terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Mulheres participam de eventos preparatórios à CNDRSS

Mulheres participam de eventos preparatórios à CNDRSS

As mulheres representam quase metade da população rural brasileira e, cada vez mais, assumem a responsabilidade pelo grupo familiar que integram. Apesar disso, as mulheres rurais têm acesso restrito às políticas públicas e baixa participação nas decisões sobre essas políticas e no exercício do controle social do Estado.

Para estimular e qualificar o debate sobre a ampliação da participação e do controle social das mulheres nas políticas públicas de desenvolvimento rural, várias atividades serão realizadas até abril em todo o país, tendo como ponto de referência a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS). Com o tema "O Brasil Rural com Gente: Sustentabilidade, Inclusão, Diversidade, Igualdade e Solidariedade", a CNDRSS está marcada para começar no dia 25 de junho deste ano.

As atividades preparatórias fazem parte da Campanha Brasil Rural com Igualdade para as Mulheres e são promovidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), por meio do GT de Gênero e do Comitê Permanente de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, além do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Apóiam essas iniciativas o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead/MDA), o Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre/MDA), e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, além de vários movimentos sociais ligados à gênero.

As etapas de preparação à Conferência estão estruturadas em três momentos que visam possibilitar o envolvimento da população nos seus diversos níveis, municipais, territoriais e estaduais. Até 30 de janeiro, são realizadas conferências municipais, intermunicipais, territoriais e eventos setoriais temáticos.

Nos dias 24 e 25 de janeiro foi realizado, em Brasília, o Seminário Setorial Nacional. O objetivo do evento foi, além de divulgar a CNDRSS, aprofundar o documento-base e incentivar a maior participação de delegadas nas conferências. O documento-base está dividido em dois temas: "O Brasil que temos" e "O Brasil que queremos ter". A programação teve mesas de debates, apresentação de grupos de trabalho e plenária.

Encontros Preparatórios das Delegadas às Conferências Estaduais estão previstos para o mês de fevereiro, e as conferências deverão acontecer entre março e abril.

Para participar dos eventos preparatórios e da Conferência Nacional, as interessadas devem procurar a comissão organizadora de seu município.

Informações
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
(61) 2191-9845 / 2191-9847
programa_igualdade@mda.gov.br

Fonte: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural

Assessoria de Comunicação
www.presidencia.gov.br/consea

0 Comments: