terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Em Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Entre Rios - MG

Em Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Entre Rios - MG

Entre Rios é um município de 300 anos, tendo sua formação ligada às bandeiras e ao ciclo do ouro. Está no caminho da Estrada Real, e era o principal 'pouso' para quem viajava de Ouro Preto para São João del Rey. Possui exemplares arquitetônicos relevantes, dos sécs. XVII (uma ruína bandeirante), XVIII (uma capela de 1733), XIX (diversas casas e fazendas coloniais) e XX (um belíssimo hospital em estilo eclético e diversas casas).

Com a chegada de um grande distrito industrial na região, a cidade está sofrendo drasticamente os impactos da especulação imobiliária. Mesmo com a legislação e o esforço do IEPHA e da Secretaria Estadual de Cultura (que estão dando amparo técnico e logistico à prefeitura), as derrubadas irregulares estão acontecendo.

Ocorreu recentemente a derrubada de uma residência em estilo Art Déco, o único exemplar no município. O imóvel era inventariado, e o parecer técnico do IEPHA recomendou a sua preservação. No entanto, antes que o Conselho de Cultura emitisse seu parecer, iniciou-se a derrubada. A obra foi embargada antes que se terminasse a demolição, restando algumas paredes. O processo está na promotoria, e será julgada na próxima semana. A visibilidade na mída seria de grande valia neste momento.

Em julho do ano passado, a Secretária de Estado de Cultura, Eleonora Santa Rosa, esteve na cidade e ficou encantada com a riqueza arquitetônica. Mobilizou esforços para realizar o tombamento estadual do Hospital Cassiano Campolina.

Imagino que uma reportagem possa apontar a riqueza do patrimônio existente, e mostrar o risco que está correndo, denunciando os fatos consecutivos de destruição e descaracterização.
Me coloco a disposição para colaborar com a reportagem, indicar as pessoas a serem entrevistadas e fornecer os documentos relativos ao processo.

Atenciosamente,
Roberto Andrés
Arquiteto - Membro do Conselho de Cultura de Entre Rios de Minas
31 87221522, 25262798

0 Comments: