quarta-feira, 20 de maio de 2009

Documentário sobre turismo sexual tem pré-estreia amanhã em BH

Documentário sobre turismo sexual tem pré-estreia amanhã em BH

Cineasta e representantes de Comitê Nacional participam da sessão
Mil ingressos gratuitos serão distribuídos ao longo da semana
Na sexta-feira, 22, Duelo de MC's aborda violência sexual infanto-juvenil.

Belo Horizonte assiste amanhã, 19, a pré-estreia do documentário Cinderelas, Lobos e um Princípe Encantado, do cineasta Joel Zito Araújo. A iniciativa acontece em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que apoiou a divulgação do filme em outras seis capitais brasileiras. Antes da exibição, haverá uma mesa oficial de abertura, que contará com a participação do diretor do filme.

A intenção é fortalecer a participação popular na erradicação do problema, aproveitando a mobilização gerada pelo 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por isso, o Comitê concentrou-se este ano na divulgação do documentário, que trata do turismo sexual e tráfico internacional de mulheres no nordeste brasileiro e na Europa.

Credenciamento de imprensa
Os jornalistas interessados na cobertura da pré-estreia devem se credenciar com a Fabiana Ferrara, através do e-mail cargo.fabianamferrara@yahoo.com.br ou pelo telefone (31) 9717-1614.

Investir no lançamento do filme como parte da campanha do 18 de maio é a prova de que a abordagem do assunto está mudando. Segundo a representante do Comitê Nacional na região sudeste, Kelly Lyrio, o abuso e a violência sexual já são muito discutidos entre os atores sociais que trabalham cotidianamente no enfrentamento destes problemas. "Agora é preciso estender o debate para outros segmentos da sociedade", diz. Para a representante do Comitê, a informação da sociedade é de extrema importância para o aumento no número de denúncias.

A necessidade de aprofundar o debate em torno do turismo sexual é outro motivo que levou ao incentivo da exibição do documentário. De acordo com Kelly Lyrio, dentre as formas de exploração de crianças e adolescentes, o turismo sexual ainda não foi debatido o suficiente e por isso não há muitas ações voltadas para a sua erradicação.

Documentário
Conhecido por trabalhos ligados à questão social e à identidade negra, o cineasta Joel Zito se interessou pelo turismo sexual e tráfico internacional quando percebeu que as negras são as principais vítimas dessa prática - elas representam cerca de 70% do total de mulheres exploradas. Durante a produção do documentário, o cineasta confirmou outra expectativa: as adolescentes e mulheres de até 24 anos são as mais procuradas pelos estrangeiros.

Segundo Zito, a busca por mulheres jovens e negras está ligada ao imaginário social criado em torno da brasileira através de romances, novelas e de estratégias de fomento ao turismo. Mas se por um lado a indústria cultural ajuda a fortalecer esse pensamento, Joel defende que o cinema é capaz de colaborar com o enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes. "O cinema ajuda porque traz histórias que permitem à sociedade conhecer por dentro um mundo que não é comum a todos. Ele possibilita abrir janelas para entrar nesses mundos que nós vemos de longe sem conhecer o que há por trás da prática", avalia.

Duelo de mc´s
A música é outro elemento que aderiu à luta representada pelo 18 de maio este ano. O já tradicional Duelo de Mc´s, que acontece às sextas à noite, embaixo do viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte, traz a violência sexual contra crianças e adolescentes como tema desta semana. Dez mc´s foram convidados para o evento. Segundo o coordenador do espaço Diversidade Cultural, Roberto Raimundo, a intenção é aproveitar o engajamento do hip hop para dar vazão ao tema. "A música tem esse compromisso por ter uma aceitação diferenciada na sociedade. Ela é mais rápida, mais criativa e acaba atingindo mais pessoas. É a arte trabalhando para a transformação social", afirma.

O Duelo de MC's com o tema do abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes acontece nesta sexta-feira, 22, a partir das 20h, debaixo do Viaduto Santa Tereza, próximo à Serraria Souza Pinto, no Centro de Belo Horizonte.

Ingressos grátis
No período de 22 a 28 de maio serão distribuídos cerca de mil ingressos gratuitos para o documentário, que será exibido no Usina de Cinema, situado na Rua Aimorés, 2424, Lourdes, Belo Horizonte. As sessões acontecem às 21h30.
Os ingressos estão disponíveis nos seguintes pontos de distribuição:

Livraria Siciliano do Diamond Mall: Av. Olegário Maciel, 1.600, Lourdes
Livraria Leitura do Pátio Savassi: Av. do Contorno, 6.061, Savassi
Locadoras Dumont: Av. Afonso Pena, 3.437, Serra / Álvares Cabral, 1.379, Lourdes / Posto Fernanda: Rua da Passagem, Vila da Serra, Nova Lima.

SERVIÇO
O quê: Pré-estreia do documentário Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado, do cineasta Joel Zito Araújo
Quando: quarta-feira, 20, às 21h.
Onde: Usina de Cinema - Rua Aimorés, 2424, Lourdes, Belo Horizonte - MG.

SUGESTÕES DE FONTES
Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
Kelly Lyrio - representante da região Sudeste
(27) 3177-7020 / 7085

Joel Zito de Araújo - diretor do documentário
(21) 8718-1817

Diversidade Cultural
Roberto Raimundo
(31) 8891-6386

INFORMAÇÕES
Oficina de Imagens
Eliziane Lara / Gabriela Garcia
(31) 3482-0217 / 8481-4977

Equipe:
Eliziane Lara
Graziella Tavares
Larissa Veloso
Luana Borges
Luciano Dias
Mariângela Camargos
Paulo Henrique Marques
Tábata Barbosa

Rede ANDI:

Agência de Notícias dos Direitos da Infância - ANDI (DF)
Agência Uga-Uga de Comunicação (AM)

Agência Oficina de Imagens - Comunicação e Educação (MG)
Agência Auçuba - Comunicação e Educação (PE)

Agência Cipó - Comunicação Interativa (BA)

Agência Ciranda - Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência (PR)

Companhia Terramar (RN)

Girassolidário - Agência de Notícias em Defesa da Infância (MS)

Agência Catavento Comunicação e Educação Ambiental (CE)

Agência de Notícias da Infância Matraca (MA)
Missão Criança (SE)

0 Comments: