quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Jornada de Mobilização e Ação Global

Jornada de Mobilização e Ação Global

O Evento

O Rio Com Vida acontecerá no Aterro do Flamengo no dia 26 de janeiro de 2008 e terá 8 tendas e 5 palcos. As Tendas de Tendências incluirão Artes Cênicas, Artes Visuais, Hip Hop, Música e Poesia. Ao lado delas haverá os Palcos da Vida, onde subirão artistas e militantes de todas as tribos e recortes, para apresentar espetáculos e dizer mensagens de reivindicação e saudação. Haverá quatro outros espaços: a Tenda Antropofágica, a Tenda de Trocas, a Tenda das Idéias e a Tenda de Conexões.

A criatividade e a liberdade só terão algum significado quando recobrarmos o intercâmbio de idéias não de maneira defensiva, mas pró-ativa, superando a divisão de interesses das lutas sociais. Ativistas, grupos e movimentos podem conviver a partir de pontos de engajamento político que oferecem bons motivos para otimismo. Os valores da santidade da vida humana, os direitos humanos universais, a preservação das espécies e o cuidado com as gerações presentes e futuras de crianças, por exemplo.

A proposta é uma Jornada de Mobilização e Ação Global com a cultura - as artes, as músicas e as palavras. Os movimentos sociais participarão livremente expressos e representados nas manifestações culturais e no pensamento alternativo de todas as partes da sociedade.

O confronto de idéias, o clamor por justiça e paz, o protesto e o posicionamento crítico, e a afirmação da cidadania, se realizarão naturalmente numa grande e aberta celebração. No Rio Com Vida conversaremos, cantaremos e dançaremos os direitos humanos e a solidariedade, sem nos preocupar em aliciar, cooptar, convencer ou formar opinião. Todos estarão seduzidos a expor a sua consciência, através da experiência de luta, da alegria, da invenção, da fantasia e da comunhão.

O que é o Rio Com Vida?

O Comitê Rio do Fórum Social Mundial está unindo esforços para a realização do Rio Com Vida, um acontecimento político e cultural, em 26 de janeiro de 2008, na orla carioca. A iniciativa é a adesão da cidade ao Dia de Mobilização e Ação Global.

A proposta é um dia inteiro de atividades político-culturais: que movimentos sociais, organizações da sociedade civil e grupos culturais – teatro, dança, música, poesia, vídeo etc. – se inscrevam (neste site) para transmitir suas mensagens nos palcos e nas tendas que serão montados na ocasião.
A iniciativa também terá trocas solidárias, venda de produtos produzidos segundo o ideal da economia solidária, apresentação do trabalho desenvolvido por entidades da sociedade civil etc.
O objetivo do Rio Com Vida é possibilitar o encontro e a troca entre diferentes organizações, associações, redes, fóruns, intelectuais, artistas, cidadãos, cidadãs. É fortalecer os laços na cidade.
Para que isso seja possível, é preciso mobilizar o maior número possível de movimentos sociais, grupos, entidades, pessoas. Realização de eventos preparatórios, manifestações nas ruas, envio de e-mails, difusão de cartazes etc. são bem-vindos. Você é fundamental nesta construção: a sua participação neste processo faz toda a diferença

0 Comments: