quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Documentário aborda segurança alimentar e nutricional

Documentário aborda segurança alimentar e nutricional

Será lançado, neste sábado (26), simultaneamente em Brasília (DF), Maceió (AL) e Teresina (PI), o documentário "Peraí, é nosso direito!".

O vídeo aborda a luta de duas comunidades, Sururu de Capote (Maceió-AL) e Vila Santo Afonso (Teresina-PI), pela realização de seus direitos fundamentais. Entre 2004 e 2006 a Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (Abrandh) desenvolveu projetos-pilotos junto com as comunidades, tendo como foco central do trabalho a exigibilidade do direito humano à alimentação adequada, no contexto da segurança alimentar e nutricional.

Nas duas localidades foi verificado um altíssimo índice de insegurança alimentar e nutricional, sobretudo entre as crianças, bem acima da média nacional. A esta situação, somavam-se graves violações dos direitos humanos à moradia, à educação, à saúde, dentre outros.

Os pilotos foram apoiados pela Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação (FAO) e também contaram com a participação de inúmeras organizações da sociedade civil e de instituições do poder público local.

Agora, a luta das famílias de Sururu de Capote e da Vila Santo Afonso estará disponível no documentário "Peraí, é nosso direito", dirigido por Renato Barbieri. Autor de extensa e premiada filmografia, Barbieri tem no currículo a direção de "Atlântico negro: na rota dos orixás", "A invenção de Brasília", "Do outro lado da sua casa", "As vidas de Maria", "A idade do Brasil", "Terra de quilombo", entre outros. O documentário "Atlântico negro: na rota dos orixás", relato das relações culturais entre o Brasil e a África, participou do Festival de Cannes em 1999.

"Peraí, é nosso direito!", filmado no segundo semestre de 2007 em Brasília, Teresina e Maceió, tem 33 minutos de duração e também será legendado em inglês e espanhol. O vídeo é recheado de depoimentos dos protagonistas dos projetos-pilotos, expressando a emoção, a indignação e a força de pessoas que vivem marginalizadas e submetidas de forma sistemática e permanente à violação dos seus direitos constitucionais. Além disso, o vídeo também conta com a participação de militantes e especialistas em direitos humanos e segurança alimentar e nutricional, bem como de integrantes da Abrandh.

Ação Global - O lançamento do documentário será realizado no dia 26 de janeiro (sábado), simultaneamente em Brasília, Teresina e Maceió, como atividade integrante do Dia de Mobilização e Ação Global do Fórum Social Mundial ( www.forumsocialmundial.org.br ). Na capital federal, o lançamento ocorrerá no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF), no Conic. Em Teresina, o lançamento terá vez na sede do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PI), na Casa dos Conselhos. E na capital alagoana, o auditório da Delegacia Regional de Trabalho (DRT-AL) sediará a exibição de lançamento. Em todos os locais, após a exibição será realizado um debate sobre o vídeo e sobre o trabalho desenvolvido com as comunidades.

Serviço
Lançamento do documentário "Peraí, é nosso direito!" (direção de Renato Barbieri)
Realização: ABRANDH

Em Brasília
Data: 26 de janeiro
Hora: 10 horas
Local: Auditório da CUT-DF (Conic - SDS Ed. Venâncio V - 1º e 2º subsolos)
Contato: (61) 3225-9374
Apoio: Fórum de Direitos Humanos do Distrito Federal e Região e Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social

Em Teresina
Data: 26 de janeiro
Hora: 10 horas
Local: Casa dos Conselhos (Av. Pinel, S/N, bairro Por Enquanto, Zona Norte)
Parceria: CONSEA-PI

Em Maceió
Data: 26 de janeiro
Hora: 10 horas
Local: Auditório da DRT (Praça Montepio, Centro - ao lado da OAB)
Apoio: DRT-AL

Informações
ABRANDH
Rogério Tomaz Jr. (Assessor de Comunicação)
(61) 3340-7032
(61) 8112-5186

rogerio@abrandh.org.br

Elisabetta Recine (Coordenadora-Técnica da ABRANDH)
(61) 3340-7032
recine@unb.br

Valéria Burity (Coordenadora do projeto-piloto na Vila Santo Afonso)
(61) 3272-8705
(61) 8185-0542

valeria.burity@abrandh.org.br

Renato Barbieri (Diretor)
(61) 3202-1584
(61) 8122-1139

renato@videografia.com.br

Fonte: ABRANDH

Assessoria de Comunicação

www.presidencia.gov.br/consea

0 Comments: