyta Orube, na área de Artes Cênicas, Cristiano Abud Barbosa, Audiovisual e Maurílio Everton Pinheiro Lima, Música, foram eleitos em Assembleia realizada no dia 23 de abril, que reuniu representantes da classe artística da cidade.

Primeiramente os novos integrantes irão acompanhar o desenvolvimento dos projetos aprovados pela Lei no edital de 2008, em seguida, irão iniciar o processo de preparação do próximo edital, que será divulgado no segundo semestre de 2009.

A Comissão Municipal de Incentivo à Cultura é responsável por avaliar e selecionar os projetos a serem beneficiados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, bem como deliberar sobre a concessão de benefício fiscal às empresas parceiras.
Os componentes da CMIC exercem mandato de um ano, podendo ser reconduzidos uma única vez por igual período, e não recebem remuneração pela função desempenhada.

Mais informações: (31) 3277-4628 / 4639 / 4640

Festival - III Festa Tradicional Italiana

A Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais – ACIBRA-MG e o Comitê da Emigração Italiana seção Minas Gerais – COMITES-MG, realizam no dia 31 de maio de 2009, Domingo, de 13h às 22h, a III Festa Tradicional Italiana. O evento é em comemoração ao dia da República da Itália, que este ano completa 63 anos.

A festa, que faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura de Belo Horizonte e é considerada uma das maiores festas fora da Itália em comemoração à data, terá barracas vendendo bebidas e comidas típicas e barracas das associações italianas divulgando seus trabalhos na cidade de Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais.

Nesta edição será montado um palco para apresentações de danças folclóricas e shows musicais variados com Paola Giannini, Carlo Martinotti, Salvatore Luce, Banda Libero, Coral Raio de Luz, Banda de Música da Aeronáutica, espetáculo circense, Ballet Cristina Helena apresentando um espetáculo de Tarantela clássica.

A forte presença italiana em Minas pode ser comprovada em números: 10% da população do estado e mais de 20% da população da capital são ítalo-descendentes.

Mais informações: Raquel Mendes (31) 3224 2304 / (31) 3273 7402 / (31) 9815 2084
http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=contato@acibramg.com.br / http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=acibramg@yahoo.com.br.

7º Circuito VDL de Arte e Cultura

Considerado parte do calendário oficial de Itabirito/ MG, em 2009 o Festival estende seu compromisso cultural ao levar, nesta edição, atrações para a cidade de Sete Lagoas. Reconhecido como um dos mais importantes do Estado, reunindo além do público local, turistas da região e da capital mineira, o circuito traz atrações mensais, todas com entrada franca. O programa do Festival, que prossegue até dezembro, inclui blues, chorinho, MPB e Gospel.

A abertura do 7º Circuito VDL de Arte e Cultura acontece no dia 23 de maio, sábado, às 20h30, no Teatro Municipal da Casa de Cultura Maestro Dungas (Rua Carlos Michel, 01 – Centro – Itabirito – MG) e vai ficar por conta da ópera “La Serva Padrona”, de Pergolesi, em montagem do Grupo de Ópera DrammAto. A entrada é gratuita.

Mais informações e programação do festival pelo endereço:
http://www.circuitovdldearteecultura.com.br/.

Evento abre a temporada dos grandes festivais de Itapecerica

A cidade de Itapecerica realiza, nos meses de junho e julho, dois grandes eventos tradicionais no Centro-Oeste mineiro: o 3º Festival Gastronômico “Comidas da Roça”, que ocorre de 11 a 14 de junho de 2009; e o 15º Festival de Inverno, de 16 a 26 de julho de 2009.

No próximo dia 2 de junho, terça-feira, às 11h, na Sala Guimarães Rosa do BDMG (Rua da Bahia, N° 1600, bairro de Lourdes, Belo Horizonte), a Prefeitura Municipal de Itapecerica promove a abertura oficial, voltada para a imprensa, autoridades e convidados do meio cultural e artístico.

No encontro, o prefeito Lindolfo Pena Pereira apresentará as programações gratuitas que têm como objetivo divulgar a importância das tradições e costumes de Itapecerica, cidade berço-cultural da região.

Informações pelo e-mail
http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=imprensa@arvoredecomunicacao.com.br ou pelo telefone (31) 8329-7211.

Teatro do Oprimido - Teatro do Oprimido em BH é o tema do “Encontro Marcado”

O Centro Cultural Urucuia realiza, dia 30 de maio, sábado, às 15h, o “Encontro Marcado” com a presença da arte-educadora Meire Regina. A atividade pretende fazer uma reflexão sobre o Teatro do Oprimido no Brasil e em especial na capital mineira. A palestra, com entrada gratuita, é uma promoção da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Centro Cultural Urucuia, localizado na Rua W3, nº 500, Bairro Urucuia.

O bate-papo vai analisar o momento fértil em que se encontra o Teatro do Oprimido no Brasil e, principalmente, em Belo Horizonte, com a criação da Rede “TÔ em BH”. Além de buscar a socialização do movimento e desenvolver estudos sobre as técnicas utilizadas. O encontro destina-se não só aos atores e interessados em teatro, mas à comunidade em geral.

O projeto “Encontro Marcado” realiza encontros com profissionais da área artística e intelectual, para que falem para o público de seus processos de criação, incluindo as experiências como aprendiz, os métodos e técnicas de composição e as práticas como produtor e distribuidor de bens culturais. É realizado por meio de palestras, workshops e aulas show, coordenados por artistas, técnicos e pensadores da cultura.

Mais informações no Centro Cultural Urucuia pelo telefone (31) 3277-1531.

Museus - Prorrogado prazo para participar da Revista da Semana Nacional de Museus

Em virtude do grande volume de material que vem sendo recebido para a confecção da Revista da 7ª Semana Nacional de Museus, o prazo de recebimento do material (fotos e informações sobre os eventos) foi prorrogado para até sexta-feira, 5 de junho, a fim de contemplar o maior número possível de interessados em sair na revista.

Não deixe seu museu de fora. Participe!

A Revista da 7ª Semana Nacional de Museus será impressa e distribuída por todo país. Para incluir o seu museu envie um e-mail para
http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=demu@iphan.gov.br e peça o formulário de participação.

A programação dos eventos da da 7ª Semana Nacional de Museus conta com diversas atividades: projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, seminários, projeções de filmes, oficinas, apresentações teatrais,
espetáculos, gincanas e inúmeras outras atrações.
Confira a agenda nacional.

Audiovisual - Circuito de Exibição Revelando os Brasis chega a Minas Gerais

Minas Gerais está na rota do Circuito de Exibição do Revelando os Brasis Ano III. Cinco cidades do estado receberão a caravana do projeto, que está percorrendo o País promovendo sessões gratuitas de cinema. O Circuito de Exibição iniciou as suas sessões de Cinema ontem, quarta-feira, 27, na cidade de Rio Pomba; na quinta, 28, o Circuito chega em Coimbra. Na sexta-feira, 29, é a vez de Belo Horizonte receber o Circuito. No domingo, 31, a exibição será em São Pedro da União. E para fechar as exibições em Minas Gerais, a sessão acontece na terça-feira, dia 2 de junho, no município de Guaranésia. As sessões são gratuitas e começam às 19h.

O projeto está passando por 58 cidades, em todas as regiões brasileiras, percorrendo quase 30 mil quilômetros para promover exibições gratuitas.

Em Minas Gerais estarão em destaque os vídeos produzidos no estado, que, junto com Bahia e São Paulo, teve o maior número de roteiros selecionados. Foram quatro vídeos mineiros nesta terceira edição do projeto. Cada vídeo possui aproximadamente 15 minutos.

Calendário de sessões em Minas Gerais
28/05 – Coimbra – Praça Arthur Bernardes
29/05 – Belo Horizonte – Praça Duque de Caxias (Bairro Santa Tereza)
31/05 – São Pedro da União – Praça Prefeito Antonio Carlos Barbosa
02/06 – Guaranésia – Praça Dona Sinhá

Mais informações pelo site
http://www.revelandoosbrasis.com.br/.

Música - Divulgados os nomes dos 25 selecionados na primeira edição do Música Minas

O Música Minas – Programa de Estímulo à Música, que teve seu primeiro edital de Circulação Nacional de Artistas Mineiros lançado em março os nomes dos 25 artistas e grupos que foram selecionados nas três categorias do edital: Revelação, Destaque e Renome.

Na categoria Renome foram selecionados Marina Machado, Marku Ribas, Maurício Tizumba, Toninho Horta e Vander Lee.

Na Destaque, Aline Calixto, Amaranto, Falcatrua, Fernando Sodré, Flávio Henrique, Pedro Morais, Renegado e Zé da Guiomar foram os contemplados.

E, na Revelação foram escolhidos Black Sonora, Cor de Fubá, Dokttor Bhu e Shabê, Gastrofonic, Joana Boechat, Juliana Perdigão, Lucas Avelar, Pandeiro Mineiro, Samba de Luiz, Sambavesso, Thiago Delegado e Tom Nascimento.

Os contemplados realizarão 75 espetáculos em capitais de norte a sul do país com todas as despesas pagas e cachês diferenciados por categoria. Em contrapartida, todos os 25 artistas selecionados darão oficinas e workshops em cidades do interior de Minas.

A partir da segunda quinzena de junho, inicia-se a distribuição dos espetáculos dos artistas mineiros nos principais palcos das capitais nacionais. A lista com os selecionados e suplentes em cada categoria está disponível no
http://www.cultura.mg.gov.br/.

Série Quatro Cantos – Coral na Praça

O coreto da Praça da Liberdade em Belo Horizonte recebe na quinta-feira, dia 4 de junho, a partir das 19h30, o evento Quatro Cantos - Coral na Praça. A promoção do BDMG Cultural comemora 16 anos de apresentações contínuas de canto coral, evento de referência da atividade em Minas Gerais. Nesse período, já passaram pelo coreto 184 diferentes coros, expondo a diversidade de estilos, formações e origens para divulgação da música coral e de nossa cultura.

A apresentação conta com a participação dos corais da Escola Estadual Carlos Góes, sob a regência de Paula Rodrigues; do Colégio Maximus, sob a regência de Vito Duarte; do Coral Canto Vivo da APCEF, sob regência de Dora Torres; e do Coral BDMG, sob regência: Arnon Sávio Reis de Oliveira.

Falando de Amor, composição de Tom Jobim com arranjo de Eduardo Dias Carvalho

Informações pelos telefones (31) 3219-8766 / (31) 9955-5580, através do e-mail
http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=coral@bdmg.mg.gov.br; e pelo site www.bdmgcultural.mg.gov.br/coralbdmg.

Exposição - O Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte é tema de exposição no Museu de Arte da Pampulha

No dia 06 de junho, sábado, às 11h, o Museu de Arte da Pampulha, que faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, criado por Oscar Niemeyer, inaugura uma mostra histórica Entre Salões 1969 >> 2000 – O acervo do MAP no contexto do Salão Nacional de Arte, com exposição de 35 obras do acervo formado a partir de 26 Salões realizados na capital.

Os Salões de Arte são realizados em Belo Horizonte desde meados da década de 30, mas foi em 1969 que começaram a aceitar trabalhos de artistas de todo país e o evento passou a ser conhecido como Salão Nacional de Arte Contemporânea de Belo Horizonte. A partir daí, os Salões se firmaram como um importante espaço de apresentação das principais vertentes da arte de vanguarda, além de fomentarem a criação das novas gerações de artistas brasileiros.

Informações pelo telefone (31) 3277-7953.

Pedro Nava em mostra, verso e música na Lagoa do Nado

A poesia de Pedro Nava invade o Centro de Cultura Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, bairro Itapoá) com o Sarau de Poesia, dia 28, às 19h, na Sala Multimeiros. São performances poéticas com o grupo “OPA! Na Lagoa”, composto por Rodrigo Starling, Heleide O. Santos, Leonardo Magalhaens, Luciano Nunes, Lecy Pereira Sousa e Jackson Abacatu. O evento é gratuito e disponibiliza 25 vagas para pessoas com mais de 16 anos.

Os amantes de poesia também podem visitar a exposição “Singular de Pedro Nava”, que vai até o dia 05 de junho, no Centro de Cultura Lagoa do Nado, Hall da Biblioteca. A mostra compõe-se de um conjunto de banners que contam fatos da história do autor, além de expor alguns de seus poemas. A mostra é gratuita e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 8h às 17h e sábados e domingos, das 9h às 17h.

A promoção é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, em parceria entre o Centro de Cultura Lagoa do Nado e Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais/ Superintendência de Bibliotecas Públicas, com o patrocínio do SESC/MG.

Mais informações pelo Centro de Cultura Lagoa do Nado (31) 3277-7420

Exposição pública de artes visuais na Praça

Desde o começo do mês de fevereiro, importantes nomes das artes visuais de Belo Horizonte se reúnem aos sábados, das 10 às 15 horas, na Praça da Savassi, para mostrar seus trabalhos: pinturas, desenhos, gravuras e fotografias. Muita arte cercada de gente bonita, turistas, bate papo com os artistas, excelente música e muito café.

A organização e direção desta mostra é do gestor cultural Luiz Otávio Brandão. Esquina da Arte, este é o nome criado para esta exposição que reúne quase 100 artistas plásticos dos seus mais diversos estilos. Um espaço público para conhecer a diversidade brasileira. Entre os Artistas estão: Fernando Palma, Iara Abreu, Regina Mello, Adão Rodrigues, Abreu Valle, Thelma Quevedo, Luiz Lemos, Danilo Dias Paiva, Valdelice Neves, Hogenerio e muitos outros.

Informações sobre a Esquina da Arte, pelo telefone: (31) 2555-7466.

Livros - Campanha arrecada 1800 livros para os Centros Culturais do Barreiro

O Via shopping Barreiro realizou, durante o mês de abril, a campanha de arrecadação de livros destinados à ampliação e diversificação dos acervos das Bibliotecas dos Centros Culturais Lindéia Regina, Urucuia e Vila Santa Rita, com o intuito de possibilitar a participação de mais pessoas no projeto de difusão da leitura. Foram arrecadados aproximadamente 1800 obras de literatura infantil e juvenil, romances nacionais e internacionais e poesia. Além, de materiais didáticos que não serão incorporados ao acervo dos centros culturais e sim doados à comunidade.

O objetivo do projeto é contribuir para a democratização do acesso à leitura, atendendo ao público frequentador dos Centros Culturais do Barreiro, mas também todas as comunidades, localizadas na região do Barreiro. As doações foram realizadas pelo público no Via Shopping Barreiro, nos estandes colocados na entrada da Estação BHBus no 1º piso, na praça de eventos no 2º piso e no corredor das escolas do 4º piso.

Para a realização de novas doações aos Centros Culturais do Barreiro basta procurar o bibliotecário responsável em cada Centro para que este avalie o material e verifique a melhor forma de incorporá-lo ao acervo.

Mais informações:
Centro Cultural Lindéia Regina (3277-1515)
Centro Cultural Urucuia (3277-1531) /
Centro Cultural Vila Santa Rita (3277-1519)

Oportunidade - Inscrição para o Projeto Sons & Tons 2009 – Até dia 06 de junho

O Centro de Cultura Lagoa do Nado, em parceria com o Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (SESC/MG), recebe propostas de músicos, conjuntos e grupos musicais que queiram se apresentar no Projeto “Lagoa do Nado Sons & Tons – Edição 2009”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 06 de junho, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; e nos sábados e domingos, das 9h às 17h, na sede do Centro de Cultura, na Rua Ministro Hermenegildo de Barros, nº 904, Bairro Itapoã. A promoção é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do CCLN, em parceria com o SESC/MG. Os interessados deverão enviar material para
análise contendo a documentação exigida no Edital, que encontra-se no site
www.pbh.gov.br/cultura e publicado no Diário Oficial do Município do dia 20 de maio
. Nesta edição, a temática é livre e serão selecionados nove grupos e três suplentes que se apresentarão nos dias 19 de julho, 16 de agosto e 20 de setembro, às 10h.

Biblioteca Nacional concede bolsas de estudo para pesquisas – Até dia 12 de junho

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, nas modalidades de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Serão escolhidos até 12 projetos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Lingüística, Letras e Artes que tenham como objeto de pesquisa o acervo da Biblioteca Nacional. O prazo das inscrições vai até o dia 12 de junho e o modelo do formulário está disponibilizado no site da instituição (
http://www.bn.br/). Serão ofertadas bolsas com três valores diferenciados, de acordo com o nível de formação dos candidatos. Projetos de doutorado recebem bolsas de R$ 2.200,00; mestrado, R$ 1.700,00; e pós-graduação e graduação, R$ 1.200,00. Podem participar da seleção brasileiros natos, naturalizados, ou estrangeiros em situação regular e residência permanente no país, com idade igual ou superior a 18 anos. O resultado final da avaliação dos projetos deverá ser informado no dia 20 de julho de 2009 e os candidatos classificados serão convocados por meio do correio eletrônico. Confira o Edital no link: http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_padrao_apresentacao=25&nu_item_conteudo=662&nu_pagina=1

MinC recebe propostas de indicação para a Ordem do Mérito Cultural - Até o dia 12 de junho

O Ministério da Cultura informa que está aberto o prazo para a inscrição das propostas de indicação à Ordem do Mérito Cultural para o ano de 2009. O tema central da celebração desta edição será a homenagem a Heitor Villa-Lobos, para assinalar o cinquentenário da morte do compositor, reconhecido internacionalmente como um dos maiores expoentes da música erudita brasileira.

Criada em 1995, pelo Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural é o reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira. As condecorações são entregues, anualmente, por ocasião do Dia Nacional da Cultura (5 de novembro).

As propostas de admissão e promoção deverão ser apresentadas, por meio de formulário específico. O documento poderá ser enviado pela própria página eletrônica do Ministério da Cultura (
clique aqui), ou então, após download (.doc), ser preenchido e encaminhado pelo correio.
Dúvidas e informações:
ordemdomerito2009@cultura.gov.br, (61) 3316-2229, com Cleusmar Fernandes, ou 3316-2309, com Zuleide Pereira.

Inscrições para o Um Piano ao Anoitecer em Tiradentes – Até 5 de junho

A Fundação Oscar Araripe, organização artístico-cultural sem fins lucrativos localizada no Centro Histórico de Tiradentes, MG e interessada nas relações da Arte com a Educação, da Arte com a Ciência e da Arte com ela mesma, está abrindo inscrições para apresentação de músicos pianistas, cantores, flautistas, violonistas, celistas, saxofonistas para participarem da programação do Um Piano ao Anoitecer em Tiradentes, que acontece uma vez por mês aos sábados.
Informações e esclarecimento com Cidinha Araripe através do e-mail
http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=cidinhaararipe.gestao@oafundacao.org.br, pelo telefone (32) 3355-1937, e ainda pelo site www.oafundacao.org.br.

Inscrição: forumdoc.bh – Até 14 de agosto

Estão abertas as inscrições para as mostras competitivas do forumdoc.bh.2009, 13° festival do ilme documentário e etnográfico. A Mostra Competitiva Nacional e Internacional se propõe a mapear, exibir e divulgar trabalhos audiovisuais em variados formatos e durações, realizados nos últimos dois anos (2008-2009). Serão aceitos documentários de longa, média e curta-metragem, em cinema e/ou vídeo. As inscrições estão abertas até 14 de agosto no site
www.filmesdequintal.com.br.

Editais

Fundo Nacional de Cultura

As propostas de demanda espontânea são aquelas que, por sua singularidade, não se enquadram nos programas realizados pelo MinC por edital, e são recebidas e analisadas pela Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura (SEFIC), quando pertencentes às áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Humanidades, Música e Patrimônio Cultural.

A apresentação deverá ser feita conforme o cronograma a seguir: 60 dias de antecedência de seu início – aquelas com previsão de início de execução até 30 de junho de 2009
Até 30 de junho de 2009 - previsão de início de execução entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2009

Até 30 de outubro de 2009 - previsão de início de execução entre 1º de janeiro e 31 de março de 2010
Atenção: No caso das que têm previsão de início de execução até 30 de junho deste ano, só entrarão no primeiro processo de seleção, feita pela Comissão do FNC, instituída pelo Decreto 5.761/2006, as propostas encaminhadas até 31 de março de 2009. As propostas culturais que não atenderem às solicitações da secretaria nos prazos estipulados serão arquivados.

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Até 31 de maio para o mês de julho e agosto

O Confira o edital
Edital de intercâmbio nº 2/2009 conta com R$ 600 mil reais, em recursos do Fundo Nacional da Cultura, para apoio financeiro de viagens. Para julho e agosto, as inscrições seguem até as 23h59 do dia 31 de maio, devendo o interessado preencher o cadastro.
Em Brasília, os interessados que não tiverem acesso à internet podem se encaminhar à sede do MinC na Esplanada dos Ministérios, bloco B, 1º andar, Divisão de Atendimento ao Proponente/SEFIC, onde será disponibilizado, das 8h às 18h de segunda a sexta feira (exceto feriados), computador para inscrição.

As propostas de participação devem objetivar a apresentação de trabalho próprio, residência artística ou curso de capacitação, e o evento deve ser promovido por instituição brasileira ou estrangeira, de reconhecido mérito, desde que não seja apoiado ou realizado pelo MinC, ou por uma de suas instituições vinculadas.

Podem se inscrever pessoas físicas, grupos ou entidades culturais privadas e sem finalidade lucrativa, cujas candidaturas serão divididas em solicitações de grupo e solicitações individuais, concorrendo separadamente. Apenas no caso dessas últimas poderão ser apresentados pedidos para residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura.

O interessado preencher o cadastro disponibilizado no link
Editais e Premiações, conforme a situação: Requerimento de Grupo - Requerimento Individual

É possível anexar documentos comprobatórios do currículo ou outros tipos de material (artigos publicados, portifólio, etc) que o candidato julgar relevantes para a análise. Somente os candidatos selecionados (pré-aprovados) deverão encaminhar a documentação complementar após terem sido convocados pela Sefic/MinC.

Outras informações: (61) 3316-2215 / 2251 / 2254 / 2357 / 2363 e
http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=fomento@cultura.gov.br, na Divisão de Atendimento ao Proponente da Sefic/MinC.

Teatro Santo Agostinho abre edital para campanha de popularização de 2010 – Até 29 de maio

O Teatro Santo Agostinho recebe propostas de artistas e grupos de teatro da capital mineira interessados em ocupar o espaço cultural no período da Campanha de Popularização do Teatro, em 2010. Serão selecionadas seis montagens. Para participar da concorrência os grupos deverão enviar, pelo correio, uma proposta contendo o release da peça, fotos, clipping, premiações (se houver), mapa de palco e luz e a data (ou datas) de preferência. O Conselho Curador do Teatro Santo Agostinho avaliará as propostas que, para participarem da seleção, deverão cumprir todas as exigências do Regulamento da Campanha (inclusive em relação aos espetáculos ainda não estreados até o final da seleção). O resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 10 de junho de 2009.
Mais informações: (31) 2125-6810 e 9991-6653 ou pelo site
http://www.santoagostinho.com.br/

Teatro santo Agostinho

Rumos Itaú Cultural 2009 - Inscrições para os editais: Arte e Tecnologia, Cinema e Vídeo, Dança - Até 29/05 e Jornalismo Cultural - Até 31 de maio

A edição 2009 do programa de apoio à produção artística contemporânea brasileira Rumos Itaú Cultural conta com quatro editais: Arte e Tecnologia, Cinema e Vídeo, Dança e Jornalismo Cultural, que já estão com inscrições abertas. Como nos anos anteriores, para divulgar a iniciativa, serão promovidos seminários e oficinas em todas as capitais do país.
Saiba mais sobre os novos editais.

Prêmio de Apoio a Pequenos Eventos Culturais – Até 30 de maio

A premiação é voltada a contemplar iniciativas de Pontos de Cultura e/ou organizações não governamentais sem fins lucrativos, agrupamentos sociais informais e pessoas físicas da área cultural que trabalhem em parceria com um Ponto de Cultura. Com recursos da ordem de R$ 750 mil, serão concedidos 40 prêmios com valores de R$ 10 mil, R$ 25 mil e R$ 50 mil, divididos entre as três categorias. Podem ser inscritos eventos que promovam a troca de saberes tradicionais e a diversidade cultural brasileira. As iniciativas deverão ser desenvolvidas até dezembro deste ano.
Saiba mais.

Capital Brasileira da Cultura 2010 - Até 31 de maio

Está aberto o prazo para inscrição de candidaturas das cidades que desejem concorrer ao título de Capital Brasileira da Cultura 2010. O Projeto CBC é uma iniciativa com abrangência nacional, implementada pela Organização Capital Brasileira da Cultura (ONG CBC), e está aberto à participação de todos os municípios do Brasil.

Mais informações:
www.capitalbrasileiradacultura.org ou e-mail http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=info@capitalbrasileiradacultura.org

Terças Poéticas prorroga inscrições para edital 2009 – Até 5 de junho

Foram prorrogadas as inscrições para o processo de seleção do Terças Poéticas 2009. Até o dia 5 de junho, poetas residentes em Minas Gerais poderão se inscrever no projeto que é de iniciativa da Fundação Clóvis Salgado e do Instituto Cultural Sérgio Magnani. Os selecionados terão a chance de divulgar suas poesias até dezembro deste ano nos Jardins Internos do Palácio das Artes. Serão escolhidos nove participantes do interior do estado e nove de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O formulário de inscrição, o edital e os demais regulamentos estão no
http://www.palaciodasartes.com.br/. Ao longo de três anos de estrada, a iniciativa teve mais de 120 edições em Belo Horizonte e no interior do Estado com um público superior a 74.000 pessoas. Em 2009 já passaram pelo jardim interno do Palácio das Artes poetas de renome como Affonso Romano de Sant’Anna, Milton Cezar Pontes e Malluh Praxedes e em maio tem mais! Os interessados pelo projeto Terças Poéticas 2009 poderão se inscrever com propostas de apresentação individual ou coletiva, mas apenas um representante será contemplado. Os trabalhos inscritos serão analisados por uma Comissão Técnica de Seleção composta por 05 membros, de mérito reconhecido em literatura e poesia. Serão escolhidas dentre as concorrentes 18 propostas para a participação no projeto.

Chamada Pública para apresentação de experiências em Patrimônio Cultural – Até 05 de junho

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em parceria com o Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Cultura e a Associação Brasileira de Cidades Históricas, chama para apresentação de experiências de gestão e políticas de patrimônio cultural no âmbito do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural – SNPC. As experiências reunidas serão socializadas para garantir maior integração das políticas para o setor entre as três esferas governamentais e a sociedade civil e fomentar o debate sobre os temas transversais ao patrimônio cultural e os instrumentos de gestão necessários na atualidade. Será mais um instrumento para propor formas de relação entre as esferas de governo que permitam estabelecer diálogos, articulações e ações coordenadas para a implementação de políticas do patrimônio cultural, garantindo maior efetividade e maiores ganhos para a sociedade. Será selecionado um conjunto de experiências representativas da diversidade nas várias linhas de atuação e áreas temáticas do Patrimônio Cultural de iniciativa de municípios, Estados, Distrito Federal, entidades não governamentais e acadêmicas. O interessado deverá apresentar um resumo
conforme formulário que deverá ser enviado para http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=sistema.nacional@iphan.gov.br.

Informações:
www.iphan.gov.br

Edital Curtas de Animação Ambiental - Até 8 de junho

O Edital Curtas de Animação é um concurso nacional, lançado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, por meio do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, no último dia 17 de abril, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Essa parceria inédita tem como objetivo estimular a produção de curtas metragens ambientais. Serão selecionados dez projetos de animação sobre o tema Aquecimento Global e Mudanças Climáticas, de até um minuto de duração, que receberão R$ 20 mil, cada um, para sua produção. Os vídeos serão exibidos em TVs Públicas e estarão disponíveis a todas as emissoras interessadas. A idéia é despertar na sociedade um olhar crítico, estimulando a busca de soluções e novos comportamentos sobre a questão socioambiental, contribuindo também para a produção de campanhas televisivas sobre a temática. Confira o
Edital de Concurso nº 4/2009

Edital de Seleção das Composições da 18ª Bienal - Até 10 de junho

Confira o edital de seleção das obras musicais que estarão na programação da XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. O evento, de âmbito nacional, acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, entre 23 de outubro e 1º de novembro. Ao todo, serão apresentados 10 concertos, cada um deles com oito a dez músicas.

Podem se inscrever no processo seletivo compositores brasileiros natos, naturalizados ou residentes no Brasil há pelo menos três anos. As obras propostas por esses autores serão submetidas à avaliação de uma Comissão de Seleção com sete integrantes. Além de escolher as obras para a programação, a Comissão premiará com R$ 6 mil os quatro melhores trabalhos. Os vencedores podem ter participado de, no máximo, duas edições da Bienal e nunca ter recebido esse prêmio anteriormente. Informações completas sobre o concurso podem ser encontradas no
edital.

Mais informações:(21) 2240 5158
http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=classicos@funarte.gov.br, pelo site.

Oi Futuro seleciona projetos de tecnologia social - Até 12 de junho

O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, lançou o novo edital de seleção para o Programa Novos Brasis 2009, de apoio e parceria com organizações sem
fins lucrativos para a viabilização de idéias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano. Este ano, pela primeira vez, o edital está aberto a projetos de todo o país. A seleção terá como foco o desenvolvimento de tecnologias sociais que possam ser replicadas para outras organizações sociais.
Serão valorizados critérios como inovação, criatividade, capacidade de apresentação de diagnóstico da comunidade atendida e de monitoramento do trabalho realizado. O programa busca apoiar projetos com diretrizes e objetivos bem definidos que tenham como base o uso da tecnologia para informação e comunicação.
As inscrições, assim como as regras de participação, estarão disponíveis no site
http://www.oifuturo.org.br/ até 12 de junho. As organizações podem inscrever mais de um projeto, desde que atendam às exigências do regulamento.

Edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial 2009 - Até 19 de
junho


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, lançou o Edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial 2009: Apoio e Fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial. Até 19 de junho, as Superintendências do Iphan em todo o país estarão recebendo projetos técnicos de documentação ou de melhoria das condições de sustentabilidade dos saberes, modos de expressão, festas, rituais, celebrações, lugares e espaços que abrigam práticas culturais coletivas vinculadas às tradições das comunidades afro-brasileiras, indígenas, ciganas e de descendentes de imigrantes, entre outras. Os recursos disponíveis para os projetos contemplados no edital são da ordem de R$ 735 mil.

Informações: Gerência de Apoio e Fomento - Departamento do Patrimônio Imaterial/Iphan: (61) 3414-6138 / 6195 / 6135 / 6137.
Saiba mais.

BRGames – Até 25 de junho

A nova versão do Edital de Jogos Eletrônicos - BRGames é uma parceria entre as Secretarias do Audiovisual (SAv) e de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames). Com esse objetivo o Ministério da Cultura quer incentivar a pesquisa na área de jogos de computador e entretenimento digital, fortalecendo essa indústria e ampliando o mercado no Brasil e no exterior. Os dois editais lançados anteriormente - com o nome de Jogos BR - estimularam, principalmente, a produção dos demos. O BRGames quer continuar investindo na produção, mas também aposta na criatividade dos novos talentos e das empresas do setor para conquistar e ampliar o mercado interno, além de inserir os dez jogos selecionados em um dos principais eventos internacionais desse segmento. O presente edital é voltado para estudantes, profissionais autônomos e empresas da área, com prêmios de R$ 70 mil para Pessoas Físicas e R$ 140 mil para Empresas. Para participar é necessário o envio de uma proposta escrita, conforme modelo disponível para consulta no link
http://www.brgames2009.com.br/, que será avaliada por uma comissão integrada por profissionais do segmento de jogos de computador e de entretenimento digital. Em uma segunda etapa, 20 projetos serão selecionados para uma defesa oral. Desses sairão os dez vencedores, que terão seis meses para trabalhar no desenvolvimento final.

Funarte lança nova edição do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia – Até 26 de junho

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançou o edital da 3ª edição do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva, promovido em parceria com três entidades de Portugal: o Instituto Camões, a Direção Geral das Artes e o Teatro Nacional D. Maria II. O programa foi criado com o objetivo de impulsionar a escrita dramática em língua portuguesa, incentivar o surgimento de novos autores e reforçar a cooperação entre os dois países. Podem concorrer ao Prêmio textos teatrais originais de todos os gêneros e para todos os públicos, criados por dramaturgos brasileiros ou portugueses. Além de receber recompensa no valor de 15 mil euros, o autor escolhido terá seu texto editado em livro e encenado no Brasil e em Portugal. O processo seletivo acontecerá em duas fases. Na primeira, os textos concorrentes serão analisados por comissões de seus próprios países. Quatro textos brasileiros e quatro portugueses passarão à fase seguinte e serão, então, apreciados por um júri comum (com três especialistas brasileiros e três portugueses), que determinará o vencedor em uma reunião por videoconferência. As inscrições encerram no dia 26 de junho de 2009. Mais informações:
http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=premiolusobrasileiro@funarte.gov.br

Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo – Até 26 de junho

O Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo – 2009, promovido pela Fundação Nacional de Artes, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, objetiva apoiar o segmento cultural viabilizando o desenvolvimento de projetos de artes circenses em todas as regiões brasileiras. Nesta edição, ainda haverá o reconhecimento à contribuição de mestres e artistas, além do apoio à aquisição de equipamentos, à realização de eventos, à capacitação profissional e à pesquisa. Associações, cooperativas, companhias, empresas, grupos ou trupes, com ou sem fins lucrativos, poderão se inscrever, até 26 de junho. O Prêmio Carequinha 2009 vai contemplar uma centena de projetos com cerca de R$ 2,7 milhões, distribuídos em módulos: Circos Itinerantes, Trupes e Grupos, Formação, Eventos, Pesquisa e Mérito Artístico. As propostas vencedoras serão selecionadas por uma comissão composta por cinco especialistas em arte circense, sendo um de cada região do Brasil. A excelência artística do projeto; a qualificação dos profissionais envolvidos; a diversidade da produção de circo no país; e a viabilidade prática do projeto são alguns dos critérios para a avaliação dos trabalhos concorrentes.
Leia mais.

Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva – Até 26 de junho

Dramaturgos brasileiros podem se inscrever na terceira edição do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva. Promovido pela Fundação Nacional de Artes, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, e pelo Instituto Camões, de Portugal, a premiação teve seu edital publicado nesta terça-feira, 12 de maio, no Diário Oficial da União (Seção 3, página 12). O concurso, que premiará o vencedor com a quantia de 15 mil euros, tem como objetivo incentivar a escrita dramática em todos os gêneros (Teatro para a Infância e Juventude, Teatro Adulto etc) e estimular o surgimento de novos dramaturgos. A iniciativa também busca reforçar o desenvolvimento de parcerias e a cooperação cultural entre o Brasil e Portugal. Quatro obras de escritores brasileiros e quatro de portugueses, selecionadas por comissões em seus respectivos países, farão parte do contingente final do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia. O texto vencedor será editado em livro e apresentado em palcos no Brasil e em Portugal, onde a cerimônia de premiação desta edição ocorrerá.
Leia mais.

Edital Memória do Mundo do Brasil 2009 - Até 30 de junho

Promover a proteção especial de acervos documentais de interesse nacional, assim como estimular a sua preservação e acesso é o objetivo do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco - MOWBrasil que recebe, até 30 de junho, inscrições de candidaturas à nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil. A iniciativa poderá contemplar até dez documentos ou conjuntos documentais, de natureza arquivística ou bibliográfica, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira. O documento ou conjunto documental pode ser tanto textual (manuscrito ou impresso), audiovisual (filme, vídeo ou registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital. Poderão propor candidatura, individualmente ou em grupo, pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado. Não serão aceitas candidaturas que tenham por objetivo mais de um fundo documental ou mais de uma coleção, no caso de acervo bibliográfico.

As candidaturas devem ser encaminhadas para o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo do Brasil - MOW Brasil, Candidatura à Nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil - 2009, com o seguinte endereçamento: Arquivo Nacional, Divisão de Protocolo e Arquivo, Praça da República, nº 173 - Centro, CEP 20211-350, Rio de Janeiro (RJ).

As condições de participação e de habilitação das candidaturas constam do Edital, no qual podem ser conferidos o Regulamento (Anexo I) e o Formulário de Candidatura, (Anexo II), de preenchimento obrigatório. Já o Anexo III, para inclusão de dados suplementares sobre o documento ou conjunto documental de natureza arquivística, apesar de não ser de preenchimento obrigatório, possibilitará o aprofundamento das informações sobre o acervo de natureza arquivística proposto. Informações e esclarecimentos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico
http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=memoriadomundo.brasil@arquivonacional.gov.br ou para o fax (21) 2179-1297.

Iphan lança edital Arte e Patrimônio 2009 – Até 10 de julho

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em parceria com o Paço Imperial – centro cultural administrado pelo instituto, lança a segunda edição do edital Arte e Patrimônio. A ação contemplará dez projetos que estabeleçam diálogo entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional. O edital integra o programa Brasil Arte Contemporânea do Ministério da Cultura e tem o patrocínio da Petrobras.
O edital tem o objetivo de relacionar e valorizar dois universos de referências culturais: de um lado, trabalhos artísticos e processos estéticos atuais e, de outro, os acervos, as tradições, as culturas e os sítios que estabelecem a memória do País. Os recursos totalizam um milhão de reais a serem divididos entre 10 projetos que receberão até R$ 100 mil cada. Estão previstos lançamentos regionais do edital, em locais e datas a serem definidos. O resultado esperado é o de confrontar as mais diversas formas de arte: pintura, gravura, desenho, objeto, escultura, design, fotografia, instalação, intervenções, arquiteturas, interfaces com mídias eletrônicas e digitais, vídeo-instalações, websites, publicações, textos, conceitos, processos, escritas críticas, ações coletivas, fóruns de debate, residências artísticas, espaços independentes e o que mais acontecer. As inscrições para o edital Arte e Patrimônio ficarão abertas até 10 de julho de 2009, mediante preenchimento de formulário específico no site do edital
www.artepatrimonio.org.br. Mais informações: telefone (21) 2524-1662, das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail info@artepatrimonio.org.br.

Prêmio VivaLeitura 2009 - Até 24 de julho

O Prêmio VivaLeitura tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências brasileiras relacionadas à leitura. Trata-se da maior premiação individual para o fomento à leitura no Brasil. São R$ 30 mil para cada um dos vencedores das três categorias da premiação: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. A execução e o patrocínio estão a cargo da Fundação Santillana. Sua duração está inicialmente prevista para dez anos (2006-2016).

As inscrições poderão ser feitas no período de 4 de março a 24 de julho, por meio da página eletrônica
http://www.premiovivaleitura.org.br/ ou por carta registrada, com aviso de recebimento (Caixa Postal 71037-7, CEP 03410-970, São Paulo - SP). Os finalistas serão anunciados no mês de outubro e a cerimônia de premiação está prevista para acontecer em novembro. Informações: 0800-7700987. Informações à imprensa: (11)
3531-4988.

Fundação Cultural Palmares recebe projetos no SICONV- Até 30 de outubro

Está aberto o prazo para solicitação de apoio à Fundação Cultural Palmares a projetos de cultura afro-brasileira, por meio de convênios e contratos de repasse. A
Portaria nº 21, de 27 de fevereiro de 2009, publicada em 3 de março, no Diário Oficial da União, estabelece os critérios de seleção de projetos, disciplina a contrapartida de entidades privadas sem fins lucrativos e fixa o prazo de recebimento de propostas até 30 de outubro deste ano. O Programa Cultura Afro-brasileira é desenvolvido pela Fundação Cultural Palmares por meio de seis ações finalísticas – assim denominadas por seu objetivo de proporcionar bens ou serviços que atendam diretamente às demandas sociais. São elas: Proteção aos Bens Culturais, Pesquisa sobre Cultura e Patrimônio, Rede Palmares de Comunicação, Fomento a Projetos de Cultura, Promoção de Intercâmbios Culturais e Etnodesenvolvimento de Comunidades Remanescentes de Quilombos – todas visando potencializar a participação da população afrodescendente no processo de desenvolvimento do Brasil. As ações estão discriminadas no SICONV, no Programa Cultura Afro-brasileira da Fundação Palmares, e devem ser observadas atentamente pelos interessados em desenvolver projetos, para o encaminhamento adequado de propostas. Para acessar a Portaria da FCP na íntegra,
clique aqui.
Mais informações: (61) 3424-0165/0166 - Fax: (61) 3424-0164 -
wwww.palmares.gov.br

Agenda

Evento: I Mostra Coletiva de Arte Contemporânea
Data: até 30 de maio
Horário de visitação: Segundas às Sextas-Feiras, de 9h às 17h; e sábado, de 9h
às 12h.
Local: Centro Cultural Padre Eustáquio - Avenida Afonso Pena 1.537, Centro – (
mapa)
Entrada Franca
Censura Livre
Informações:
http://br.mc335.mail.yahoo.com/mc/compose?to=siapemg@siapemg.com.br

Evento: Cuidado Pro Papai Não Descobrir
Data: até 30 de maio
Horário: sextas e sábados, às 21h
Local: Teatro Dom Silvério
Ingressos: R$14 (inteira) e R$7(meia)

Evento: Teatro O Lustre
Data: até 31 de maio
Horário: de quinta a domingo, às 20h
Local:
Teatro Marília
Ingressos: R$14 (inteira) e R$7 (meia)

Evento: Teatro Os Três Porquinhos

Data: até 31 de maio
Horário: Sábados e domingos às 17h
Local:
Teatro Dom Silvério
Ingressos: R$24 (inteira) e R$12 (meia-entrada)

Evento: Teatro Um Gato Para Gertrudes
Data: até 31 de maio
Horário: Sábados e Domingos, às 16h30
Local:
Teatro da Biblioteca Pública
Ingressos: R$14 (inteira) e R$7 (meia)


Evento:
Yepá, Avó do Mundo
Data: Sábados e Domingos, às 16h30

Horário: 15h
Local:
Teatro Marília
Ingressos: R$20(inteira)e R$10 (meia)

Evento:
O Aprendiz Natural
Data: 31 de maio
Horário: 15h
Local:
Vale Verde Alambique e Parque Ecológico
Ingressos: R$15 (adulto) e R$7,50 (criança)

Evento:
João e o Pé de Feijão
Data: até 14 de junho
Horário: Sábados e Domingos, às 16h
Local:
Teatro Izabela Hendrix
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Evento:
Teatro Erva Daninha
Data: até 14 de junho
Horário: Sextas e Sábados, às 20h30, e aos Domingos, às 19h
Local: Teatro da Cidade - Rua da Bahia, 1341, Centro – (
mapa)
Ingressos: R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia)

Informações: (31) 3273 1050

Evento: Exposição Carlos Garaicoa
Data: até 14 de junho
Horário: seg.: 18h às 21h / ter. a sab.: 9h30 às 21h/ dom. : 16h às 21h
Local: Galerias Alberto da Veiga Guignard e Genesco Murta - Avenida Afonso Pena 1.537, Centro – (
mapa)
Entrada: Franca
Censura: Livre
Informações:(31) 3236-7400 - Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo,de 14h às 21h

Evento: Exposição Impressões visuais – 50 anos da
Comissão Fulbright no Brasil
Data: até 17 de junho
Horário de visitação: Segundas: 18h às 21h; terças a sábados: 09h30 às 21h e domingos: 16h às 21h
Local:
Espaço Mari’Stella Tristão - Avenida Afonso Pena 1.537, Centro – (mapa)
Entrada: Franca
Censura: Livre
Balcão de Informações: (31) 3236-7400 (horário de funcionamento do Balcão de Informações: 14h às 21h)


Evento: Exposição Um olhar para o Universo
Horário de visitação: Segundas: 18h às 21h; terças a sábados: 09h30 às 21h e domingos: 16h às 21h
Data: até 17 de junho
Local:
Galeria Arlinda Corrêa Lima e Jardins Internos - Avenida Afonso Pena 1.537, Centro – (mapa)
Entrada: Franca
Censura: Livre
Balcão de Informações: (31) 3236-7400 (horário de funcionamento do Balcão de Informações: 14h às 21h)

Evento: The Circus Flamenco
Data: até 27 de junho
Horário: sextas e sábados, às 22h
Local:
Soleá Tablao Flamenco
Ingressos: R$13

Expediente

Chefe da RR/MG: Aída Ferrari

aida.ferrari@minc.gov.br
Editoração: Frank Martins

frank.martins@cultura.gov.br
divulgacaomg@cultura.gov.br

Colaboração: Cecília de Mendonça
cecilia.mendonca@minc.gov.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 928, Santo Agostinho - CEP: 30.170-111 - Belo Horizonte/MG (
mapa)
Telefones: (31) 3293-5713 e (31) 3293-5796 - Fax: (31) 3293-8144
Atendimento geral: 2ª a 6ª feira – 9h às 18h
Atendimento Lei Rouanet: 2ª a 6ª feira - 09h às 12h e das 14h às 17h30
Visite:
http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/

0 Comments: