quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Redes Sociais

A Organização de Redes Sociais
*Dayse Valença

As Redes Sociais são espaços democráticos que entrelaçam pessoas ou entidades em torno de valores e objetivos comuns. Do ponto de vista organizacional, a principal característica da rede é a não existência de um centro de poder ou de uma hierarquia nas relações. Todos os nós da rede representam um centro de potência/poder/decisão. As informações circulam de forma dinâmica, transparente e são emitidas de vários pontos.
A essência e a beleza da organização em rede está na possibilidade de criar um ambiente que permite o desabrochar de teias de talentos criativos, ampliando, assim, as chances de atingir suas metas e seus objetivos. Dependo do tipo de rede, elas podem surgir para promover entre seus participantes Intercâmbios e trocas de experiências, articulações com o poder público e privado, capacitação gerencial, qualificação e aprimoramento profissional, compra de matéria-prima conjunta, divulgação e venda conjunta, e troca de produtos e serviços.
No Planejamento Estratégico do Campo, em 2004, foi estabelecido pelos participantes da instituição o estímulo e o apoio à criação de Redes de Desenvolvimento Local Comunitário nas comunidades onde a instituição atua. Duas questões de extrema importância contribuíram para essa decisão. A primeira diz respeito ao acúmulo da instituição nos últimos dez anos em estimular e assessorar a criação de Rede Sociais. A Segunda, por entendermos que só através da mobilização, da articulação e do estabelecimento de metas conjuntas entre os atores locais haverá a promoção do desenvolvimento da comunidade e o empoderamento crítico dos seus moradores.
Comunidades da Pedreira e Papucaia criam suas Redes
A partir de 2005, o Núcleo de Desenvolvimento Local inicia o debate em duas comunidades, Pedreira (em Costa Barros - Rio de Janeiro) e Papucaia.(em Cachoeiras de Macacu - RJ). Como fruto dessas discussões, foram criadas a Rede Comunitária da Pedreira e a Rede Municipal de Desenvolvimento Local de Cachoeiras de Macacu. Essa última vem reunindo 12 atores locais. Desde de 2005, também vem sendo lançadas as bases para a criação da Rede de Desenvolvimento Local em São Gonçalo. Para tanto, já foram realizados dois cursos de capacitação de multiplicadores sociais e várias oficinas e encontros de formação política.
Como forma de ilustrar esse trabalho, vou descrever o processo de organização da Rede Comunitária da Pedreira. Esta Rede reúne 15 entidades da comunidade. Nasceu com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento humano e a preservação ambiental da comunidade e tem como metas promover o resgate cultural e social da comunidade, atrair investimentos para o desenvolvimento socioeconômico, promover articulações com órgãos públicos e privados, promover a organização dos moradores através da organização do grupo, com vistas ao seu empoderamento como cidadãos conscientes e ativos.
A partir da sua criação, em 2005, a Rede Comunitária da Pedreira vem se reunindo uma vez por mês. A primeira atividade foi a Festa das Crianças, em outubro do ano passado, que reuniu em um dia de lazer cerca de 500 pessoas, a maioria crianças. Em dezembro, realizou uma caminhada na comunidade para apresentar a Rede. Durante o evento, foram distribuídos panfletos com a apresentação da Rede e de cada uma das instituições que a integra. Ainda em dezembro, promoveu um evento natalino, aberto a toda comunidade.
Em março deste ano, a Rede realizou um protesto pacífico em frente à sede da prefeitura do Rio, com o objetivo de pressionar o prefeito César Maia a cumprir a promessa, feita dois anos antes, de realizar o Favela Bairro na comunidade. Apesar de no início serem barrados pela guarda municipal e verem os portões da prefeitura fechados, os 60 moradores que estavam presentes só foram embora depois que uma comissão foi atendida por representantes do prefeito, que prometeu dar um parecer sobre o caso, um mês depois. Passado o período e sem resposta, a Rede decidiu fazer um outro evento em protesto ao descaso da prefeitura, dessa vez na própria comunidade. Intitulada Abraço à Pedreira, a manifestação reunindo cerca de 80 pessoas. Nesse dia, a Polícia Militar chegou atirando contra os participantes, que infelizmente tiveram de recuar diante da violência. Nesse momento, a reivindicação da comunidade está sendo analisada pelo Ministério Público.
A Rede já consegui implantar o projeto Alfabetização Solidária, que está acontecendo na sede de algumas entidades locais. Está em fase de negociação com o Metrô para implantar um projeto de educação ambiental e implantou uma rádio comunitária com caixas de som em toda comunidade.
Nesse momento também está escrevendo a história das lutas da comunidade até os dias de hoje. Esse material está sendo produzido com a participação dos moradores e tem como facilitadores integrantes da ong Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (Capina). O resultado desse trabalho será uma publicação sobre a história de luta da comunidade.
Para setembro, está prevista a realização de uma pesquisa para saber dos moradores quais as principais demandas da comunidade. Esse trabalho, que será realizado pelos jovens que estão fazendo o Curso do Programa Primeiro Emprego, do Governo Federal, realizado no Centro Comunitário de Formação Profissional da Pedreira. O resultado do trabalho irá balizar as próximas ações da Rede.

*Assessora do Núcleo de Desenvolvimento Social e Comunitário do Campo
Fonte: www.campo.org.br

0 Comments: