sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fundação Municipal de Cultura

8/12/2010 - Fundação Municipal de Cultura reafirma função de incentivo à leitura
Serão distribuídos à bibliotecas municipais e comunitárias cerca de 13 mil exemplares novos adquiridos por meio do projeto Belo Horizonte, cidade leitora.

Promover o incentivo à leitura e a qualificação das bibliotecas municipais e comunitárias. Essa é a intenção da Prefeitura de Belo Horizonte e da Fundação Municipal de Cultura (FMC) com o projeto “Belo Horizonte, cidade leitora”. Foram investidos 240 mil reais, na compra de 13 mil exemplares de livros, a maior parte composta de obras da literatura brasileira, que serão distribuídos para bibliotecas públicas municipais e comunitárias, além de computadores e mobiliários novos.

A aquisição e entrega dos livros faz parte do projeto sustentador da Cultura no programa BH Metas e Resultados da Prefeitura de Belo Horizonte. A entrega simbólica dos livros acontece no auditório JK da sede da PBH (Av. Afonso Pena, 1212), na próxima segunda-feira, dia 13, às 10h, com a presença do Prefeito Marcio Lacerda.

A aquisição dos livros, realizada pela Diretoria de Leitura e Informação da FMC, foi uma das maiores já feitas para qualificação das bibliotecas da rede pública. Foram adquiridas obras dos catálogos das maiores editoras brasileiras, como a Cia. das Letras, Cosac & Naif e Jorge Zahar, além de editoras menores como a mineira Crisálida. A escolha dos livros foi realizada por uma Comissão de Seleção de Acervo Bibliográfico, presidida por Sérgio Fantini, técnico da DILINF, e composta por especialistas em literatura, bibliotecários da DILINF e representantes dos Centros Culturais.

Segundo a diretora da DILINF, Silvana Cóser, a Comissão buscou contemplar o perfil do público que atualmente frequenta as bibliotecas: “nossas escolhas privilegiaram a ficção literária de todos os gêneros, como prosa (romances, contos, novelas, crônicas) e poesia, voltadas para crianças e jovens, que constituem a maioria do público atendido tanto nas nossas bibliotecas como nas comunitárias”, afirma.

Bibliotecas Contempladas

A seleção das bibliotecas que receberão os livros foi feita com base na necessidade social, aliada ao trabalho desenvolvido e à localização na cidade. Para a distribuição dos livros às bibliotecas dos Centros Culturais, a Diretoria de Leitura e Informação considerou a amplitude de cobertura das regionais. A estratégia de distribuição dos novos acervos foi articulada com a Diretoria Especial de Equipamentos Culturais da FMC, que coordena a rede de Centros Culturais. Cada biblioteca municipal escolhida receberá cerca de mil livros, além de computadores e mobiliário. Já as bibliotecas comunitárias receberão 400 exemplares, majoritariamente de literatura para crianças e jovens.
Para Diego Carlos da Silva, Bibliotecário do Centro Cultural Vila Santa Rita, a chegada dos livros adquiridos pela DILINF é uma iniciativa muito importante para dar condições de escolha ao usuário e as suas demandas. “Temos um fluxo de usuários enorme que contempla crianças, adolescentes e adultos e a chegada desse material irá enriquecer o acervo e fortalecerá os programas e oficinas de mediação de leitura que a biblioteca promove”, conclui.

As bibliotecas comunitárias foram escolhidas considerando sugestões da SABIC - Associação de Amigos das Bibliotecas Comunitárias de Belo Horizonte e da Associação Cultural Teia de Textos, que indicaram bibliotecas ativas, que prestam um bom serviço à comunidade, juntamente com outras que necessitam ter seu trabalho estimulado. Além disso, foi considerada a localização das bibliotecas, visando cobrir a maior amplitude possível, com prioridade para as bibliotecas de maior vulnerabilidade. Cada biblioteca comunitária receberá cerca de 400 livros.

Segundo Silvana Cóser, o atendimento à rede comunitária de bibliotecas é fundamental para que se alcance a democratização do acesso ao livro e à leitura em Belo Horizonte. “A rede municipal é insuficiente para atender às necessidades da população de uma cidade do porte de Belo Horizonte. Por isso, buscamos articular forças para ampliar o acesso da população ao livro, à leitura e, mais diretamente, à literatura”, completa.

Outro local que também receberá livros é o Ponto de Leitura do Parque Municipal Américo Renné Gianneti. Segundo pesquisa da DILINF, o espaço, que funciona aos domingos pela manhã, recebe um público considerável e variado, em sua maioria de adultos mais velhos, com preferência pela leitura de jornais, revistas e narrativas breves como contos, crônicas e poesia. Serão repassados ao espaço cerca de 500 obras. “Estamos renovando o mobiliário e também adequando o acervo a esse público, acrescentando livros novos. Será discutida ainda a introdução do sistema de empréstimos nesse local e de outras possibilidades para otimizar a ação”, afirma Silvana Cóser.

Fonte:
http://www.bheventos.com.br/noticias/2280/Fundacao-Municipal-de-Cultura-reafirma-funcao-de-incentivo--leitura.html

0 Comments: