sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ações do Instituto Arcor em Educação

Ações do Instituto Arcor em Educação envolveram 428 mil jovens em 2010

Os programas e projetos próprios e em parceria do Instituto Arcor Brasil, direcionados para a melhoria das oportunidades educacionais, envolveram 428 mil crianças e adolescentes em 2010. O investimento próprio do Instituto nas diversas ações foi de R$ 1,1 milhão e 1.460 organizações estiveram envolvidas, sendo em sua imensa maioria escolas públicas em 16 estados.

Entre as iniciativas próprias destaca-se o Programa Minha Escola Cresce, que chegou à sua Sétima Edição em 2010, com o apoio a projetos de 20 escolas públicas de municípios do interior de São Paulo, além de Contagem (MG) e Ipojuca (PE). Com estes já foram 144 projetos apoiados no cenário do Programa Minha Escola Cresce. Em 2011 serão apoiados outros 23 projetos de valorização da escola pública como território especial para a produção e difusão de conhecimentos. Os projetos respaldados sempre incentivam o protagonismo juvenil e a participação da comunidade na vida escolar.

Outra ação própria em 2010 foi o Projeto Vida, Luz e Som, que propicia exames visuais e auditivos gratuitos para alunos de escolas públicas. Neste ano o Projeto chegou a Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde foram executadas 583 triagens auditivas e visuais, entre alunos da Escola Municipal “Dona Cordelina da Silveira Mattos”. As triagens resultaram em 74 encaminhamentos para consultas com otorrinolaringologista, 114 com oftalmologista, 27 exames especiais complementares e 8 doações de óculos.

Entre as iniciativas em parceria, foi realizada em 2010 a Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, do Fundo Juntos pela Educação, constituído por Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae. Com essa edição foi concluído o primeiro ciclo do Programa, que representou o apoio à formação de redes de educação em tempo integral em Campinas (SP) e nos municípios paraibanos de João Pessoa, Santa Rita e Lucena. Agora, com o nome de Programa pela Educação Integral, ele terá um novo ciclo, entre 2011 e 2013, com apoio a projetos igualmente em rede em regiões metropolitanas do Nordeste, com exceção de João Pessoa.

Em 2010 o Programa Amigos do Mar, fruto de parceria entre o Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar-ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), chegou à Sétima Edição. O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar envolveu 405 mil alunos, de 1357 escolas públicas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A partir de 2010 o Prêmio passou a discutir o tema do aquecimento global.

O Instituto Arcor deu apoio a várias ações em 2010, relacionadas ao Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil. Além da confecção de vários materiais de divulgação e capacitações de multiplicadores, foi promovido o I Encontro Regional na Região Metropolitana de Campinas. O Programa Na Mão Certa visa propagar esforços para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Outra ação em parceria foi a participação do Instituto Arcor Brasil em dois programas co-financiados pela Inter American Foundation e Fundo BR da RedEAmérica, integrada por institutos e fundações empresariais. O Instituto Arcor apoio diretamente, em parceria com o Instituto Holcim, três projetos de geração de renda e educação, em Cantagalo (RJ), Pedro Leopoldo (MG) e Sorocaba (SP). A RedEAmérica visa o suporte a projetos de desenvolvimento de base em vários países do continente.

No início de 2011 o Instituto Arcor Brasil promoverá encontros direcionados para o planejamento estratégico da instituição. Como subsídio, em 2010 foi implementada uma avaliação estratégica programática do Instituto por consultoria especializada. Novos esforços para consolidar e qualificar a missão do Instituto, que é contribuir para a melhoria das oportunidades educacionais nas comunidades onde a Arcor do Brasil atua.

Mais informações:
Instituto Arcor Brasil –
www.institutoarcor.org.br

José Pedro Soares Martins – Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867 –
josepmartins@uol.com.br

0 Comments: