quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Toninho Horta em cartaz no Música no Belas

Toninho Horta em cartaz no "Música no Belas"

Quem ficar em Belo Horizonte durante o carnaval vai encontrar uma programação cultural diversificada no Música no Belas.


No dia 1º de fevereiro, sexta-feira, a partir das 22h "Toninho Horta" compositor, cantor e instrumentista, apresenta um repertório variado composto com os melhores trabalhos de sua carreira. Toninho leva na bagagem 20 cds lançados de sua autoria, contando alguns com relançamentos.

Músico profissional, já aos dezesseis anos, incentivado pelo irmão, Toninho começou a tocar na noite belo-horizontina. Nessa mesma época conheceu Milton Nascimento, Beto Guedes e Lô Borges, os quais mais tarde iniciaram parcerias musicais, culminando no movimento que marcou a história da MPB nos anos 70 – o Clube da Esquina.

No Rio de Janeiro, no final dos anos 60, Toninho projetou-se para o mercado nacional. Trabalhou em centenas de gravações, ao lado de muitos artistas consagrados, dentre tantos, Gal Costa, Nana Caymmi e Elis Regina. Já nos anos 90, radicado em Nova Iorque, esse músico consolidou sua arte no exterior. A partir daí, seguiu viajando ininterruptamente para o Japão, Coréia e vários países na Europa, onde tocou com grandes nomes internacionais. Com uma concepção sofisticada, "ele é um dos músicos mais inspirados do mundo no que diz respeito à melodia e harmonia", como sublinha o guitarrista americano Pat Metheny Paralelamente à sua carreira artístico-musical, Toninho empreendeu, em 2000, seu próprio selo – Minas Records. Um inusitado encontro com George Benson, em 2005, rendeu a Toninho Horta a direção musical de um cd com o instrumentista norte-americano, no Brasil. O músico mineiro além da responsabilidade da direção, produção e arranjos musicais, também participa tocando guitarra.

Fechando o feriado prolongado, no dia 08 de fevereiro, para quem ainda não conferiu ou já está com saudades, "Rodica Blues Band" retorna ao Música no Belas. Nina Simone, Janis Joplin passando por B.B.King, Norah Jones, Diana Krall e Led Zeppelin. Relembrar os grandes clássicos das divas da música internacional ao som do violão de Rogério Delayon, da gaita de Leandro Ferrari e da inconfundível voz de Rodica é o que promete este show. Nascida nos Estados Unidos, à cantora teve o primeiro contato com a música durante sua infância na cidade de Boston. Aos 16 anos viajou para a Rússia no programa entre artistas "Artistas pela Paz" onde deu shows e participou de várias manifestações culturais e artísticas.

Nos últimos anos, Rodica trabalhou no México, Honduras, Guatemala, Colômbia e Brasil, onde conheceu de perto a diversidade da música latino-americana. Radicada no Brasil há dez anos, Rodica desenvolve um trabalho de pesquisa da música popular norte-americana e estuda gêneros musicais como o jazz, blues e pop rock.

Local: Usiminas Belas Artes Cinema - R. Gonçalves Dias, 1581, Lourdes - BH / MG
Dia: Sexta-feira

Horário: A partir das 22 h.
Couvert: R$ 5,00 (cinco reais)

Reservas e informações: 3222-8960 com Yordan ou Rogério

Música no Belas tem o patrocínio de:

Banco Bonsucesso, Magnesita S/A e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

0 Comments: