sábado, 19 de janeiro de 2008

11ª Mostra de Cinema de TIRADENTES

INBRASCI - MINAS GERAIS e Jornal Aldrava Cultural divulgam 11ª Mostra de Cinema de TIRADENTES

A 11a Mostra de Cinema de Tiradentes ocorrerá de 18 a 26 de janeiro/2008, em três espaços na cidade – o Cine-Tenda, o Cine-Teatro e o Cine-Praça –, sempre com entrada franca.

Atenção editor/repórter:
Fonte de entrevista:
Raquel Hallak – coordenadora geral do evento
Cleber Eduardo – curador
Site oficial do evento: www.mostratiradentes.com.br
Fone: (31) 3282.2366

A 11a Mostra de Cinema de Tiradentes exibirá um total de 126 filmes, sendo 27 longas-metragens, 35 curtas e 64 vídeos, divididos em 48 sessões ao longo de seus nove dias de programação oferecida gratuitamente ao público.

Haverá ainda a promoção de 12 debates de longas – Encontro com a critica, o diretor e público, além de três mesas redondas e três debates que farão parte do Seminário do Cinema Brasileiro: Idéias e Perspectivas.
Segundo Raquel Hallak, idealizadora e coordenadora geral da Mostra de Cinema de Tiradentes, “o evento cresceu - a estrutura foi ampliada e o público registrado é recorde a cada edição. O que era para ser uma Mostra pequena e regionalizada, tornou-se um enriquecedor espaço de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro – um exemplo que já impulsionou a Universo a novas iniciativas no Estado – como a CINEOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto em que a terceira edição está agendada para junho/2008 com enfoque no cinema como patrimônio e, a mais recente, realizada na capital mineira, em outrubro/2007 - a Mostra CineBH com o propósito de dar visibilidade e discutir o mercado do cinema.

CINE-TEATRO SERÁ ESPAÇO PARA O DEBATE E REFLEXÃO EM TORNO DOS FILMES APRESENTADOS

Fiel à sua vocação de não apenas disponibilizar ao público mineiro o que de mais interessante o cinema brasileiro tem produzido nos últimos anos, mas também de incentivar e fomentar um olhar crítico para essa produção, a 11a Mostra de Tiradentes programou no espaço Cine-Teatro uma série de encontros e debates em torno dos filmes, conceitos e projetos apresentados ao longo de sua programação.

Foram programados 12 debates entre público, crítica, diretores e atores dos longas exibidos, além do 9o Seminário do Cinema Brasileiro: Idéias e Perspectivas, que contará com 3 mesas-redondas e 3 debates.

OFICINAS VISAM ESTIMULAR E APROXIMAR O FAZER CINEMATOGRÁFICO DO PÚBLICO INTERESSADO

Ainda como parte da programação deste ano, foram abertas 370 vagas para 13 oficinas oferecidas gratuitamente para o público da Mostra. As oficinas pretendem qualificar e aprimorar profissionais ligados ao segmento audiovisual e, também, despertar e estimular novos talentos e futuros profissionais que terão contato, pela primeira vez, com a sétima arte.
As oficinas, cujas inscrições já encontram-se encerradas, abordam diversas funções da atividade cinematográfica, como direção, roteiro, interpretação, produção, fotografia e figurino, além de reservar parte de sua programação ao público infanto-juvenil.

11ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES-MG
18 a 26 de janeiro de 2008

Patrocínios: Petrobras, Oi, Gasmig, BNDES, Redecard, através das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura
Idealização e realização: Universo Produção
Redação do texto: Leonardo Mecchi
Assessoria de Imprensa: Sinal de Fumaça – A comunicação original
Sérgio Stockler (31) 3264.4404 e 9143-1001, Ariane Lemos (31) 9751- 0445

MAIS INFORMAÇÕES: www.mostratiradentes.com.br

Atenciosamente,

Andreia Donadon Leal - Déia Leal
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais em MG
Coordenadora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_deia_leal_plan.htm

http://www.jornalaldrava.com.br/pag_poesia_andreia.htm

0 Comments: