domingo, 21 de junho de 2009

Anício Chaves lança livro de poesia Por detrás da face

Anício Chaves - Membro efetivo da Academia de Letras do Brasil-Mariana-MG, lançará o livro de poeisa "Por detrás da face"

Editora: Aldrava Letras e Artes
Capa- ilustração: Deia Leal
Diagramação: Gabriel Bicalho
Projeto Gráfico: Aldrava Letras e Artes
Mariana - 2009.


Prefácio*

A noção de poesia se dá no fazer poético que supera a proposição teórica: enunciação em versos filiados a uma escola poética. A poesia é a própria proposição da enunciação tomada da função estética em gotejamento de uma visada individual dos universos discursivos socialmente produtivos. Este é um exercício de ver o mundo com olhos de observador atento, como propõe a poética de Anício Chaves em POR DETRÁS DA FACE:

quem vê cara, pode ler a alma.

"... Esses universos discursivos tocados nesta incursão/excursão de temas de variadas ordens, que entram pelas intimidades ou viajam pelas redondezas, são enciclopédias de conceitos novos para comportamentos calejados pelo tempo e pelas tradições. Assim, a revolta justificada do poeta com os despropósitos relativos à natureza:

Um ser, porém, inteligente e livre,
dotado de um potencial imenso,
em vez de preservá-la, só destrói.
E arremata o poeta:
Que privilegiado sou que posso ver e ouvir,
que posso analisar, posso sentir
tudo que Deus criou e a que tenho acesso.
E, analisando, vejo constrangido
correr lá, em baixo, o rio poluído
questionando a Educação e o Progresso.

"... Eis um poeta que se expõe na permitida confusão entre eu lírico e eu empírico. Poesia é expressão da coragem humana, é expressão da exposição de quem dá a cara a tapa. Bom que esse poeta Anício Chaves seja um exemplo de construção de virtudes, com seus versos de discursos contundentes, apaixonados, racionais, políticos e crentes em força superior derivada de Deus..."

* Professor Dr. José Benedito Donadon-Leal. Doutor em Semiótica pela USP, Pós-doutor em Análise do Discurso pela UGMG. Crítico literário e de artes visuais.

Encomendas do livro: diretamente com o autor:
e-mail: aniciochaves@hotmail.com
Preço do livro: R$ 15,00

Sobre o Autor:

Anício Chaves - patrono: Dom Silvério



Cadeira n° 06 da Academia de Letras do Brasil – Mariana, cujo patrono é DOM SILVÉRIO, será ocupada pelo poeta Anício Chaves. Nascido aos 4 de Junho de 1940 em Mariana, é filho de João Polycarpo Chaves e Maria Ephigênia Chaves.
Teve o primeiro Centro de formação no seio familiar onde transcorreu o Jardim da Infância.
Cursou o primário no Grupo Escolar D. Benevides e juntamente com o diploma recebeu como Prêmio de Aplicação um pequeno livro intitulado: O Pajem que se Tornou Rei dado pela professora D. Nívea.
Em seguida estudou no Externato Marianense dirigido por Cônego Braga onde teve o primeiro contacto com o Latim e Francês.
Em 1954 ingressou no Seminário Menor de Miguel Burnier (S. Julião) pertencente à Ordem Religiosa “Pequena Obra da Divina Providência” fundada por S. Luis Orione, onde fez o ginásio e além do Latim e do Francês, estudou também Grego e Italiano. Neste período, já tendo um bom conhecimento de literatura, de métrica e de música, iniciou-se na arte da composição poética e musical.
Em 1960 cursou o Clássico no Seminário São José do Rio de Janeiro, onde também fez parte da Orquestra Sinfônica daquela instituição. Neste período conheceu o crítico Literário e conferencista Aggripino Griecco. Posteriormente lecionou no Seminário D. Carlo Sterpi em Belo Horizonte e no Seminário Pio X em Siderópolis, Sta Catarina.
Em 1964 saiu pela primeira vez do país para cursar 2 (dois) anos de Filosofia nos Estados Unidos onde pode se aprimorar no conhecimento das línguas Inglesa, Italiana e Espanhola.
Voltou ao Brasil em 1967 e iniciou o curso de Teologia no Monteiro S. Bento, curso que não foi concluído por interrupção da carreira eclesiástica.
Em 1996 novamente fora do país para um curso que durou 18 dias e versou sobre Turismo, Cidadania e Urbanismo, curso realizado em Palma de Mallorca e ministrado pela Universidade de Turismo mais conceituada do Arquipélago das Ilhas Baleares, na Espanha.
Continuou, contudo, escrevendo e compondo, dando maior ênfase à família e à vida profissional, publicando poesias e pensamentos em agendas culturais e jornais locais de noticias e ou literários, além de compor musicas, principalmente para corporações musicais. Teve a honra de presenciar uma de suas musicas perfeitamente executadas pela Banda União XV de Novembro, durante as comemorações do dia dos Pais, em 2005. Compôs também um hino para as crianças da APAE.
Atualmente, é vice-presidente do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Mariana, instituição atuante na defesa do patrimônio local.
Com a publicação do livro “Por detrás da Face”, os leitores poderão reconhecer muito do trabalho construtivo prestado à comunidade através de poesias reivindicativas, promocionais e até ufanistas em favor de um povo e de uma cidade histórica detentora de rico acervo patrimonial, artístico e cultural.

0 Comments: